A interface entre inteligência artificial e letramento informacional no ensino superior: contextos, avanços e desafios inter e multidisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103105Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Ensino Superior, Letramento Informacional, Personalização do Aprendizado, Pensamento CríticoResumo
Objetivo: Este artigo aborda a interface entre Inteligência Artificial (IA) e Letramento Informacional no Ensino Superior, considerando contribuições tecnológicas recentes. Busca-se identificar como a IA pode personalizar o aprendizado, melhorar a avaliação de fontes e apoiar o desenvolvimento do pensamento crítico no contexto acadêmico em que o conceito de Letramento Informacional (LI) está inserido.
Método: A pesquisa, de abordagem interdisciplinar, respeita as epistemologias dos campos envolvidos e investiga o fenômeno da IA no Ensino Superior em sua relação com o LI. Realizou-se uma análise documental e bibliográfica interpretativa com base nos dados do Google Acadêmico e do Portal de Periódicos da Capes, incluindo a plataforma Scielo. Especialistas foram consultados para indicar materiais relevantes, e instituições nacionais e internacionais, como a UNESCO, forneceram manuais instrucionais e referências.
Resultado: Os resultados mostram que a IA tem grande potencial para personalizar o aprendizado e aprimorar a curadoria de conteúdos informacionais, aumentando a capacidade crítica dos estudantes quando bem utilizada.
Conclusões: O estudo destaca que a IA pode ser uma ferramenta essencial para promover uma formação acadêmica mais crítica e autônoma. Sugere-se ampliar sua integração no Ensino Superior, considerando questões éticas e de acessibilidade.
Downloads
Referências
ADETAYO, A. J. Artificial intelligence chatbots in academic libraries: the rise of ChatGPT. Library Hi Tech News, [S. l.], n. 3, p. 18-21, 2023. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ez24.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 23 dez. 2024.
ALVES, M. de S.; MACEDO, M. do S. A. N.; GALINDO, M. A chegada da information literacy no Brasil: apropriação conceitual e implicações para as traduções. Páginas a&b. Arquivos & Bibliotecas, n. 20, p. 302-334, 2023. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/13468. Acesso em: 23 dez. 2024.
ANDRADE, M. V. M.; SANTOS, A. R. Tendências da aplicação da Inteligência Artificial na Biblioteca Universitária: primeiras aproximações. XXII Seminário de Bibliotecas Universitárias, 28/dez. a 01/12, 2023, Florianópolis (SC). Anais eletrônico [...]. Disponível em: https://anaiscbbd.emnuvens.com.br/snbu2023/article/view/2837. Acesso em: 23 dez. 2024.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information Literacy Competency Standards for Higher Education. 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/server/api/core/bitstreams/ce62c38e-971a-4a98-a424-7c0d1fe94d34/content. Acesso em: 23 dez. 2024.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Framework for Information Literacy for Higher Education, 2015. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 23 dez. 2024.
AZAMATOVA, A. et al. The effect of using artificial intelligence and digital learning tools based on project-based learning approach in foreign language teaching on students' success and motivation. International Journal of Education in Mathematics, Science, and Technology (IJEMST), v. 11, n. 6, p. 1458-1475, 2023.Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1407202.pdf. Acesso em: 23 dez. 2024.
BARUS, S. P.; SURIJATI, E. Chatbot with Dialogflow for FAQ Services in Matana University Library. International Journal of Informatics and Computation (IJICOM), v. 3, n. 2, dez. 2021. Disponível em: https://ijicom.respati.ac.id/index.php/ijicom/article/view/43. Acesso em: 23 dez. 2024.
BRASIL. Projeto de Lei n.º 21/2020. Marco Legal da Inteligência Artificial. Câmara dos Deputados. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2236340 Acesso em: 23 dez. 2024.
CHALIHA, A. et al. Innovative approaches to information literacy: enhancing skills in the digital age. Library Progress International, v. 44, n. 3, jul-dez 2024.
DAVIS, V. WCET Primer for Higher Education: General Brief on Generative Al. WCET Resources, Mach 2023. Disponível em: https://wcet.wiche.edu/resources/wcet-brief-on-generative-ai/. Acesso em: 23 dez. 2024.
DEWEY, J. How We Think. New York: Prometheus Books, 1910.
DIVINO, S. Inteligência Artificial generativa no Ensino Superior: diretrizes para superação dos dilemas didáticos, éticos e legais.Revista Pedagogía Universitaria y Didáctica del Derecho, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://pedagogiaderecho.uchile.cl/index.php/RPUD/article/view/74070/76728. Acesso em: 23 dez. 2024.
FERREIRA, M. et. al. Inteligência Artificial na Educação Superior: avanços e dilemas na produção acadêmica. EmRede – Revista de Educação a Distância, n. 11, 2024. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1019. Acesso em: 23 dez. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
HICKS, A. et al. Leveraging information literacy: mapping the conceptual influence and appropriation of information literacy in other disciplinary landscapes. Journal of Librarianship and Information Science, v. 55, n. 3, 2023.
HOLMES, W.; BIALIK, M; FADEL, C. Artificial Intelligence in Education: Promises and implications for teaching and learning. Center for Curriculum Redesign, 2019.
HSIEH, M. L.; DAWSON, P. H.; YANG, S. Q. The ACRL Framework successes and challenges since 2016: a survey.The Journal of Academic Librarianship, v. 47, n. 2, mar. 2021.
HIRVONEN, N. Information literacy after the AI revolution. Journal of Information Literacy v. 18 p. 1, p. 47-54, 2024.
JIAYU, Y. Challenges and Opportunities of Generative Artificial Intelligence in Higher Education Student Educational Management. Advances in Educational Technology and Psychology, v. 7, n.9, 2023.
KAUFMAN, D. Inteligência Artificial: repensando a mediação. Braz. J. of Develop, Curitiba, v. 6, n. 9, p. 67621-67639, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16481. Acesso em: 23 dez. 2024.
LUCKIN, R. et al. Intelligence Unleashed: An Argument for AI in Education. Pearson Education, 2016.
LUSTOSA, M. de M.; FARIAS, M. G. G.; FARIAS, G. B. de. Inteligência Artificial e comunicação científica: uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v.18, publicação contínua, p. 1-40, 2024.
MOREIRA, J. R.; RIBEIRO, J. B. P. Letramento e competência informacional e as relações éticas na gestão da informação e do conhecimento no contexto da Inteligência Artificial. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 17, publicação contínua, p. 1-20, 2023.
NICOLELIS, M. O verdadeiro criador de tudo: como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos. São Paulo: Editora Crítica, 2020.
PATRA, S. K.; KIRTANIA, D. K. OpenAI ChatGPT generated content and similarity index: a study of selected terms from the library & information science. Annals of Library and Information Studies, v. 70, p. 99-101, jun. 2023.
RUSSELL, S.; NORVIG, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach. 4th ed. Pearson, 2021.
SANCHES, T.; CHAN, E. Higher Education students' perceptions towards Information Literacy: a study in Macau. Ibersid, Macau, v. 17, n. 2, p. 41-48, 2023.
SAYAD, A. L. V. Inteligência Artificial e pensamento crítico. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2023.
SEALE, M. Critical library instruction, causing trouble, and institutionalization. Communications in Information Literacy, Buffalo, v. 14, n. 1, p. 75-85, 2020.
SEBESTA, J.; DAVIS, V. L. Supporting Instruction and Learning Through Artificial Intelligence: A Survey of Institutional Practices & Policies. WICHE Cooperative for Educational Technologies. WCET. 2023.
SILVA, V. F. da; TEIXEIRA, M. do R. F. Ações, emoções e atos no processo de busca da informação: um estudo do comportamento informacional dos alunos de ciências biológicas da UFRPE. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 28, fluxo contínuo, 2023.
TRINDADE, A. S. C. E. da; OLIVEIRA, P. de O. Inteligência artificial (IA) generativa e competência em informação: habilidades informacionais necessárias ao uso de ferramentas de IA generativa em demandas informacionais de natureza acadêmico-científica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 29, 2024.
TURING, A. Computing machinery and intelligence. Mind, v. 49, p. 433-460, 1950.
UNESCO. Comissão Mundial da UNESCO sobre a Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico. 2019. Estudo preliminar sobre a ética da Inteligência Artificial. Disponível em: https://unesdoc.unesco. org/ark:/48223/pf0000367823. Acesso em: 23 dez. 2024.
UNESCO. ChatGPT e inteligência artificial na educação superior: guia de início rápido. Editores: E. Sabzalieva e A. Valentini. Paris:
UNESCO International Institute for Higher Education in Latin America and the Caribbean, 2023. 14 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/. Acesso em: 23 dez. 2024.
VALENTE, C. J. N.; SARTORI, R. Direitos autorais e Inteligência Artificial: uma análise bibliométrica. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, v. 18, publicação contínua, p. 1-30, 2024.
VILAÇA, M. M.; KARAINSKI, M.; CANDIOTTO, K. B. B. Reflexões sobre o futuro da Inteligência Artificial: uma entrevista com Luciano Floridi. Unisinos Journal of Philosophy, v. 25 n. 1 p. 1-13, 2024.
ZURKOWSKI, P. The information service environment relationships and priorities: report 5. Washington, D. C.: National Commission on Libraries and Information Science, nov. 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro, Marcos Rogério Martins Costa, Maria Albeti Vieira Vitoriano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.