Integração léxico-semântica em bons leitores e leitores com dificuldades de compreensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p63

Resumo

Neste artigo, investigamos o nível de conhecimento de vocabulário e a capacidade de integração lexical de bons e maus compreensores na 8ª série do Ensino Fundamental. Os participantes foram avaliados nas seguintes tarefas: compreensão de leitura, compreensão auditiva, decodificação, vocabulário, integração léxico-semântica e detecção de incongruências. A comparação de desempenho revelou que bons compreensores tiveram um desempenho significativamente melhor do que maus compreensores nas medidas de vocabulário e integração. A diferença na precisão das tarefas de integração permaneceu significativa após o controle do conhecimento das palavras. Os resultados sugerem que bons e maus compreensores se diferenciam não apenas no conhecimento semântico lexical, mas também no processamento léxico-semântico.
     

Biografia do Autor

Lucilene Bender de Sousa, Instituto Federal Rio Grande do Sul - IFRS

Doutora em Linguística pela PUCRS com sanduíche na Universidade de Pittsburgh, Learning Research and Development Center (LRDC). Possui mestrado em Letras, área de concentração em Leitura e Cognição, e graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de ensino tanto de língua materna quanto de língua estrangeira. Atualmente atua 40 horas dedicação exclusiva no IFRS. Tem como área de pesquisa a Psicolinguística, em especial aquisição da linguagem, leitura e cognição.

Lilian Cristine Hübner, PUCRS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Habilitação Português-Inglês - Univates (1993), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) (bolsa CAPES) e doutorado em Letras (Inglês e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Concluiu o Doutorado Sanduíche (bolsa CAPES) em 2006 na Universidade de Montreal, mais especificamente no CRIUGM (Centre de Recherche institute universitaire de gériatrie de Montreal). Em 2009-2010 desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na mesma universidade (bolsa CAPES). Em 2017 desenvolveu Estágio de Pós-Doutoramento Sênior (bolsa CAPES) na Université Pierre et Marie Curie (INSERM - Institut du Cerveau et de la Moèlle Epinière (ICM)) em Paris). Desenvolve projetos em parceria com o CRIUGM, Universidade de Montreal, City University of New York (CUNY), University of Boston e Univertité Laval. É professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenadora do Curso de Letras da Escola de Humanidades, onde atua como docente, assim como no PPGL É bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2013. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem-envelhecimento-escolaridade, aquisição de língua estrangeira, bilinguismo e multilinguismo, processos cognitivos ligados ao processamento da linguagem no CCL, na Doença de Alzheimer e na Afasia Primária Progressiva, adaptação e elaboração de instrumentos de avaliação da linguagem típica e atípica.

Roselaine Berenice Ferreira da Silva, UNISC

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2008). Professora-adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), no Curso de Psicologia, lecionando disciplinas relacionadas à Avaliação Psicológica. Realiza pesquisas com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Desenvolvimento Infantil e Validação de Instrumentos Psicológicos. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica e do Laboratório de Mensuração e Testagem Psicológica da UNISC. Membro da International Test Commission (ITC). Diretora Científica e de Ensino da Pronty-Assessoria Organizacional, desenvolvendo atividades de formação para Psicólogos, além de Avaliação Psicológica para fins de Seleção de Pessoal, Desenvolvimento de Talentos e de Liderança. Assessora Escritório de Advocacia Criminal com elaboração de laudos e pareceres psicológicos.

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Publicado

2020-01-31