Tentativas de promoção da conscientização sobre língua e aprendizagem por meio da escrita colaborativa no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n3p59

Resumo

Este artigo resulta de um estudo em sala de aula com alunos de Estudos de Rádio / TV em um período de 16 semanas (60 horas) para investigar: (1) cooperação grupal / colaboração na redação de dois textos que requerem interação online; (2) comentários dos alunos sobre as linguas / estratégias que eles praticaram e aprenderam; e o impacto na sua consciência da linguagem e do aprendizado. A avaliação da colaboração foi baseada no trabalho de cinco grupos. Os comentários sobre aprendizagem / motivação / desafios de idiomas também foram expressos em uma apresentação final / portfólio. A análise interpretativa mostra que o compartilhamento de mão-de-obra é preferido, que a aprendizagem é percebida como sendo mais sistemática devido aos registros de feedback / correção e que os alunos preferem trabalhar principalmente na aula, o que pode ser frustrante para os defensores da autonomia na aprendizagem de línguas avançada.

Biografia do Autor

Marcelo Concário, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru

Professor Assistente de Língua Inglesa, Departamento de Ciências Humanas

Referências

Benson, P. (1996). Concepts of autonomy in language learning. In:

Richard Pemberton, Edward S. L. Li, Winnie W. F. Or, & Herbert D.

Pierson. (Eds.). Taking control: Autonomy in language learning.

(p. 27-34). Hong Kong: Hong Kong University.

Brinton, D. M., Snow, M. A., & Wesche, M. (2003). Content-based

second language instruction. Ann Arbor, MI: University of

Michigan.

Byrnes, H., Weger-Guntharp, H. D., & Spragn, (2006) Educating for

advanced foreign language capacities. (Eds.). Washington, DC:

Georgetown University.

Coonan, M. C. (2013). Higher education in language teaching:

challenges and prospects. In: Educazione Linguistica. vol. 2, p.

-544

Dalton-Puffer, C. (2007). Discourse in content and language

integrated learning(CLIL) classrooms. Amsterdam, Netherlands:

John Benjamins.

Dillenbourg, P., Baker, M., Baye, A., & O'Malley C. (1996). The

evolution of research on collaborative writing. In: P. Reimann, &

H. Spada. (Eds.) Learning in humans and machine: Towards an

interdisciplinary learning science. (p. 189-211). Oxford:

Elsevier.

Donadio, L. F. P. S. (2007). Content-based instruction para professores

pré-serviço: uma uma análise do processo de avaliação.

(Unpublished MA thesis). São Carlos, Brazil.

UFSCar.

Ede, L., & Lunsford, A. (1990). Singular texts/plural authors.

Carbondale: Southern Illinois University.

Eschholz, P., Rosa, A., & Clark, V. Language awareness. Readings for

college writers. (10th ed.). Boston, MA: Bedford/St. Martins.

Finardi, K. R., & Porcino, M. C. (2014). Technology and methodology

in elt: Impacts of globalization and internationalization [Tecnologia

e metodologia no ensino de inglês: Impactos da globalização e da

internacionalização]. Ilha do Desterro, (66), 239-284.

Freeman, D. (1998). Doing teacher research. From inquiry to

understanding. Boston, MA: Heinle, & Heinle.

Hilliard, R. L. (2011). Writing for television, radio, and new media.

(10th ed.). Boston, MA: Cengage Learning

James, C. (1999). Language awareness: Implications for the language

curriculum. Language, culture and curriculum, 12(1), 94-115.

King, R. D. Should English be the law? In: Paul Eschholz, Alfred Rosa,

& Virginia Clark, V. Language awareness. Readings for college

writers. (10th ed.). (p. 529-538). Boston, MA, Bedford/St. Martins.

Lasagabaster, D., & Doiz, A. (2016). CLIL students'perceptions of their

language learning process: delving into self-perceived

improvement and instructional preferences. Language awareness,

(1-2), 110-126.

Leão, R. G.,, & Finardi, K. (2016). Ensino de inglês como língua

internacional e abordagem CLIL como ferramenta de

internacionalização do ensino superior brasileiro. Anais do VIII

Encontro de Política e Administração da Educação - ANPAE/ES.

Retrieved from: http://www.portaldepublicacoes.ufes.br/ANPAE-

ES/article/view/9758/6602

Martino, E., & Sabato, B (2012). CLIL in Italian schools: the issue of

content teachers' competence in the foreign language. In: Ruth

Breeze, Felipe Jiménez Berrio, Carmen Llamas Saís, Concepción

Martínez Pasamar, & Cristina Tabernero Sala. (Eds.). Teaching

approaches to CLIL. Propuestas docentes en AICLE. (p. 71-83).

Retrieved from

https://www.academia.edu/2331549/Teaching_Approaches_to_

CLIL_Propuestas_docentes_en_AICLE.

Norris, J. M. (2006). Assessing advanced foreign language learning

and learners. From measurement constructs to educational uses.

In: Byrnes, H., Weger-Guntharp, H. D., & Spragn, K. (Eds.).

Educating for advanced foreign language capacities.

Washington, D.C.: Georgetown University, 2006, p. 167-87.

Patton, M. Q. (1990). Qualitative evaluation and research methods.

(2nd ed.). Newbury Park, CA: Sage.

Ramos, L. O. (2014). Integration of theory and practice in CLIL. Book

review. Belt Journal. 5(1), 60-64.

Robinson, P. (1995). Attention, memory, and the "noticing"

hypothesis. Language learning 45(2), 283-381.

Schmidt, R. (1995). Consciousness and foreign language learning: A

tutorial on the role of attention and awareness in learning. In:

Richard Schmidt (Ed.). Attention and awareness in foreign

language learning. Technical report n. 9 (p. 1-63). Honolulu:

University of Hawai'i.

Schohamy, E. Rethinking assessment for advanced language

proficiency. In: In: Byrnes, H., Weger-Guntharp, H. D., & Spragn,

K. (Eds.). Educating for advanced foreign language capacities.

Washington D.C.: Georgetown University, 2006, p. 188-208.

Stahl, G. (2006). Group cognition: Computer support for building

collaborative knowledge. Michigan: MIT.

Storch, N. (2013). Collaborative writing in L2 classrooms. Bristol:

Multilingual Matters.

Swain, M. (2006). Languaging, agency and collaboration in advanced

second language learning. In: Heidi Byrnes (Ed.). Advanced

language learning: the contributions of Halliday and Vygotsky (p.

-108). London, UK: Continuum.

Trappes-Lomax, H. (2006). Discourse analysis. In: Alan Davies, &

Catherine Elder (Ed.). The handbook of Applied Linguistics (p. 133-

. Oxford: Blackwell.

Vines, L. (1997). Content-based instruction in French for Journalism

students at Ohio University. In: Stephen B. Stryker, & Betty L.

Leaver (Eds.). Content-based instruction in foreign language

education. Models and methods. (p. 119-140). Washington, D.C.:

Georgetown University.

Publicado

2018-09-03

Edição

Seção

Artigos