Interculturalidade, internacionalização e intercompreensão: qual a relação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n3p15

Resumo

Este artigo revisa os conceitos de interculturalidade e internacionalização do ensino superior discutindo a relação existente entre eles e as línguas adicionais, tecendo algumas considerações sobre o uso de uma abordagem de ensino-aprendizado-uso de línguas adicionais conhecida como abordagem de intercompreensão. A revisão feita aqui conclui que a interculturalidade, a internacionalização e a abordagem de intercompreensão se relacionam na medida em que tanto a interculturalidade quanto a intercompreensão podem servir para mitigar efeitos negativos da internacionalização, tal como o fortalecimento da hegemonia do inglês como língua franca acadêmica

Biografia do Autor

Felipe Furtado Guimarães, Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Humanas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Linguística

Doutorando no programa de pós-graduação em Linguística (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestre em Gestão Pública pela UFES; Licenciado pleno em Letras-Inglês pela UFES; Tradutor-Intérprete na Secretaria de Relações Internacionais da UFES.

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Departamento de Linguagens, Cultura e Educação

Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e dos Programas de Pós Graduação em Linguística (PPGEL) e Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Referências

AKKARI, Abdeljalil. Desenvolvimento de competências interculturais e cooperação

universitária internacional: Comunicação pessoal apresentada em curso

promovido pelo Grupo Coimbra de Universidade Brasileiras (GCUB), na

Universidade de Brasília. Abril de 2017.

______. L’internationalisation de l’enseignement superieur. Education Permanente.

AKKARI, Abdeljalil; GOHARD-RADENKOVIC, Aline. Coopération internationale:

entre accommodements interculturels et utopies du changement. Paris: Harmattan,

ANDREOTTI, Vanessa de Oliveira; STEIN, Sharon; AHENAKEW, Cash; HUNT,

Dallas. Mapping interpretations of decolonization in the context of higher

education. Decolonization: Indigeneity, Education & Society, v. 4, n. 1, p.21-40,

ARAUJO E SÁ, Maria Helena. Atouts et possibilités de l’insertion curriculaire de

l’intercompréhension. Report published in the Miriadi project. Disponível em:

<https://www.miriadi.net/sites/default/iles/prestation_7-1.pdf>. Acesso em: 18

jul. 2017. 2014.

BALL, Stephen J.; YOUDELL, Deborah. La privatisation déguisée dans le secteur

éducatif public. In: INTERNATIONALE DE L’ÉDUCATION. 5éme Congrès

Mondial. Julho de 2007.

BEACCO, Jean Claude; BYRAM, Michael. Le Conseil de l’Europe et les politiques

linguistiques éducatives : le plurilinguisme comme principe fondateur. In: Guide

pour l’élaboration des politiques linguistiques éducatives en Europe, Conseil de

l’Europe, Division des Politiques linguistiques, Strasbourg, 2007. p. 32-42.

BENNETT, Milton J. Becoming interculturally competent. In: WURZEL, J.S. (Org.).

Toward multiculturalism: a reader in multicultural education. Newton, MA:

Intercultural Resource Corporation, 2004.

BERRY, John W. Acculturation et adaptation psychologique. In: RETSCHITZKY, J.;

BOSSEL, M.; DASEN, P. (Orgs.) La recherche psychologique. Paris: Hamarttan,

p.135-145.

CARRASCO PEREA, Encarnacion. Intercompréhension (s): repères, interrogations

et perspectives. Synergies Europe 5. Disponível em: <https://gerlint.fr/Base/

Europe5/introduction.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2017. 2010.

DEPARTMENT OF COMMERCE. United States of America. International Trade

Administration. 2016 Top Markets Report: Education. 2016. Disponível em:

<http://trade.gov/topmarkets/pdf/Education_Executive_Summary.pdf>. Acesso

em: 6 jun. 2017.

EUROPEAN COMMISSION. Europeans and their languages. Special Eurobarometer

Fevereiro de 2006.

FINARDI, Kyria Rebeca. Current trends in ELT and afordances of the inverted CLIL

approach. Studies in English language teaching. v. 3, n.4, 2015.

FINARDI, Kyria Rebeca. Internacionalização crítica: possibilidades para a inclusão e

(in)formação superior. A educação docente em contextos de internacionalização/

mundialização: Mesa apresentada em I Jornada Internacional de Linguística

Aplicada Crítica: A Linguística Aplicada Crítica e seu Compromisso com a

Sociedade. Universidade de Brasília, 24 e 25 de abril de 2017b.

FINARDI, Kyria Rebeca. he Slaughter of Kachru’s Five Sacred Cows in Brazil:

Afordances of the Use of English as an International Language. Studies in English

Language Teaching. v. 2, 2014. p. 401-411.

FINARDI, Kyria Rebeca. What Brazil can learn from Multilingual Switzerland and

its use of English as a Multilingua Franca. Acta Scientiarum (UEM), v. 39, p. 219-

, 2017a.

FINARDI, Kyria Rebeca; CSILLAGH, Virag. Globalization and linguistic diversity

in Switzerland: insights from the roles of national languages and English as a

foreign language. In: GRUCZA, Sambor; OLPINSKA-SZKIELKO, Magdalena;

ROMANOWSKI, Piotr. (Orgs.). Advances on understanding multilingualism: a

global perspective. Frankfurt am Main: Peter Lang Edition, 2016.

FINARDI, Kyria Rebeca; FRANÇA, Claudio. O inglês na internacionalização da

produção cientíica brasileira: evidências da subárea de Linguagem e Linguística.

Intersecções. Jundiaí, ed. 19, ano 9, n. 2, p. 234-250. 2016.

FINARDI, Kyria Rebeca; GUIMARÃES, Felipe Furtado. Construindo Cidadania Por

Meio da Língua e da Internacionalização. Revista Guará, v. 5, p. 35-46, 2017.

FINARDI, Kyria Rebeca; ORTIZ, Ramón Andrés. Globalization, Internationalization

and Education: What is the Connection? IJAEDU- International E-Journal of

Advances in Education. v. 1, p. 18-25, 2015.

FINARDI, Kyria Rebeca; PORCINO, Maria Carolina da Silva. Tecnologia e metodologia

no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Ilha do

Desterro. Florianópolis, n. 66, p. 239-282. 2014.

FINARDI, Kyria Rebeca; PREBIANCA, Gicele Vergine; MOMM, Christiane Fabiola.

Tecnologia na educação: o caso da internet e do inglês como linguagens de

inclusão. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 46, p.193-208. Junho de 2013.

FINARDI, Kyria Rebeca; SANTOS, Jane Meri; GUIMARÃES, Felipe Furtado. A

relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências

da coordenação de letramento internacional de uma universidade federal.

Interfaces Brasil/Canadá. Pelotas, v. 16, n. 1, p. 233-255. 2016.

FINARDI, Kyria Rebeca; TYLER, Jhamille. he role of English and technology in

the internationalization of education: insights from the analysis of MOOCs. In:

International Conference on Education and New Learning Technologies. EduLearn

Proceedings. Barcelona: IATED, 2015. p. 11-18.

GRADDOL, David. English Next: why global English may mean the end of “English as

a foreign language”. British Council, 2006.

HAMEL, Rainer. 2013. L’anglais, langue unique pour les sciences? Le rôle des modèles

plurilingues dans la recherche, la communication scientiique et l’enseignement

supérieur. Synergies Europe, (8), 53-66.

HANNON, Paul D. Why is the entrepreneurial university important? Journal of

innovation management, v. 1, n. 2, p.10-17, 2013.

HORNBERGER, Nancy H. Language planning and internationalism. Planning for

higher education. 19(3), p.11-21. 1991.

JENKINS, Jennifer. English as a lingua franca in the international university: the

politics of academic English language policy. Nova Iorque: Routledge, 2014.

KNIGHT, Jane. Updating the deinition of internationalization. International Higher

Education. he Boston College Center for International Higher Education. n. 33.

LEE, Jenny J.; TORRES-OLAVE, Blanca; KOLLASCH, Aurelia; RHOADES, Gary.

University service: conceptions and enactments of university service in the

knowledge economy case studies from faculty in the USA. In: SHIN, Jung Cheol;

TEICHLER, Ulrich. (Orgs.). he future of the post massiied university as the

crossroads. Nova Iorque: Springer, 2014. p.119-141.

LIBERALI, Fernanda Coelho; MEGALE, Antonieta. Elite bilingual education in

Brazil: an applied linguist’s perspective. Colombian Applied Linguistics Journal, v.

, n. 2, 2016, p.95-108.

MARGINSON, Simon. University research: the social contribution of university

research. In: SHIN, Jung Cheol; TEICHLER, Ulrich. (Orgs.). he future of the

post massiied university as the crossroads. Nova Iorque: Springer, 2014. p.101-117.

MARMOLEJO, Francisco. Internacionalización de la educación superior: lo bueno,

lo malo y lo inesperado. he Chronicle of Higher Education. Outubro de 2010, p.2.

MARTINS, Selma Alas. A intercompreensão de línguas românicas: proposta

propulsora de uma educação plurilíngue. MOARA – Revista Eletrônica do

Programa de Pós-Graduação em Letras, n. 42, p. 117-126, jul/dez. 2014.

MENDES, Ana Rachel Macedo; FINARDI, Kyria Rebeca. Linguistic Education

Under Revision: Globalization and EFL Teacher Education in Brazil. Education

and Linguistics Research, v. 4, p. 45-64, 2018.

NEUBAUER, Deane. he university in the context of continuing globalization. In:

SHIN, Jung Cheol; TEICHLER, Ulrich. (Orgs.). he future of the post massiied

university as the crossroads. Nova Iorque: Springer, 2014. p.29-43.

OBSERVATÓRIO EUROPEU DO PLURILINGUISMO. Carta Europeia

do Plurilinguismo. 2005. Disponível em: <http://e-ipol.org/wp-content/

uploads/2013/04/Carta_Europeia_do_Plurilinguismo.pdf>. Acesso em: 15 de jul.

ORTIZ, Ramón Andrés; FINARDI, Kyria Rebeca. Social Inclusion and CLIL:

Evidence from La Roseraie. In: International Conference on Education, Research

and Innovation 2015, Sevilha. ICERI2015 Proceedings. Madri: IATED, 2015. v. 1.

p. 7660-7666.

RAMOS, Natália. Interculturalidade(s) e mobilidade(s) no espaço europeu: viver

e comunicar entre culturas. he overarching issues of the European space. Porto:

Editora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2013. p.343-360.

ROSE, Richard. What is lesson drawing? Journal of public policy. v. 11, p.3-30. 1991.

SCHOEFFEL, Véronique; GARIAZZO-DESSIEX, Françoise. Competencia

intercultural en la cooperación internacional. CINFO (Centre d’information, de

conseil et de formation pour les professions de la coopération internationale).

SHIN, Jung Cheol. he university as an institution of higher learning: evolution or

devolution? In: SHIN, Jung Cheol; TEICHLER, Ulrich. (Orgs.). he future of the

post massiied university as the crossroads. Nova Iorque: Springer, 2014. p.13-27.

SHIN, Jung Cheol; KIM, Yangson. Economic crises and the post-massiication of

higher education. In: SHIN, Jung Cheol; TEICHLER, Ulrich. (Orgs.). he future

of the post massiied university as the crossroads. Nova Iorque: Springer, 2014.

p.45-57.

SHIN, Jung Cheol; TEICHLER, Ulrich. he future of the post massiied university as

the crossroads. Nova Iorque: Springer, 2014.

STEIN, Sharon; ANDREOTTI, Vanessa; BRUCE, Judy; and SUŠA, Rene. Towards

Diferent Conversations about the Internationalization of Higher Education.

Comparative and International Education / Éducation Comparée et Internationale.

v. 45, ed. 1, artigo 2. 2016. Disponível em: < http://ir.lib.uwo.ca/cie-eci/vol45/

iss1/2>. Acesso em: 20 maio 2017.

TAQUINI, Reninni; FINARDI, Kyria Rebeca; AMORIM, Gabriel. English as a

Medium of Instruction at Turkish State Universities. Education and Linguistics

Research, v. 3, p. 35-53, 2017.

TEICHLER, Ulrich. Higher education and the future social order: equality of

opportunity, quality, competitiveness? In: SHIN, Jung Cheol; TEICHLER, Ulrich.

(Orgs.). he future of the post massiied university as the crossroads. Nova Iorque:

Springer, 2014. p.183-203.

TOST PLANET, Manuel Antonio. Les projets européens d’intercompréhension entre

locuteurs de langues romanes. Disponível em: <http://lingalog.net/dokuwiki/_

media/intercomprehension/rcslr/chapitre2_livre_benucci.pdf>. Acesso em: 18

jul. 2017. 2005.

UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural (2001). Disponível

em: < http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=13179&URL_DO=DO_

TOPIC&URL_SECTION=201.html>. Acesso em: 26 maio 2017.

VAVRUS, Frances; PEKOL, Amy. 2015. Critical Internationalization: Moving from

heory to Practice, FIRE: Forum for International Research in Education: 2: (2),

Disponível em: <http://preserve.lehigh.edu/;re/vol2/iss2/2>. Acesso em: 26 maio

WILLOUGHBY, John. Let a thousand models bloom: forging alliances with western

universities and the making of the new higher education system in the Gulf.

Department of Economics: working paper series. Washington DC: American

University, 2008, p. 16-19.

YONEZAWA, Akiyoshi. he internationalization of the university as a response

to globalization: an east Asian perspective. In: SHIN, Jung Cheol; TEICHLER,

Ulrich. (Orgs.). he future of the post massiied university as the crossroads. Nova

Iorque: Springer, 2014. p. 59-71.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Edição

Seção

Artigos