Observing efl classrooms in primary or secondary schools: a research task in applied linguistics

Autores

  • Viviane Heberle Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

Resumo

Neste trabalho, com base em princípios da gramática funcional de Halliday e de análise crítica do discurso, bem como minha experiência em Lingüística Aplicada, discuto questões relacionadas à observação de aulas de inglês como língua estrangeira. A análise (de cunho etnográfico) surge de discussões nas minhas aulas de Lingüística Aplicada e de relatos de alunos sobre as aulas observadas. O estudo visa contribuir para uma conscientização da relevância de uma prática educacional que vai além de, por exemplo, mera listagem de pronomes pessoais com as formas do verbo to be, para uma discussão de tópicos que possam, de alguma forma, integrar perspectivas socioculturais na educação de professores de inglês como língua estrangeira.

Biografia do Autor

Viviane Heberle, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1974), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e pós-doutorado em Letramento visual (2004) pela University of Sydney, Austrália.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos