O papel da contabilidade no provimento de informações para a avaliação do desempenho empresarial

Autores

  • Valdirene Gasparetto UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A Contabilidade é um importante provedor de informações para a avaliação do desempenho empresarial. Para aprimorar a forma como o desempenho das empresas é avaliado, diversos modelos foram desenvolvidos nos últimos anos e, apesar das críticas feitas aos indicadores da Contabilidade, que tradicionalmente as empresas utilizam para avaliar o seu desempenho, eles têm revelado incontestável importância nessa tarefa. Ao invés de serem substituídos, como apregoam muitos autores, devem ser complementados com indicadores de outras áreas, e cabe à Contabilidade ter ações pró-ativas de identificação das mudanças que ocorrem no ambiente empresarial, de modo que os eventos contábeis sejam registrados de forma adequada, que sejam adotadas medidas para que haja flexibilidade na base de dados contábil, e que suas informações possam atender às novas finalidades.

Biografia do Autor

Valdirene Gasparetto, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção. Atualmente é professora do curso de Ciências Contábeis da UFSC.

Mais informações:

Mais informações:

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Gasparetto, V. (2004). O papel da contabilidade no provimento de informações para a avaliação do desempenho empresarial. Revista Contemporânea De Contabilidade, 1(2), 109–122. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos