Uma breve reflexão sobre a importância da ética na profissão contábil

Autores

  • Keiko Shinzaki UEM - Maringá - PR
  • Denise Virgínia Corrêa
  • Clemilda Rodrigues Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Verifica-se atualmente na sociedade uma crescente preocupação com a falta de valores éticos, sendo esta em grande parte resultado da economia capitalista vigente voltada especificamente para a maximização do lucro. Neste contexto, a ética vista como uma forma de preservar os valores humanos tornou-se necessária, inclusive através da elaboração de códigos de ética atualizados, com deveres, obrigações e punições bem definidos, a fim de inibir as pessoas a tomarem atitudes contrárias à conduta organizada. Dessa forma, este estudo teve como objetivo verificar as diversas conceituações de ética, de moral, e as relações entre elas e de como o estudo da ética, principalmente a ética profissional, pode influenciar a sociedade.

Biografia do Autor

Keiko Shinzaki, UEM - Maringá - PR

Possui graduação em Ciências Contábeis pela UEM (1985), graduação em Matemática Pura pela UEM (1975) e mestrado em Administração - UEM/UEL pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Atualmente é professora assistente - nível C do Departamento de Ciências Contábeis da UEM.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Denise Virgínia Corrêa

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Clemilda Rodrigues Ferreira

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Shinzaki, K., Corrêa, D. V., & Ferreira, C. R. (2005). Uma breve reflexão sobre a importância da ética na profissão contábil. Revista Contemporânea De Contabilidade, 2(3), 57–72. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos