A importância da cultura na adoção tecnológica, o caso do Technology Acceptance Model (TAM)

Autores

  • Patrícia Maria Silva Universidade Federal da Paraíba - (UFPB) - PB - Brasil
  • Guilherme Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba - (UFPB) - PB - Brasil
  • Manoel Raimundo Sena Junior Universidade Federal de Pernambuco - (UFPE) - PE - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n26p94

Palavras-chave:

Modelo de aceitação de tecnologia, Tecnologia da Informação, Sistemas de informação, Identidade cultura, Identidade cultural, Usuários

Resumo

O Technology Acceptance Model (TAM), ou seja, o modelo de aceitação de tecnologia é um dos modelos comportamentais mais usados no campo dos sistemas de informação no mundo. Ele foi projetado para compreender a relação causal entre variáveis externas de aceitação dos usuários e o uso real do sistema, buscando entender o comportamento deste usuário através do conhecimento da utilidade e da facilidade de utilização percebida por ele. Embora o TAM tenha sido desenvolvido na América do Norte e seja bem sucedido, são necessários alguns ajustes, quando aplicado fora da cultura norte-americana, pois as variáveis de aceitação e comportamentais não podem ser as mesmas em todas as culturas. O objetivo deste artigo é fazer uma breve revisão de literatura sobre o TAM e sua conveniência em outras culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Maria Silva, Universidade Federal da Paraíba - (UFPB) - PB - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB; Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela UFRN e Bibliotecária do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco.

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba - (UFPB) - PB - Brasil

Doutor em Ciência da Comunicação (Ciência da Informação) pela USP; Mestre em Administração pela Central Connecticut State University, USA; Graduado em Ciência da Computação pela UFPB campus II e Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB.

Manoel Raimundo Sena Junior, Universidade Federal de Pernambuco - (UFPE) - PE - Brasil

Doutor em Estatística pela UNICAMP, Professora do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2008-10-06

Como Citar

SILVA, Patrícia Maria; DIAS, Guilherme Ataíde; SENA JUNIOR, Manoel Raimundo. A importância da cultura na adoção tecnológica, o caso do Technology Acceptance Model (TAM). Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 94–100, 2008. DOI: 10.5007/1518-2924.2008v13n26p94. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n26p94. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)