Variação sob uma perspectiva psicolinguística: concordância numérica no português brasileiro e o impacto da escolarização
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p101Resumo
Este artigo discute o impacto da escolaridade na produção de concordância numérica em português do Brasil (BP) por alunos da 6ª série no Rio de Janeiro. O acordo de número na BP pode variar entre: (a) redundante, a variedade padrão ou (b) não- formulários redundantes e não padronizados. Essa variação é influenciada pelo status socioeconômico (SES) dos palestrantes e pelo nível educacional. Os resultados de um experimento de produção realizado com alunos da 6ª série sugerem influência do SES / tipo de escola e desempenho acadêmico na produção da linguagem; os efeitos da escolaridade e da consciência metalinguística são discutidos. É apresentado um relato da produção da linguagem, que combina os modelos L1 e L2 da produção da fala, considerando a possibilidade da coexistência de variedades em um único falante ser semelhante ao bilinguismo.Referências
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