Desafios à educação para a autoria na esfera acadêmica

Autores

  • Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p63

Resumo

Este artigo tem como tema ‘a educação para a autoria na universidade’; organiza-se para responder à seguinte questão-problema: Que desafios se colocam à educação para a autoria na esfera acadêmica hoje? Para tanto, o texto se delineia a partir de uma filiação teórico-epistemológica de base histórico-cultural, contemplando uma abordagem compreensivista na geração e na análise dos dados, os quais derivam de um conjunto de estudos já consolidados ou em fase de consolidação no Grupo de Pesquisa ‘Cultura Escrita e Escolarização’ da Universidade Federal de Santa Catarina. Como resposta à questão-problema, argumenta-se haver, dentre outros tantos, três grandes desafios de substantiva relevância na educação para a autoria: (i) apropriação de conhecimentos tensionada por fundamentos relativistas na esfera escolar; (ii) expectativas acadêmicas nas relações com posturas de condescendência; e (iii) atenção seletiva como contraface da ausculta. Defende-se que uma educação para a autoria nessa esfera implica a ampliação de repertório cultural dos sujeitos ao longo de seu percurso formativo na busca por consolidar uma condição de autonomia em relação à heteronomia nessa mesma esfera.

Biografia do Autor

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Filosofia da Linguagem na Università degli Studi Aldo Moro, na Itália. É professora da Universidade Federal de Santa Catarina com experiência na área de Linguística e Letras. Tem interesse por estudos sobre ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, estudos acerca de relações entre cultura escrita, formação humana integral e processos de escolarização; interessa-se, ainda, por temas relacionados a formação de professores de Língua Portuguesa, alfabetismo e usos sociais da escrita.

Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários da UFSC; e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Penn State University. É professora associada do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC, com experiência em ensino presencial e a distância. Seu interesse de pesquisa centra-se na área de formação de professores de línguas, da preparação às práticas ao desenvolvimento profissional do professor de línguas em contextos pré-serviço e em-serviço. 

 

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Publicado

2016-09-27

Edição

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Artigos