Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação é uma publicação periódica do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) que tem como missão contribuir para a disseminação e promoção de novos conhecimentos em Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas correlatas.

Recebe prioritariamente originais inéditos de artigos resultantes de pesquisa científica, ensaios de caráter teórico fundamentados em revisão de literatura e estudos de caso. Todos eles, preferencialmente, com pelo menos um dos autores com título de doutor.

 

Políticas de Seção

Artigo

Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...) concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

Texto resultante de reflexão teórica que aprofunda um tema ou nova abordagem de um tema importante para o debate acadêmico na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudo de Caso

Texto resultante da apresentação de uma experiência profissional, baseada no estudo de casos concretos e com comentários de interesse para o exercício da atividade profissional da área. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Encontros Bibli adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review).

Os originais são pré-avaliados pelos Editores que terão em consideração: originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais. Caso contrário os autores serão notificados num prazo de 15 dias com a rejeição e arquivamento do artigo.

Se obtiver uma avaliação positiva o manuscrito aprovado será encaminhado para dois pareceristas externos à Encontros bibli, aos quais caberá, num prazo de até 30 dias, a análise, aprovação (com ou sem modificações) ou recusa do mesmo. Quando for preciso os editores poderão solicitar a participação de mais avaliadores. O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará ao autor da “Aceitação sem alterações”, “Aceitação com pequenos ajustes”, “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas) ou “Rejeição” e arquivamento do mesmo.

No caso de “Aceitação com pequenos ajustes”, o autor terá um prazo de 21 dias para encaminhar à Encontros Bibli o manuscrito revisto. O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito verificará se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceristas, e informar se o texto foi aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.

No caso de na avaliação final o manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado sobre o motivo da recusa.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os Editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela revista.

Os editores se reservam o direito a rejeitar aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras em qualquer parte do processo aonde se identifique.

O tempo médio de resposta desde a aceitação do original até a confirmação de publicação é de aproximadamente 120 dias.

Conflito de interesse

No caso de conflito de interesse por parte dos revisores, os Editores encaminharão o manuscrito a outro revisor.

 

Periodicidade

Encontros Bibli é uma publicação quadrimestral que adota a modalidade de publicação continuada.

 

Política de Acesso Livre

Encontros Bibli proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

A Encontros Bibli se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Ética e boas práticas para publicação

Editores

A prática editorial e a relação do editor com autores e avaliadores estão amparadas no Guia para editores do Committee on Publication Ethics (COPE).

Toda decisão editorial é fundamentada na originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais para atendimento do escopo da revista.

Avaliadores

A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos.

As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade. A Encontros Bibli oferece, no entanto, a opção de publicar anonimamente o parecer juntamente ao artigo, caso o avaliador desejar.

O avaliador deve se certificar e informar aos editores de qualquer potencial conflito de interesse antes do aceite da avaliação ou durante o processo.

Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo avaliado, o avaliador deve comunicar o editor. Exemplos de possíveis irregularidades são: identificação de plágio; fabricação e/ou falsificação dos resultados; publicação redundante.

Não são aceitos pareceres que não estejam suficientemente justificados.

Durante os números de 2019 e 2020 a Encontros Bibli ofertará aos avaliadores a possibilidade de publicar anonimamente alguns dos seus pareceres como documento suplementar do artigo, abrindo assim algumas das avaliações para o público. A equipe editorial se reserva o direito de publicar aqueles que forem considerados oportunos.

Autores

A indicação de autoria em um artigo científico, seguindo o Guia pra autores da COPE (inglês), se deve apenas àqueles que:

a) contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados apresentados);

b) participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo;

c) responsabilizam-se pela autoria a fim de garantir exatidão e integridade do artigo.

O(s) autor(es) deve(m) declarar a  existência de conflito de interesses quando for o caso, utilizando o campo apropriado disponível no template notas da obra que será enviado como documento suplementar do artigo, e também no campo correspondente do sistema durante o processo de  submissão.

Os autores têm a possiblidade de fazer uma publicação ampliada disponibilizando seus dados de pesquisa como documento suplementar, sempre que se apresente em um formato aberto (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_open_formats) e se adicione a referência bibliográfica do artigo no suplemento (quando for possível).

Retratação e manifestação de preocupação

O editor tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta identificada. Esta investigação se estende tanto às submissões quanto aos artigos publicados.

Encontros Bibli tem como instrumento os fluxogramas COPE para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução dos casos. Também adota o Guia pra registro e publicação de retratação do Scielo.

 

Artigos apresentados em eventos científicos

Encontros Bibli não aceita artigos já apresentados na íntegra em eventos científicos. Apenas serão aceitas aquelas comunicações não apresentadas na íntegra, como os “short papers” ou resumos, sempre que os trabalhos sejam reelaborados, ampliados e que as modificações sejam significativas pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim passível de ser aceito para avaliação.

Os autores tem a obrigação de informar o evento (nome e link do site) onde foi apresentada a comunicação no processo de submissão do artigo, no campo “comentários ao editor” do sistema.

Caso o manuscrito seja aceito será mencionado em nota de rodapé que é oriundo de apresentação realizada no referido evento científico.

 

Avaliação Qualis (CAPES)

Último QUALIS (2017):

A2 Comunicação e Informação

B2 Administração, Ciências Contábeis e Turismo

 

Indicadores

A Revista Encontros Bibli possui um índice H de 28 e o Índice i10 de 109, formulado a partir do Google Acadêmico em fevereiro de 2019.

 

Estatísticas e Métricas

Awstats - julho 2008 - junho 2017

Google Acadêmico - Artigos mais citados

Metabase - Estatísticas Counter e Google Analytics - 2017 - presente

 

Taxas para submissão e publicação de textos

A Encontros Bibli não cobra taxas de submissão e procesamento de artigos (APCs).