A Rentabilidade da TAM no Contexto de Elevação do Preço do Barril de Petróleo

Autores

  • Antonio Nunes Pereira UFES - Vitória - ES
  • Roniere Batista Ferreira UFES
  • Machado Lúcia Vandresa ENCE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n10p129

Resumo

Recentemente o barril de petróleo superou a barreira dos US$ 100,00 e seus impactos podem ser observados nos resultados do setor aéreo mundial através da mídia. O presente estudo objetiva avaliar até que ponto o aumento internacional do preço do barril de petróleo impactou a rentabilidade da Transportes Aéreos Marília S.A (TAM S.A), empresa brasileira líder do setor aéreo no Brasil. A pesquisa explora o contexto da aviação civil na abordagem metodológica do estudo de caso nos moldes de Yin (2005) com Métodos DuPont e regressão linear simples, no período de 2001 a 2006. Foram utilizados com ênfase os documentos virtuais da empresa, no portal da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O estudo procura falsear a ausência de relação do aumento do preço do barril de petróleo e a rentabilidade. Aparentemente há evidências que sinalizam a influência do barril de petróleo no ROA, ROE, Custo de Bens e Serviços Prestados, Receita Operacional e Lucro Líquido da TAM, principalmente em bases trimestrais com significância de 5% (valor p < 0,05). Recomenda-se a ampliação do estudo para empresas de menor porte em âmbito nacional, bem como análises comparativas com operadores internacionais.

Biografia do Autor

Antonio Nunes Pereira, UFES - Vitória - ES

Bacharel em Ciências Contábeis pela FACED-Divinópolis-MG (1999). Especializado em Auditoria e Contabilidade pela UFF-Niterói-RJ (2004) e Gestão Contábil USP-FIPECAFI-SP(2005). Auditor Interno, Professor Substituto da UFES-Vitória-ES nas cadeiras: Administração de Custos e Administração Financeira. Participou de iniciação à docência (estágio monitoria) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Gestão do Conhecimento. Possui interesse e curiosidade em: Gestão Financeira, Auditoria, Custos, Controle Interno, Coordenação de Cadeias Agroenergéticas e Governança Corporativa.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Roniere Batista Ferreira, UFES

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Técnico de Contabilidade e Contratação na Petrobras.

Machado Lúcia Vandresa, ENCE

Mestre em Métodos em Pesquisa Social e Populacional. Administradora da Petrobras.

Downloads

Publicado

2009-11-10

Como Citar

Pereira, A. N., Ferreira, R. B., & Vandresa, M. L. (2009). A Rentabilidade da TAM no Contexto de Elevação do Preço do Barril de Petróleo. Revista Contemporânea De Contabilidade, 5(10), 129–146. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n10p129

Edição

Seção

Artigos