Integração léxico-semântica em bons leitores e leitores com dificuldades de compreensão
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p63Resumo
Neste artigo, investigamos o nível de conhecimento de vocabulário e a capacidade de integração lexical de bons e maus compreensores na 8ª série do Ensino Fundamental. Os participantes foram avaliados nas seguintes tarefas: compreensão de leitura, compreensão auditiva, decodificação, vocabulário, integração léxico-semântica e detecção de incongruências. A comparação de desempenho revelou que bons compreensores tiveram um desempenho significativamente melhor do que maus compreensores nas medidas de vocabulário e integração. A diferença na precisão das tarefas de integração permaneceu significativa após o controle do conhecimento das palavras. Os resultados sugerem que bons e maus compreensores se diferenciam não apenas no conhecimento semântico lexical, mas também no processamento léxico-semântico.Referências
Catts, H. W., Adlof, S. M., & Weismer, S. E. (2006). Language deficits in poor comprehenders: A case for the simple view of reading. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 278-293.
Ehrlich, M. F., Remond, M., & Tardieu, H. (1999). Processing of anaphoric devices in young skilled and less skilled comprehenders: Differences in metacognitive monitoring. Reading and Writing, 11(1), 29-63.
Elman, J. L. (2009). On the meaning of words and dinosaur bones: lexical knowledge without a lexicon. Cognitive Science, 33 (1), 1-36.
Ericsson, K. A., & Simon, H. A. (1984). Protocol analysis: Verbal reports as data. The MIT Press.
Finger-kratochvil, C. (2010). Estratégias para o desenvolvimento da competência lexical: relações com a compreensão em leitura. Faculdade de Letras, UFSC, Florianópolis.
Henderson, L., Snowling, M., & Clarke, P. (2013). Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Scientific Studies of Reading, 17(3), 177-198.
Kintsch, W. (1998). Comprehension: A paradigm for cognition. Cambridge University press.
Nation, K., & Snowling, M. J. (1998). Semantic processing and the development of word-recognition skills: Evidence from children with reading comprehension difficulties. Journal of Memory and Language, 39(1), 85-101.
Nation, K., & Snowling, M. J. (1999). Developmental differences in sensitivity to semantic relations among good and poor comprehenders: Evidence from semantic priming. Cognition, 70(1), B1-B13.
Perfetti, C. A; Hart, L. (2001). The lexical bases of comprehension skill. In: D. Gorfien (Ed.). On the consequences of meaning selection. Washington, DC: American Psychological Association, pp. 67-86.
Perfetti, C. A; Hart, L. (2002). The lexical quality hypothesis. In: L. Verhoeven, C. Elbro, P. Reitsma. (Ed.). Precursors of functional literacy. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing, pp. 189-213.
Perfetti, C., Yang, C. L., & Schmalhofer, F. (2008). Comprehension skill and word‐to‐text integration processes. Applied Cognitive Psychology: The Official Journal of the Society for Applied Research in Memory and Cognition, 22(3), 303-318.
Perfetti, C., & Stafura, J. (2014). Word knowledge in a theory of reading comprehension. Scientific Studies of Reading, 18(1), 22-37.
Pimperton, H., & Nation, K. (2010). Understanding words, understanding numbers: An exploration of the mathematical profiles of poor comprehenders. British Journal of Educational Psychology, 80(2), 255-268.
Ricketts, J., Sperring, R., & Nation, K. (2014). Educational attainment in poor comprehenders. Frontiers in Psychology, 5, 445.
Salles, J. F. D., Piccolo, L. D. R., Zamo, R. D. S., & Toazza, R. (2013). Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 13(2), 397-419.
Salles, J. F. D., & Parente, M. A. D. M. P. (2002). Relação entre os processos cognitivos envolvidos na leitura de palavras e as habilidades de consciência fonológica em escolares. Pró-fono, 14(2), 175-186.
Spencer, M., Wagner, R. K., & Petscher, Y. (2018). The reading comprehension and vocabulary knowledge of children with poor reading comprehension despite adequate decoding: Evidence from a regression-based matching approach. Journal of Educational Psychology, 1-14.
Stafura, J. Z., Rickles, B., & Perfetti, C. A. (2015). ERP evidence for memory and predictive mechanisms in word-to-text integration. Language, Cognition and Neuroscience, 30(10), 1273-1290.
Sousa, L. B. (2015). A relação entre compreensão leitora, conhecimento e integração léxico-semântica. (Doctoral Dissertation). Retrieved from Repositório Institucional PUCRS. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/7740.
Yang, C. L., Perfetti, C. A., & Schmalhofer, F. (2005). Less skilled comprehenders’ ERPs show sluggish word-to-text integration processes. Written Language & Literacy, 8(2), 157-181.
Wechsler, D. (2002). WISC-III-Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças-3ª Edição. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.