Indicadores de desempenho diferenciam empresas do mesmo segmento?

Autores

  • Luiz Henrique Figueira Marquezan Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) http://orcid.org/0000-0003-2935-3099
  • Marivane Vestena Rossato Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Bernardo Cohen Ely Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Tiago Ribas Fogaça Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n38p129

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a capacidade dos indicadores de rentabilidade e lucratividade em produzir subsídios para analistas e investidores, por meio da diferenciação das empresas de um mesmo segmento de atuação. Tal abordagem segue a linha contingencial. Para isso, foram analisadas 17 empresas do segmento de edificações da B3, em 22 trimestres. Os dados, secundários, foram coletados do website da B3, adotando-se os indicadores: ROA, Margem Bruta, Margem EBITDA e Margem Líquida. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e Teste de Kruskal Wallis, com o procedimento de comparações múltiplas. Os resultados possibilitaram avaliar cada indicador e empresa, identificando os que mais as diferenciam. Concluiu-se que os quatro indicadores apresentam diferenças estatisticamente significativas entre as empresas, porém em índices menores a 40% das comparações possíveis. Assim, o uso de técnicas estatísticas contribui para a identificação sobre variações significativas de desempenho entre as companhias, bem como demonstra as semelhanças em um mesmo setor econômico e pode contribuir no julgamento de analistas e investidores. O estudo discute tais impactos e a relevância desse tipo de análise por eles.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Figueira Marquezan, Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Marivane Vestena Rossato, Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Economia Aplicada na Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Bernardo Cohen Ely, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Tiago Ribas Fogaça, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

Marquezan, L. H. F., Rossato, M. V., Ely, B. C., & Fogaça, T. R. (2019). Indicadores de desempenho diferenciam empresas do mesmo segmento?. Revista Contemporânea De Contabilidade, 16(38), 129–149. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n38p129

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Artigos