Tecnologia e Metodologia no Ensino de Inglês: Impactos da Globalização e da Internacionalização

Autores

  • Kyria Rebeca Finardi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Carolina Porcino PPGEL - UFES

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2014n66p239

Resumo

 

O artigo reflete sobre o papel das tecnologias nas diversas metodologias de ensino de inglês e sobre o impacto da globalização e internacionalização na educação em geral e no ensino de inglês em especial. O estudo é baseado no pressuposto de que o acesso à informação e à tecnologia é necessário para a construção de capital social (WARSCHAUER, 2003) e que esse acesso exige algum conhecimento de inglês e letramento digital (FINARDI; PREBIANCA; MOMM, 2013). Partimos de uma revisão bibliográfica sobre o uso de metodologias no ensino de inglês e do papel das tecnologias nessas metodologias para propor que tanto a resistência a quanto o uso acrítico de tecnologias pode ter consequências negativas tanto para o desenvolvimento da proficiência em inglês quanto para o desenvolvimento social do Brasil. O estudo conclui que na era do pós método (BROWN, 2002; KUMARAVADIVELO, 2003) e da informação (LEVY, 1999) as tecnologias têm um papel relevante e crucial que deve ser considerado criticamente nas metodologias de ensino de línguas. O estudo sugere ainda que o uso informado de tecnologias e metodologias, aliado ao ensino de inglês como língua internacional são essenciais para alavancar o desenvolvimento e a internacionalização da educação no Brasil de forma crítica em relação aos efeitos da globalização.

Biografia do Autor

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Linguagens e Cultura e Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGEL) e Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UFES

Maria Carolina Porcino, PPGEL - UFES

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2014-07-21