Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros: implicações para o ensino de pronúncia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p375

Resumo

Neste artigo, verificamos os efeitos do treinamento perceptual na percepção e produção dos padrões de VOT de plosivas iniciais do Inglês por aprendizes brasileiros. O experimento consistiu em um pré-teste, um pós-teste imediato e dois pós-testes postergados. O primeiro pós-teste postergado foi realizado um mês após o treinamento, e o último, três anos mais tarde. Os resultados mostraram um aumento tímido nos índices de identificação por parte do Grupo Experimental, não tendo sido verificado um aumento nas durações de VOT entre o pré-teste e o último pós-teste. Através destes dados, chamamos a atenção para a necessidade de uma abordagem de treinamento perceptual conjugada a atividades adicionais de conscientização acerca dos aspectos fonético-fonológicos, além de integrada a uma exposição contínua às formas-alvo.

Biografia do Autor

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Felipe Rodrigues Kampff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Licenciado em Letras - Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ABRAMSON, A. S. WHALEN, D. H. Voice Onset Time (VOT) at 50: Theoretical and practical issues in measuring voicing distinctions. Journal of Phonetics, v. 63, p. 75-86, 2017.

AHN, S. The role of tongue position in laryngeal contrasts: an ultrasound study of English and Brazilian Portuguese. Journal of Phonetics, v. 71, p. 451-467,2018.

AL-TAMIM, J.; KHATTAB, G. Acoustic correlates of the voicing contrast in Lebanese Arabic singleton and geminate stops. Journal of Phonetics, v. 71, p. 306-325, 2018.

ALVES, M. Estudo dos parâmetros acústicos relacionados à produção das plosivas do português brasileiro na fala adulta: análise acústico-quantitativa. Tese (Doutorado em Letras). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.

ALVES, U. K.; MOTTA, C. S. Focusing on the right cue: Perception of voiceless and voiced stops in English by Brazilian learners. Phrasis – Studies in Language and Literature, v. 5, 31-50, 2014.

ALVES, U. K.; MOTTA, C. S.; ZIMMER, M. C. Perception and production of English VOT patterns by Brazilian learners: the role of multiple acoustic cues in a DST perspective. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online), v. 59, p. 155-175, 2015.

ALVES, U. K.; MOTTA, C. S. ; LUCHINI, P. L. Percepción de la distinción entre oclusivas sordas y sonoras iniciales del inglés (LE) por estudiantes argentinos: datos de identificación y discriminación. Revista Linguística (ALFAL), v. 32, p. 25-29, 2016.

ALVES, U. K.; MOTTA, C. S. ; LUCHINI, P. L. Effects of perceptual training on the identification and production of word-initial voiceless stops by Argentinean learners of English. Ilha do Desterro, v. 70, n. 3, p. 15-32, 2017.

ANDRINGA, S.; REBUSCHAT, P. New directions in the study of implicit and explicit learning – an introduction. Studies in Second Language Acquisition, v. 37, p. 185-196, 2015.

BOERSMA, P.; WEENINK, D. Praat: Doing Phonetics by Computer. Version 5.3.48. 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2015.

CHO, T.; LADEFOGED, P. Variation and universals in VOT: evidence from 18 languages. Journal of Phonetics, n. 27, p. 207-229, 1999.

DE BOT, Kees. Rates of Change: Timescales in Second Language Development. In: DÖRNYEI, Z.; MacINTYRE, P. D.; HENRY, A. (eds). Motivational Dynamics in Language Learning. Bristol: Multilingual Matters, 2015, p. 29-37.

ELLIS, N. At the interface: dynamic interactions of explicit and implicit language knowledge. Studies in Second Language Acquisition, v. 27, p. 305-352, 2005.

FLEGE, J. Second language speech learning: theory, findings, and problems. In: STRANGE, W. (ed). Speech perception and language experience: issues in cross-language research. Maryland: York Press, 1995, p. 233-278.

FRANÇA, K. V. A aquisição da Aspiração. Curitiba: Appris, 2015.

HOLT, L.; LOTTO, A. Cue weighting in auditory categorization: implications for first and second language acquisition. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 119, n. 5, p. 3059-3071, 2006.

KLEBER, F. VOT or quantity: what matters more for the voicing contrast in German regional varieties? Results from apparent-time analyses. Journal of Phonetics, v. 71, p. 468-486, 2018.

KUPSKE, Felipe Flores. Imigração, Atrito e Complexidade: a produção das oclusivas suras iniciais do Inglês e do Português por Sul-Brasileiros residentes em Londres. Tese (Doutorado em Letras). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

LADD, D. R.; SCHMID, S. Obstruent voicing effects on F0, but without voicing: phonetic correlates of Swiss German lenis, fortis, and aspirated stops. Journal of Phonetics, v. 71, p. 229-248, 2018.

LEE, J.; JANG, J.; PLONSKY, L. The effectiveness of second language pronunciation instruction: a meta-analysis. Applied Linguistics, v. 36, n. 3, p. 354-366, 2015.

LEOW, R. P. Explicit learning in the L2 classroom: a student-centered approach. New York: Routledge, 2015.

LEOW, R. P.; ADRADA-RAFAEL, S. La atención y la concienciación en el campo de la adquisición de segundas lenguas. In: ORTIZ-PREUSS, E.; FINGER, I. (org.). A dinâmica do processamento bilíngue. Campinas: Pontes Editores, 2018, p. 191-231.

LIMA JR., R. M. A necessidade de dados individuais e longitudinais para análise do desenvolvimento fonológico de L2 como sistema complexo. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, n. 27, p. 203-225, 2016.

LIMA JR., R. M. The influence of metalinguistic knowledge of segmental phonology on the production of English vowels by Brazilian undergraduate students. Ilha do Desterro, v. 70, n. 3, p. 117-130, 2017.

LISKER, L.; ABRAMSON, A. S. A cross-language study of voicing in initial stops: Acoustical measurements. Word, v. 20, n. 3, p. 384-422, 1964.

LOWIE, W. M.; VERSPOOR, M. H. Variability and Variation in Second Language Acquisition Orders: A Dynamic Reevaluation. Language Learning, v. 65, n.1, p. 63-88, 2017.

LOWIE, W. M.; VERSPOOR, M. H. Individual Differences and the Ergodicity Problem. Language Learning, p. 1-23, 2018.

MOTTA-ÁVILA, C. A formalização fonético-fonológica da percepção de plosivas surdas sob múltiplas manipulações de Voice Onset Time (VOT) por brasileiros e americanos à luz do modelo “Biphon”. Dissertação (Mestrado em Letras). Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2017.

RAUBER, A. S.; RATO, A.; SANTOS, G. R.; KLUGE, D. C.; FIGUEIREDO, M. TP: Testes de Percepção e Treinamento Perceptual com Feedback Imediato – Versão 3.1. 2013. Disponível em http://www.worken.com.br/tp_regfree.php. Acesso em 04 de janeiro de 2019.

SAKAI, M.; MOORMAN, C. Can perceptual training improve the production of second language phonemes? A meta-analytic review of 25 years of perceptual training research. Applied Psycholinguistics, 39 (1), 187-224, 2018.

SCHWARTZHAUPT, B. M. Factors influencing Voice Onset Time: analyzing Brazilian Portuguese, English and interlanguage data. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

SCHWARTZHAUPT, B. M. Testing intelligibility in English: the effects of Positive VOT and contextual information in a sentence transcription task. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

SCHWARTZHAUPT, B. M.; ALVES, U. K.; FONTES, A. B. A. L. The role of L1 knowledge on L2 speech perception: investigating how native speakers and Brazilian learners categorize different VOT patterns in English. Revista de Estudos da Linguagem. v. 23, n. 2, p. 311-334, 2015.

THOMSON, R. I.; DERWING, T. M. The effectiveness of L2 pronunciation instruction: a narrative review. Applied Linguistics, v. 36, n. 3, p. 326-344, 2015.

YAVAS, M.; WILDERMUTH, R. The effects of place of articulation and vowel height in the acquisition of English aspiration stops by Spanish speakers. IRAL, v. 44, p. 251-263, 2006.

Downloads

Publicado

2019-10-07