Diferenças entre gênero, etnia e perfil socioeconômico no exame nacional de desempenho do estudante do curso de ciências contábeis

Autores

  • Daniele Silva Rodrigues Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Nálbia de Araújo Santos Professora do Departamento de Administração e Contabilidade e do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Monique da Silva Santana Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Ana Paula Moreira Lemes Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n33p101

Resumo

Este estudo faz uma análise do desempenho acadêmico alcançado pelos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), nas edições de 2006, 2009 e 2012, com o objetivo de verificar se existem diferenças significativas de desempenho acadêmico entre os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das IES. O teste não paramétrico de Kruskal-Wallis foi utilizado para verificar se existem diferenças significativas das médias da nota geral, das notas dos componentes de formação geral e de conhecimento específico entre os estratos sociais. Os resultados apontam que, de modo geral, existem diferenças significativas em todas as médias obtidas pelos discentes concluintes nas edições do Enade de 2006, 2009 e 2012 no que se referem ao sexo declarado, ao nível socioeconômico e nas variáveis que designam as características da IES (tipo de organização, categoria administrativa da instituição e modalidade do curso).

Biografia do Autor

Daniele Silva Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Nálbia de Araújo Santos, Professora do Departamento de Administração e Contabilidade e do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Controladoria e Contabilidade na Universidade de São Paulo (USP)

Monique da Silva Santana, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Ana Paula Moreira Lemes, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Viçosa (UFV)

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Publicado

2017-12-09

Como Citar

Rodrigues, D. S., Santos, N. de A., Santana, M. da S., & Lemes, A. P. M. (2017). Diferenças entre gênero, etnia e perfil socioeconômico no exame nacional de desempenho do estudante do curso de ciências contábeis. Revista Contemporânea De Contabilidade, 14(33), 101–117. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n33p101

Edição

Seção

Artigos