Manufaturando dissidência: performance e política em the Noam Chomsky Lectures

Autores

  • Sonia Torres Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Letras Estrange

Resumo

Este ensaio discute a peça The Noam Chomsky Lectures, escrita e encenada pelos atores canadenses Guillermo Verdecchia e Daniel Brooks. Concebida como um “workshop perpétuo”, a obra dos dois autores/atores, em forma de “palestra” sobre a obra do conhecido intelectual Noam Chomsky, aponta para o político enquanto necessidade do dia-a-dia, ou política como “performatividade”, e encena/ensina como resistir à “manufatura do consentimento”. Através de uma forma original de fazer teatro político, a dupla de atores/personagens desenvolve uma maneira alternativa de alertar a platéia para o bombardeio gradual e uniforme da informação, cujos conteúdos são filtrados e homogeneizados, em detrimento das políticas de diversidade do mundo atual, e desconstrói as “ilusões necessárias” do povo canadense, de não-cumplicidade com este modelo. Palavras-chaves: performance e mídia; teatro político; teatro didático; “manufatura do consentimento”; “ilusões necessárias”; EUA e Canadá; política externa.

Biografia do Autor

Sonia Torres, Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Letras Estrange

Sonia (Regina Aguiar) Torres (da Cruz) concluiu o doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1998.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos