Integração léxico-semântica em bons leitores e leitores com dificuldades de compreensão
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p63Resumo
Neste artigo, investigamos o nível de conhecimento de vocabulário e a capacidade de integração lexical de bons e maus compreensores na 8ª série do Ensino Fundamental. Os participantes foram avaliados nas seguintes tarefas: compreensão de leitura, compreensão auditiva, decodificação, vocabulário, integração léxico-semântica e detecção de incongruências. A comparação de desempenho revelou que bons compreensores tiveram um desempenho significativamente melhor do que maus compreensores nas medidas de vocabulário e integração. A diferença na precisão das tarefas de integração permaneceu significativa após o controle do conhecimento das palavras. Os resultados sugerem que bons e maus compreensores se diferenciam não apenas no conhecimento semântico lexical, mas também no processamento léxico-semântico.Referências
Catts, H. W., Adlof, S. M., & Weismer, S. E. (2006). Language deficits in poor comprehenders: A case for the simple view of reading. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 278-293.
Ehrlich, M. F., Remond, M., & Tardieu, H. (1999). Processing of anaphoric devices in young skilled and less skilled comprehenders: Differences in metacognitive monitoring. Reading and Writing, 11(1), 29-63.
Elman, J. L. (2009). On the meaning of words and dinosaur bones: lexical knowledge without a lexicon. Cognitive Science, 33 (1), 1-36.
Ericsson, K. A., & Simon, H. A. (1984). Protocol analysis: Verbal reports as data. The MIT Press.
Finger-kratochvil, C. (2010). Estratégias para o desenvolvimento da competência lexical: relações com a compreensão em leitura. Faculdade de Letras, UFSC, Florianópolis.
Henderson, L., Snowling, M., & Clarke, P. (2013). Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Scientific Studies of Reading, 17(3), 177-198.
Kintsch, W. (1998). Comprehension: A paradigm for cognition. Cambridge University press.
Nation, K., & Snowling, M. J. (1998). Semantic processing and the development of word-recognition skills: Evidence from children with reading comprehension difficulties. Journal of Memory and Language, 39(1), 85-101.
Nation, K., & Snowling, M. J. (1999). Developmental differences in sensitivity to semantic relations among good and poor comprehenders: Evidence from semantic priming. Cognition, 70(1), B1-B13.
Perfetti, C. A; Hart, L. (2001). The lexical bases of comprehension skill. In: D. Gorfien (Ed.). On the consequences of meaning selection. Washington, DC: American Psychological Association, pp. 67-86.
Perfetti, C. A; Hart, L. (2002). The lexical quality hypothesis. In: L. Verhoeven, C. Elbro, P. Reitsma. (Ed.). Precursors of functional literacy. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing, pp. 189-213.
Perfetti, C., Yang, C. L., & Schmalhofer, F. (2008). Comprehension skill and word‐to‐text integration processes. Applied Cognitive Psychology: The Official Journal of the Society for Applied Research in Memory and Cognition, 22(3), 303-318.
Perfetti, C., & Stafura, J. (2014). Word knowledge in a theory of reading comprehension. Scientific Studies of Reading, 18(1), 22-37.
Pimperton, H., & Nation, K. (2010). Understanding words, understanding numbers: An exploration of the mathematical profiles of poor comprehenders. British Journal of Educational Psychology, 80(2), 255-268.
Ricketts, J., Sperring, R., & Nation, K. (2014). Educational attainment in poor comprehenders. Frontiers in Psychology, 5, 445.
Salles, J. F. D., Piccolo, L. D. R., Zamo, R. D. S., & Toazza, R. (2013). Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 13(2), 397-419.
Salles, J. F. D., & Parente, M. A. D. M. P. (2002). Relação entre os processos cognitivos envolvidos na leitura de palavras e as habilidades de consciência fonológica em escolares. Pró-fono, 14(2), 175-186.
Spencer, M., Wagner, R. K., & Petscher, Y. (2018). The reading comprehension and vocabulary knowledge of children with poor reading comprehension despite adequate decoding: Evidence from a regression-based matching approach. Journal of Educational Psychology, 1-14.
Stafura, J. Z., Rickles, B., & Perfetti, C. A. (2015). ERP evidence for memory and predictive mechanisms in word-to-text integration. Language, Cognition and Neuroscience, 30(10), 1273-1290.
Sousa, L. B. (2015). A relação entre compreensão leitora, conhecimento e integração léxico-semântica. (Doctoral Dissertation). Retrieved from Repositório Institucional PUCRS. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/7740.
Yang, C. L., Perfetti, C. A., & Schmalhofer, F. (2005). Less skilled comprehenders’ ERPs show sluggish word-to-text integration processes. Written Language & Literacy, 8(2), 157-181.
Wechsler, D. (2002). WISC-III-Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças-3ª Edição. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lucilene Bender de Sousa, Lilian Cristine Hübner, Roselaine Berenice Ferreira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
