Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC) tem por missão interagir com diferentes públicos e instituições no que diz respeito aos conhecimentos contábeis, tanto em nível nacional como internacional, divulgar e fomentar o desenvolvimento de metodologias e procedimentos nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão em atividades contábeis, e contribuir para a formação humana e profissional nos limites das discussões e possibilidades das Ciências Econômicas e Sociais Aplicadas. Está direcionada para pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de temas contábeis.

A publicação na Revista Contemporânea de Contabilidade, passa por um processo de análise e aprovação por parte de sua Comissão Editorial (Editor, Conselho Editorial e Avaliadores Ad hoc). A RCC publica textos inéditos, que abordem a Contabilidade em geral, na modalidade de artigo, de responsabilidade dos seus autores e não necessariamente expressam o ponto de vista da Comissão Editorial.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de Avaliação por Pares O objetivo do processo de avaliação é ajudar nossos colaboradores a melhorar seus trabalhos, fornecendo avaliações construtivistas, preparadas por especialistas experientes. Os originais de artigos e resenhas submetidos à RCC são encaminhados para a apreciação de, pelo menos dois, pareceristas integrantes do Conselho Editorial, Comissão Editorial ou consultores “ad hoc”. Neste processo, os originais são lidos inicialmente pelo Editor que, se considerar estarem de acordo com a linha editorial geral, os encaminhará para os pareceristas. Todos os trabalhos são avaliados com base nos critérios previamente estabelecidos pelo Comitê de Política Editorial, utilizando-se de um instrumento elaborado para esta finalidade, conforme apresentado a seguir:

1 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1 - O tema é atual, relevante e oportuno apresentando interesse para a comunidade acadêmica e o público leitor da RCC? 2 – O objetivo do trabalho está claro e bem definido? 3 – A abordagem é criativa e inovadora? 4 – A estrutura do texto é clara e adequada a um trabalho científico? 5 – A linguagem é clara e concisa. A leitura é fluída e agradável? 6 – A base teórico-conceitual é consistente e reflete o estado-da-arte do conhecimento na área ? 7 – O desenvolvimento teórico é adequado e bem estruturado 8 – A metodologia de pesquisa é clara? 9 – Os resultados obtidos são consistentes com os objetivos do trabalho? 10 – A conclusão é coerente, clara e objetiva? 11 – O trabalho representa contribuição científica para o conhecimento em contabilidade e/ou para a prática contábil?

2 – PONTOS FORTES E FRACOS Pontos Fortes do Artigo: Pontos Fracos do Artigo:

3 – SUGESTÕES Sugestões para melhoria quanto ao conteúdo: Sugestões para melhoria quanto à forma:

4 – COMENTÁRIOS ADICIONAIS Comentários adicionais para o autor:

5 – RECOMENDAÇÃO FINAL: ( ) O trabalho deve ser aprovado para publicação sem restrições ( ) O trabalho deverá ser reavaliado após a revisão pelo autor ( ) O trabalho deve ser rejeitado para publicação.

A seguir, o trabalho é enviado aos autores para que procedam às modificações necessárias, quando solicitadas. Após a aprovação o artigo é encaminhado para Revisão Gramatical e de Normalização. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a revisora de redação se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Comissão.

 

Periodicidade

Revista Contemporânea de Contabilidade é uma publicação trimestral.

 

 

Política de Acesso Livre

A Revista Contemporânea de Contabilidade oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior socialização e democratização do conhecimento.

 

Arquivamento

Revista Contemporânea de Contabilidade se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

 

Referência Qualis - CAPES

WebQualis - CAPES - Triênio 2013-2016 

Estrato - Área de Avaliação A2

 

Preparação/Revisão de Metadados

Editores da RCC

Portal de Periódicos UFSC

 

Política de detecção de plágio

Antes de serem enviados para a avaliação da comissão editorial e pareceristas, os artigos submetidos à Revista Contemporânea de Contabilidade serão verificados por software para identificação de plágio, sendo utilizado o software CopySpider para detecção de plágio em arquivos de texto. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores que eles sejam devidamente citados. Praticar plágio em todas as suas formas é inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente indicações apontadas pelos softwares utilizados. Caso o plagio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor 

 

Ética em pesquisa e publicação

Aos pesquisadores, autores, editores e pareceristas, além dos preceitos éticos, aplicam-se normas de conduta que derivam da finalidade específica de sua profissão: a construção e a apropriação coletivas da ciência. Essas normas definem a integridade ética das atividades científicas e podem ser deduzidas de um princípio fundamental: todo cientista deve exercer sua profissão da maneira mais apropriada para que daí resulte o avanço e socialização da ciência de forma publica.

A Revista Contemporânea de Contabilidade está convencida de que a conjugação dos esforços de pesquisadores, instituições de pesquisa, autores, editores e pareceristas terão êxito em manter a divulgação e da pesquisa científica em conformidade com os padrões da integridade ética.

Revista Contemporânea de Contabilidade preocupa-se com a Integridade em Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações, por isso recomenda aos autores, pareceristas e editores, o estudo dos seguintes documentos de diretrizes básicas para a integridade da atividade científica e publicações:

a)      a Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, 2010, http://www.singaporestatement.org/translations.html;

b)      o Código de Boas Práticas da Publicação Científica ANPAD: http://www.anpad.org.br/diversos/boas_praticas.pd

c)      as Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011 http://cnpq.br/diretrizes;

d)      o documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações - COPE (http://publicationethics.org/);

A estas diretrizes se submetem Autores, Editor Científico, Comissão Editorial, Editor Técnico, Conselho Cientifico e Pareceristas.