A interface entre inteligência artificial e letramento informacional no ensino superior: contextos, avanços e desafios inter e multidisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103105

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Ensino Superior, Letramento Informacional, Personalização do Aprendizado, Pensamento Crítico

Resumo

Objetivo: Este artigo aborda a interface entre Inteligência Artificial (IA) e Letramento Informacional no Ensino Superior, considerando contribuições tecnológicas recentes. Busca-se identificar como a IA pode personalizar o aprendizado, melhorar a avaliação de fontes e apoiar o desenvolvimento do pensamento crítico no contexto acadêmico em que o conceito de Letramento Informacional (LI) está inserido.

Método: A pesquisa, de abordagem interdisciplinar, respeita as epistemologias dos campos envolvidos e investiga o fenômeno da IA no Ensino Superior em sua relação com o LI. Realizou-se uma análise documental e bibliográfica interpretativa com base nos dados do Google Acadêmico e do Portal de Periódicos da Capes, incluindo a plataforma Scielo. Especialistas foram consultados para indicar materiais relevantes, e instituições nacionais e internacionais, como a UNESCO, forneceram manuais instrucionais e referências.

Resultado: Os resultados mostram que a IA tem grande potencial para personalizar o aprendizado e aprimorar a curadoria de conteúdos informacionais, aumentando a capacidade crítica dos estudantes quando bem utilizada.

Conclusões: O estudo destaca que a IA pode ser uma ferramenta essencial para promover uma formação acadêmica mais crítica e autônoma. Sugere-se ampliar sua integração no Ensino Superior, considerando questões éticas e de acessibilidade.

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Biografia do Autor

Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB) (2022). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2014). Especialista em Ciência Política pela UnB (2003). Graduada em Administração pela União Educacional de Brasília (UNEB, 2000). Servidora da Universidade de Brasília por 42 anos, recebeu dois prêmios de "Prata da Casa" por 25 anos de serviços prestados à UnB e "Ouro da Casa" por 40 anos de serviços prestados. Atuou na Reitoria da UnB, na Editora Universidade de Brasília, na Secretaria de Patrimônio Imobiliário, e aposentou-se em 2023 na Secretaria de Tecnologia da Informação - STI. Possui experiência na área administrativa e de gestão de pessoas. Tem interesse pelos temas: letramento informacional, com ênfase em comportamento informacional (busca e uso da informação), comunicação científica, mídia e educação, formação de professores, aprendizagem educacional, metacognição e metaletramento.

Marcos Rogério Martins Costa, Universidade de Brasília

Doutor e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) com Estágio Pós-doutoral em Letramento científico, pela Universidade de Brasília (UnB). É graduado em Letras (Português/Linguística) pela USP e em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Atua, atualmente, como professor colaborador no Instituto de Física da Universidade de Brasília no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Entre 2020 e 2021, foi professor substituto no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). É CEO e fundador da startup Escrita com Ciência, desde 2020. Pertence à Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo, e à Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes (ANACLA), ocupando a cadeira 7, cujo patrono é José Saramago. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias.

Maria Albeti Vieira Vitoriano, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação, pela Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Licenciada em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização em Engenharia de Computação, com ênfase em Redes de Computadores, pela USP/FIA e MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação (AESI), pela Fundação Getúlio Vargas. Certificada em ITIL e COBIT Foundation, Gerenciamento de Projetos (PMP) e Coach Ontológico pela Escola Newfield do Chile. Atuou como Consultora, Gerente Executiva e Gerente Geral da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Banco do Brasil S.A e como Superintendente de TIC do Banco Cooperativo do Brasil S.A. Consultora ad hoc do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

PINHEIRO, Maria Heldaiva Bezerra; COSTA, Marcos Rogério Martins; VITORIANO, Maria Albeti Vieira. A interface entre inteligência artificial e letramento informacional no ensino superior: contextos, avanços e desafios inter e multidisciplinares. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 30, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e103105. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103105. Acesso em: 23 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossier: Os novos cenários da sociedade digital diante do desafio da Inteligência Artificial Gerativa