Governança corporativa

Autores

  • Gizele Martins Ramos UNA - Belo Horizonte - MG
  • Antônio Lopo Martinez UFBA - Salvador - BA

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Esse artigo tem como objetivo investigar se as “boas” práticas de Governança Corporativa minimizam o gerenciamento de resultados contábeis. Após uma revisão da literatura dos principais conceitos de Governança Corporativa e sua relação com o Gerenciamento de Resultados Contábeis, promove-se uma pesquisa empírica com companhias abertas brasileiras no período de 2003 e 2004. Como proxy empírica de gerenciamento de resultados contábeis, os accruals discricionárias são estimados utilizando-se o modelo de Jones (1991). Os resultados indicam que as empresas do novo mercado, níveis 1 e 2, apresentam uma menor variabilidade dos accruals discricionários quando comparada àquela das empresas que não aderiram ao programa.

Biografia do Autor

Gizele Martins Ramos, UNA - Belo Horizonte - MG

Graduação em Ciências Contábeis pela FCG-UNA, Pós-graduação em Controladoria pela PUC, mestrado em Ciências Contábeis com enfoque em Gestão Empresarial pela Fundação Visconde de Cairu. Atualmente, é consultora da INTEGRIS responsável pela análise de potenciais de planejamento tributário, financeiro e societário da carteira de clientes e reestruturações societárias.

Antônio Lopo Martinez, UFBA - Salvador - BA

Possui graduação em Direito pela UCSAL, graduação em Ciências Contábeis pela UFBA, graduação em Administração de Empresas pela UCSAL, mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Administração - University of California - Berkeley, mestrado em Direito pela PUC/SP, doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (2002) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004). Atualmente é professor adjunto da UFBA.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-03-31

Como Citar

Ramos, G. M., & Martinez, A. L. (2008). Governança corporativa. Revista Contemporânea De Contabilidade, 3(6), 143–164. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos