Zerar o número de municípios brasileiros sem Bibliotecas - análise do discurso do Presidente Lula

Autores

  • Ludmila Almeida Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil
  • Gustavo Grandini Bastos Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil
  • Lucilia Maria de Sousa Romão Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n26p229

Palavras-chave:

Discurso, Sentido, Biblioteca, Governo Lula, Livros

Resumo

Neste trabalho buscamos analisar, à luz da Análise do Discurso de filiação francesa, enunciados colhidos em meios de comunicação de massa em formato eletrônico (Portão de Notícias G1, O Globo). Investigamos a maneira como as bibliotecas são faladas em depoimentos oficiais do presidente Lula e o modo como são designados os programas oficiais de distribuição de livros que, em âmbito nacional, repetem sentidos tidos como legitimados pela ideologia dominante. Dentre eles, destacamos o efeito de redução do conceito de biblioteca à existência de acervo, o que nos faz buscar apoio em algumas noções da Biblioteconomia. Observamos que o discurso sobre a biblioteca, no âmbito oficial, apaga e silencia outros sentidos possíveis para significar a leitura, especialmente marcando um apagamento do prazer e da presença de um profissional nessa unidade informacional. Nosso interesse debruça-se sobre o gesto de interpretar esse processo, não do ponto de vista da análise dos conteúdos das declarações do maior mandatário do país, mas de observar como estão postas em movimento as formações imaginárias e discursivas (Pêcheux, 1969) sobre a biblioteca, que apareceram nos enunciados escolhidos para a constituição do nosso corpus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Almeida, Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil

Discente do Curso de Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) Bolsista de Iniciação Científica Santander.

Gustavo Grandini Bastos, Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil

Discente do Curso de Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) Bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq.

Lucilia Maria de Sousa Romão, Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil

Docente do curso de graduação em Ciências da Informação e da Documentação e da pós-graduação em Psicologia da Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Professora colaboradora do mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

ALMEIDA, Ludmila; BASTOS, Gustavo Grandini; ROMÃO, Lucilia Maria de Sousa. Zerar o número de municípios brasileiros sem Bibliotecas - análise do discurso do Presidente Lula. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 229–242, 2008. DOI: 10.5007/1518-2924.2008v13n26p229. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n26p229. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.