Interação entre diferenças individuaise efeitos de instrução explícita sobre entoação em espanhol/L2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p391

Resumo

Pesquisadores têm debatido a necessidade de se considerar os efeitos da interação entre condições pedagógicas e diferenças individuais (DIs) no processo de aquisição de segundas línguas (ASL) (ORTIZ-PREUSS; SANZ, 2016; SANZ; SERAFINI, 2018). Em vista disso, desenvolveu-se este estudo que buscou analisar a interação entre condições pedagógicas e DIs na aquisição de enunciados declarativos e interrogativos totais em espanhol/L2. Para a geração de dados, usou-se três instrumentos: i) questionário de histórico e proficiência linguística; ii) teste de capacidade atencional; iii) testes de compreensão e produção de frases. No total, a pesquisa contou com 10 participantes. Os resultados evidenciaram que idade e domínio de habilidades são variáveis que parecem ter influenciado no desempenho dos participantes.

Biografia do Autor

Rhanya Rafaella Rodrigues, IF Goiano - Campus Ceres Universidade Federal de Goiás

Professora da área de Letras (IF Goiano - Campus Ceres). 

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG. 

Elena Ortiz Preuss, UFG

Docente do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez estágio pós-doutoral na Georgetown University, com bolsa CAPES

Referências

AKERBERG, M. Aquisição da Pronúncia: a entoação em afirmações e perguntas sim/não. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v.50, n.1, p. 153-167, 2011.

ALVES, U.K. A explicitação dos aspectos fonético-fonológicos da L2: teoria e pesquisa na sala de aula. In: LAMPRECHT, R.R. (Org.). Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 211-230.

BADDELEY, A. Memória de trabalho. In: BADDELEY, A.; ANDERSON, M. C.; EYSENCK, M. W. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 54-81.

BERGSLEITHNER, J.M. Atenção e memória de trabalho na produção oral em L2. In:

BERGSLEITHNER, J. M. WEISSHEIMER, J. MOTA, M. B (Orgs.).Produção Oral em LE: Múltiplas perspectivas. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 33-46.

BOWDEN, H.W.; SANZ, C.; STAFFORD, C.A. Individual Differences: Age, sex, working memory and prior knowledge. In: SANZ, C. (Ed.). Mind and Context in Adult Second Language Acquisition: methods, theory, and practice. Washington, DC: Georgetown University Press, 2005. p. 105-140.

COSTA, A.; HERNÁNDEZ, M.; SEBASTIÁN-GALLÉS, N. Bilingualism aids conflict resolution: evidence from the ANT task. Cognition, v. 106, n. 1, p. 59-86, 2008. Disponível em: < https:// doi.org/10.1016/j.cognition.2006.12.013> Acesso em: 26 fev. 2019.

COX, J.G.; SANZ, C. Deconstructing PI for the ages: Explicit instruction vs. practice in young and older adult bilinguals. IRAL - International Review of Applied Linguistics, v.53, n.2, p. 225-248, 2015.

De GROOT, A. M. B. Bilingual memory. In: GROSJEAN, F.; LI, P. The psyolinguistics of bilingualism. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013. p. 171-191.

DIAS, E.C.O. Declarativas e interrogativas totais no espanhol L1 e L2 falado em Bogotá: uma contribuição para estudos prosódicos. 2015. 273f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2015.

ELLIS, R. La adquisición de segundas lenguas en un contexto de enseñanza análisis de las investigaciones existentes. Nova Zelandia: Research Division, 2005.

JUFFS, A.; HARRINGTON, M. Aspects of working memory in L2 learning. Language teaching, n. 44, v. 2, p. 137-166, 2011.

LENET, A.E.; SANZ, C.; LADO, B.; HOWARD Jr, J. H.; HOWARD, D.V. Aging, pedagogical conditions and differential success in SLA: an empirical study. In: SANZ, Cristina; LEOW, Ronald (eds.). Implicit and explicit language learning: conditions, processes and knowledge in SLA and bilingualism. Washington DC: Georgetown University Press, 2011, p. 73-84.

LEOW, R.P.; ADRADA-RAFAEL, S. La atención y la concienciación en el campo de la adquisición de segundas lenguas. In: ORTIZ-PREUSS, E.; FINGER, I. A dinâmica do processamento bilíngue. Campinas – SP: Pontes, 2018. p.191-232.

MACINTYRE, P.D.; GREGERSEN, T.; CLÉMENT, R. Individual Differences. In: HALL, G. (Ed.). The Routledge Handbook of English Language Teaching. Nova Iorque: Routledge, 2016. p. 1-24.

MARIAN, V.; BLUMENFELD, H. K.; KAUSHANSKAYA, M. The Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q): Assessing Language Profiles in Bilinguals and Multilinguals. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, v. 50, p. 940-967, 2007.

MORENO, M. C. Didáctica de la entonación: una asignaturapendiente. Dialnet, v. 14, 2002. p. 65-75. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=295018> Acesso em 03 fev.2017.

MOTA, M. B. Aspectos cognitivos da aprendizagem de LE: entendendo a memória de trabalho. In: SILVA, K. A. da.; ALVAREZ, M. L. O. (Orgs). Perspectivas de investigação em linguística aplicada. Campinas: Pontes, 2008. p. 267-284

ORTEGA, Lourdes. Understanding second language acquisition. New York: Routledge, 2013.

ORTIZ-PREUSS, E.; SANZ, C. Aquisição de L2: Interação entre variáveis externas e internas. In: ORTIZ-PREUSS, E; COUTO, E. K. N. N. do; RAMOS, R. M. do. (Orgs.). Múltiplos olhares e Linguística e Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2016, p.121-134.

PINTO, M.S. Transferências prosódicas do PB/LM na aprendizagem do E/LE: enunciados assertivos e interrogativos totais. 2009. 378f. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

RAE. La entonación In: RAE. Nueva gramática de la lengua española.Barcelona: EspasaLibros, 2011. p. 435-488.

RODRIGUES, R. R.; ORTIZ-PREUSS, E. Efeitos de instrução explícita na aquisição da entoação em espanhol/L2. Working Papers em Linguística, v. 19, n. 2, p. 214-238, 2018.

SANZ, C.; SERAFINI, E.J. La cognición y las lenguas no nativas: el papel de las diferencias individuales en el aprendizaje de lenguas extranjeras con especial atención a la memoria operativa. In: ORTIZ-PREUSS, E.; FINGER, I. A dinâmica do processamento bilíngue. Campinas – SP: Pontes, 2018. p. 233-269.

SANZ, Cristina. Adult SLA: the interaction between external and internal factors. In: SANZ, Cristina. (ed.). Mind and Context in adult second language acquisition: methods, theory, and practice. Washington DC: Georgetown University Press, 2005, p. 3-20.

SCHMIDT, R. Attention. In: ROBINSON, P. (ed.). Cognition and second language instruction. Cambridge University Press, 2001, p. 3-32.

SCHMIDT, R. Consciousness and Foreign Language Learning: a tutorial on the role of attention and awareness in learning. In: SCHMIDT, R. (Ed.). Attention and awareness in foreign language learning. Honolulu: University of Hawaii, 1995.

SCHMIDT, R. The role of consciousness in second language

learning. Applied Linguistics, v. 11, 1990, p. 129-158.

SEMINO, M. J. I. La entonación en español y en portugués. In: BRISOLARA, L. B.; SEMINO, M. J. I. ¿Cómo pronunciar el español? La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: ejercicios prácticos. Campinas: Pontes Editores, 2014. p.103-126.

SILVA, C.C. O ensino de prosódia nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE). In: FREITAG, R.M.K.; LUCENTE, L. (Org.). Prosódia da fala: pesquisa e ensino. 1ed. São Paulo: Blucher, 2017. p. 77-102.

SOSA, J.M. La entonación del español. Su estructura fónica, variabilidad y dialectología. Madrid: Cátedra, 1999.

WILLIAMS, J. Attention, Awareness, and Noticing in Language Processing and Learning. In: BERGSLEITHNER, J.M.; FROTA, S.N.; YOSHIOKA, J.K. (ed.) Noticing and Second Language Acquisition: Studies in Honor of Richard Schmidt. Honolulu: National Foreign Language Resource Center, 2013. p. 39-57.

Downloads

Publicado

2020-01-31