On student engagement in whole-class oral interaction: from classroom discourse and sociocultural aspects to implications for language learning

Autores

  • Douglas Altamiro Consolo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Este artigo relata um estudo sobre interação em sala de aula em um contexto de inglês como língua estrangeira, no Brasil. O estudo, de natureza etnográfica, analisa aulas gravadas, entrevistas e questionários respondidos pelos alunos. As regras sociais que permeiam a interação em sala de aula geralmente determinam uma relação assimétrica entre professor e alunos, embora seja possível, com base nos dados obtidos, criar-se uma atmosfera de cooperação, na qual uma interação caracterizada por padrões verbais menos assimétricos possa ocorrer. Tal atmosfera, determinada por fatores lingüísticos, pedagógicos, psicológicos e sociais, favorece a produção verbal dos alunos. Os dados sugerem relações entre as visões dos alunos sobre aprendizagem de línguas, seu engajamento no discurso de sala de aula e possíveis implicações para o desenvolvimento da competência em língua estrangeira.

Biografia do Autor

Douglas Altamiro Consolo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Douglas Altamiro Consolo concluiu o doutorado em Lingüística Aplicada / TEFL - University of Reading em 1996. Possui título de Livre-Docente em Língua Inglesa pela UNESP (2004). Atualmente é Professor Adjunto - RDIDP da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Publicou 26 artigos em periódicos especializados e 80 trabalhos em anais de eventos. Possui 9 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 172 itens de produção técnica. Participou de inúmeros eventos especializados, no Brasil e no exterior. Orientou 12 dissertações de mestrado, além de ter orientado 04 trabalhos finais de pós-graduação lato sensu e 21 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Lingüística e Letras. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Em suas atividades profissionais interagiu com 56 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: língua estrangeira, formação de professores, língua inglesa, aprendizagem, ensino, interação, avaliação, EFL, teacher development e crenças.

Mais informações:Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos