Trabalho e geração de renda como produção de cidadania na saúde mental: A experiência do Núcleo de Oficinas e Trabalho de Campinas

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Rodrigues Galves
Carolina Con Andrades Luiz
José Eduardo Peres Ramos Júnior
Kátia Liane Rodrigues Pinho

Resumo

Esse relato de experiência tem como objetivo apontar caminhos trilhados ao longo desses 25 anos de existência das oficinas de trabalho e geração de renda do Núcleo de Oficinas e Trabalho (NOT) no sentido da produção de cidadania dos usuários na saúde mental da rede de Campinas, SP. Tentaremos aprofundar algumas reflexões acerca de princípios e diretrizes que permeiam tanto a reforma psiquiátrica quanto a economia solidária no que diz respeito à construção de espaços mais democráticos de discussão que possibilitam a construção no cotidiano de trabalho, da contratualidade social, autonomia, e cidadania dos usuários. Discutiremos sobre o cotidiano nas oficinas e os dispositivos criados como alternativas de gestão democrática que aproximam da autogestão. São eles: as assembleias, rodas de conversa e a criação de um espaço intermediário que chamamos de “rodão”, propiciando a produção de cidadania dos envolvidos no processo. Deixaremos claro, ao longo do texto, os desafios e dificuldades enfrentados para trilhar esses caminhos, mas que são possíveis e importantes no que diz respeito ao protagonismo dos usuários.

Detalhes do artigo

Como Citar
GALVES, Fernanda Rodrigues; LUIZ, Carolina Con Andrades; RAMOS JÚNIOR, José Eduardo Peres; PINHO, Kátia Liane Rodrigues. Trabalho e geração de renda como produção de cidadania na saúde mental: A experiência do Núcleo de Oficinas e Trabalho de Campinas. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 206–213, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69277. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69277. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Trabalho com Cultura e Arte: Implicações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Galves, Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Mestre em Ciências pela UNICAMP. Coordenadora da Oficina de Ladrilho Hidráulico do Núcleo de Oficinas e Trabalho.

Carolina Con Andrades Luiz, Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Mestranda em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Coordenadora da Oficina de Vitral Artesanal do Núcleo de Oficinas e Trabalho.

José Eduardo Peres Ramos Júnior, Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Especialista em Saúde Mental e Coletiva pela UNICAMP. Coordenador das Oficinas de Velas e Serralheria do Núcleo de Oficinas e Trabalho.

Kátia Liane Rodrigues Pinho, Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. Coordenadora da Oficina de Papel Artesanal do Núcleo de Oficinas e Trabalho.