Número temático: Estudos críticos do discurso, Interseccionalidades e mudanças sociais.

2021-08-23

A Revista Ilha do Desterro: Revista de Língua Inglesa, Literaturas em Inglês e Estudos Culturais está com chamada aberta para o número temático "Estudos críticos do discurso, Interseccionalidades e mudanças sociais", até o dia 31/01/2022. 

 

Os estudos críticos do discurso vêm apontando, desde os anos 1980, o papel central da linguagem para os fenômenos sociais, seja por sua relação com aspectos estruturantes das visões de mundo e das relações sociais, como também com processos de mudança na ordem social. Na contemporaneidade, temos vivenciado fenômenos sociais que impactam diretamente nossas formas de ser e agir em sociedade, a exemplo dos efeitos provocados pela pandemia de COVID-19, que ocorrem num cenário de precarização das relações e condições de trabalho, ascensão de discursos extremistas e antidemocráticos evocados por líderes políticos, e aprofundamento das opressões de gênero, de raça e de classe no marco do que se pode considerar uma reestruturação do capitalismo. O cenário atual coloca em risco os grupos já marginalizados e em situação de maior vulnerabilidade social, que têm visto seus direitos duramente conquistados agora ameaçados por forças políticas ultra-neoliberais para as quais o mercado está acima de direitos básicos, como é o caso do próprio direito à vida. 

Tendo isto em mente, convidamos pesquisadores/as do campo dos estudos críticos do discurso a contribuírem com pesquisas que discutam o papel da linguagem como constituinte de práticas sociais que normalizam e/ou reforçam formas de opressão emergentes, ou já existentes, em contextos contemporâneos diversos, especialmente no que tange a grupos sociais minorizados por questões raciais, de gênero e de classe, e as formas através das quais os membros desses grupos têm sido alvo de discursos e práticas que os posicionam em relações assimétricas de poder nas quais sejam marginalizados e/ou oprimidos. Serão aceitos trabalhos que discutam discursos contemporâneos e suas relações com: poder, gênero, raça, democracia, política, discriminação, violência, saúde, identidade, educação, entre outros temas relevantes para a agenda dos estudos críticos do discurso.

Por fim, destacamos que os artigos selecionados devem estar escritos em língua inglesa e abordar questões relativas: à língua inglesa e/ou seus contextos; aos estudos culturais/teóricos que de algum modo fazem referência à língua inglesa ou seus contextos; e aos estudos comparativos que envolvam a língua inglesa ou seus contextos. Textos que analisem dados em língua portuguesa poderão ser aceitos desde que os dados/exemplos sejam traduzidos para a língua inglesa. Em menor quantidade, serão aceitos artigos escritos em língua portuguesa, desde que tratem de questões relacionadas a contextos de uso da língua inglesa e suas culturas. Essa edição também aceita resenhas e entrevistas que abordem os temas previamente estabelecidos. 

Textos escritos em inglês devem seguir o estilo APA, e textos escritos em português devem seguir o estilo ABNT.

Para mais informações, visite https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/index.

Todas as submissões devem estar de acordo com as novas Diretrizes e Regras de Submissão da revista, atualizadas em abril de 2021 e publicadas em abril.

Contato: ilhadodesterro@gmail.com