Transparência: reposicionando o debate
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n25p137Resumo
A crise da democracia representativa nas últimas décadas desencadeou um conjunto de
reformas cuja finalidade era fortalecer a democracia. Independente do modelo de reforma, um tema central em todas elas era a necessidade de aumentar a accountability democrática. A ampliação da accountability traz consigo a necessidade de compreender outro tema que, além de atrair muita atenção nos últimos anos, tem sido usado, pela mídia e pela academia científica sem os devidos cuidados conceituais: a transparência. Nesse sentido, este trabalho realiza uma revisão da literatura internacional sobre os conceitos e as classificações da transparência com o objetivo de proporcionar aos pesquisadores nacionais a ampliação de conhecimento sobre esse campo de investigação e, por consequência, maior precisão conceitual e classificatória aos estudos sobre o tema. Além do conceito de cada perspectiva, sugere-se uma recomendação mínima do que analisar em cada uma delas. A sistematização dos conceitos e classificações permite aos pesquisadores compreender e avançar nas pesquisas, possibilitando ampliar a reflexão sobre transparência no contexto brasileiro, ainda que em perspectiva comparada.
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