Psicolinguística do bilinguismo: implicações em processos formais de aquisição de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p291

Resumo

Neste artigo discutimos as inter-relações entre variáveis contextuais e individuais na aquisição e uso de segunda língua (L2), a partir de pesquisas desenvolvidas em nosso grupo de estudo. Partimos do pressuposto de que, na aquisição tardia de L2, há variabilidade na proficiência dos aprendizes, sendo necessário (re)conhecer os efeitos das variáveis individuais nos processos de ensino-aprendizagem. Os experimentos, criados à luz da psicolinguística do bilinguismo e realizados em contextos formais de aquisição, avaliaram associações entre sistemas de atenção e de memória de trabalho (MT) e o desempenho de bilíngues na L2. Os resultados, ainda que incipientes, indicam que efeitos de abordagens pedagógicas podem ser afetados por diferenças individuais. Ademais, revelam a necessidade de mais experimentos que enfoquem essas variáveis nos processos de ensino-aprendizagem de L2.

Biografia do Autor

Elena Ortiz-Preuss, Universidade Federal de Goiás-UFG

Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Professora da Área de Espanhol, vinculada ao Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFG.

Referências

BADDELEY, A. Memória de trabalho. In: BADDELEY, A.; ANDERSON, M. C.; EYSENCK, M. W. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 54-81.

BADDELEY, A. D.; ANDERSON, M. C.; EYSENCK, M. W. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BADDELEY, A. D.; ANDERSON, M. C.; EYSENCK, M. W. Is working memory still working? European Psychologist. v. 7, n. 2, p. 85-97, June. 2002.

BOWDEN, H. W.; SANZ, C.; STAFFORD, C. A. Individual differences: Age, sex, working memory, and prior knowledge. In: SANZ, C. (ed.). Mind and Context in adult second language acquisition: methods, theory, and practice. Washington DC: GUP, 2005, p. 105-140.

COSTA, A.; HERNÁNDEZ, M.; SEBASTIÁN-GALLÉS, N. Bilingualism aids conflict resolution: evidence from the ANT task. Cognition. V. 106. Elsevier Science B.V. 2008. p. 59-86.

COSTA, A.; SANTESTEBAN, M.; IVANOVA, I. How do highly proficient bilinguals control their lexicalization process? Inhibitory and language-specific selection mechanisms are both functional. Journal of Experimental Psychology: learning, memory and cognition, v.32, (5). Washington, DC: American Psychological Association, 2006, p. 1057-1074.

DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (eds.).Atención a la forma en la adquisición de segundas lenguas en el aula. Madrid: Editorial Edinumen, 2009.

ELLIS, R. La adquisición de segundas lenguas en un contexto de enseñanza: análisis de las investigaciones existentes. Auckland: Ministry of Education, New Zealand, 2005. Disponível em:<http://www.mecd.gob.es/dctm/redele/Material-RedEle/Biblioteca/2006_BV_05/2006_BV_05_04Ellis.pdf?documentId=0901e72b80e3a029> . Acesso:

ELLIS, R. Teaching and Research: Options in Grammar Teaching. TESOL Quarterly, v. 32, n. 1, p. 39-60, 1998.

FINGER, I.; ORTIZ-PREUSS, E. A Psicolinguística do bilinguismo: estudando o processamento linguístico e cognitivo bilíngue. In: ORTIZ-PREUSS, E. FINGER, I. (org,). A dinâmica do processamento bilíngue. Campinas/SP: Pontes Editores, 2018, p. 31-57.

FINGER, I.; ORTIZ-PREUSS, E. Atenção ao input e aprendizagem: o papel da instrução explícita na aquisição do espanhol como L2. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 78-85, 2009.

GASS, S.; SELINKER, L. Second language acquisition: An introductory course. 3ª ed. New York: Routledge: 2008.

GROSJEAN, F.; LI, P. The psycolinguistics of bilingualism. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013.

IZUMI, S. Noticing and L2 Development: Theoretical,Empirical, and Pedagogical Issues. In:BERGSLEITHNER,J. M.; FROTA, S. N.; YOSHIOKA, J. K. (Ed.).Noticing and Second Language Acquisition: Studies in Honorof Richard Schmidt. Honolulu: National Foreing LanguageResource Center, 2013. p. 25-38.

JUFFS, A.; HARRINGTON, M. Aspects of working memory in L2 learning. Language Teaching. Nº 44 (2), CUP, 2011, p. 137-166.

JUST, A. M; CARPENTER, P. A. A Capacity Theory of Comprehension: Individual Differences in Working Memory. Psychological Review, v. 99, n. 1, 1992, p. 122-149.

KRAMER, R. Effects of bilingualism on inhibitory control and working memory: a study with early and late bilinguals. Dissertação de mestrado. Programa de pós-graduação em Letras/Inglês e Literatura correspondente. Florianópolis: UFSC, 2011. 201 p.

LEITÃO, M. M. Psicolinguística Experimental: focalizando o processamento da linguagem. In: MARTELOTTA, M.E. (org.). Manual de Linguística. 1a Ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008. P. 217-234.

LONG, M. H.; ROBINSON, P. La atención a la forma: teoría, investigación y práctica. In: DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (eds.). Atención a la forma en la adquisición de segundas lenguas en el aula. Madrid: Editorial Edinumen, 2009. p. 29-56.

MARIAN, V.; BLUMENFELD, H. K.; KAUSHANSKAYA, M. The Language Experience And Proficiency Questionnaire (LEAP-Q): Assessing language profiles in bilinguals and multilinguals. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 50(4), 2007.

ORTEGA, L. Cognition. In: ORTEGA, L. Understanding second language acquisition. New York, Routledge, 2013, p. 82-109.

ORTIZ-PREUSS, E. Ensino do verbo gustar em espanhol para brasileiros: intervençãopedagógica baseada na instrução de processamento. Revista Letrônica, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2017, p. 789-804.

ORTIZ-PREUSS, E; RODRIGUES, T. B. Produção de fala bilíngue: avaliando similaridade linguística, custos de troca entre línguas e sistema atencional. Revista Ilha do Desterro.Florianópolis, v. 70, nº 3, 2017,p. 63-79.

ORTIZ-PREUSS, E; SANZ, C. Aquisição de L2: Interação entre variáveis externas e internas. In: ORTIZ-PREUSS, E.; COUTO, E. K. N. N. do; RAMOS, R. M. do. (orgs.). Múltiplos olhares e Linguística e Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2016, p.121-134.

ORTIZ-PREUSS, E. Similaridade linguística entre português e espanhol: efeitos na produção de fala em L2.Revista (Con) Textos linguísticos. Vitória: PPGEL-UFES, v. 8, n. 10, p. 66-82, 2014.

ORTIZ-PREUSS, E; FINGER, I. O papel da instrução na aquisição do Espanhol como L2: um estudo sobre o seoperador aspectual como delimitador. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.12, n.2, p.435-462, 2009.

ORTIZ-PREUSS, E; OLIVEIRA JÚNIOR, W. J. de; ALMEIDA J. B.; RODRIGUES, R. R.Diferenças individuais e efeitos de feedback na aquisição de verbos no pretérito em espanhol como L2. (em preparação).

REZNITSKAYA, A. Introdução à pesquisa como investigação quantitativa. In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 126-145.

RODRIGUES, T. B.Acesso lexical e produção de fala em L2: efeitos de similaridade linguística e atenção. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras Linguística, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/8937/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Taiany%20Braz%20Rodrigues%20-%202018.pdf> Acesso em: 03 jan. 2019.

SANZ, C. Adult SLA: The interaction between external and internal factors. In: SANZ, C. (ed.). Mind and Context in adult second language acquisition: methods, theory, and practice. Washington DC: GUP, 2005, p. 3-20.

RODRIGUES, T; SERAFINI, E. J. Cognición y L2: El papel de las diferencias individuales en el aprendizajede lenguas extranjeras con especial atención a la memoria operativa. In: ORTIZ-PREUSS, E. FINGER, I. (org,). A dinâmica do processamento bilíngue. Campinas/SP: Pontes Editores, 2018, p. 233-267.

RIGATTI, P. C. Um estudo sobre a correlação entre memória de trabalho e compreensão leitora com falantes de português brasileiro. TCC. Curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2015, 70 p.

SCHOLL, A. P.; FONTES, A. B. A. da L. (tradução). Questionário de Experiência Linguística e Proficiência – QELP, 2015.

SCHMIDT, R. Attention, awareness, and individual differences in language learning. In:

CHAN, W. M.; CHI, S.; CIN, K. N.; ISTANTO, J.; NAGAMI, M.; SEW, J. W.;

SUTHIWAN, T.; WALKER, I. Proceedings of CLaSIC 2010. Singapura: National University of Singapore, Centre for Language Studies, 2010. p. 721-737.

SUTHIWAN, T.; WALKER. Attention. In: ROBINSON, P. (Ed.). Cognition and second language instruction. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, p. 3-32.

SUTHIWAN, T.; WALKER. Consciousness and Foreign Language Learning: a tutorial on the role of attention and

awareness in learning. In: SCHMIDT, R. (Ed.). Attention and awareness in foreign language

learning. Honolulu, Hawaii: University of Hawaii, 1995. p. 1-63.

SUTHIWAN, T.; WALKER. Deconstructing consciousness in search of useful definitions for Applied Linguistics. In: Consciousness in Second Language Learning. AILA Review, n.11, p. 11-23, 1994.

SUTHIWAN, T.; WALKER. The role of consciousness in second language learning. Applied Linguistics, v.11, p.129-158, 1990.

VANPATTEN, B. Processing instruction. In: SANZ, C. (ed.). Mind and Context in adult second language acquisition: methods, theory, and practice. Washington DC: GUP, 2005, p. 267-281.

VANPATTEN, B. Processing Instruction: An Update. Language Learning, v.52, n.4, 2002, p. 755-803.

VANPATTEN, B. Input Processing and Grammar Instruction in Second Language Acquisition. Ablex Publishing Corporation: New Jersey, 1996.

YE, Z. ZHOU, X. Executive control in language processing. Neuroscience and biobehavioral reviews. Nº 33. 2009, p. 1168-1177.

Downloads

Publicado

2019-10-07