Reflexões acerca da educação continuada em catalogação descritiva: um estudo em bibliotecas universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n42p109

Palavras-chave:

Catalogação Descritiva, Educação Continuada do bibliotecário, Bibliotecas Universitárias, Informação e Tecnologia

Resumo

A atividade de catalogação nas bibliotecas sempre evoluiu conforme as tecnologias utilizadas em cada época. Nas bibliotecas universitárias, o uso dos catálogos online permite melhor qualidade e celeridade na organização das informações. Para o bibliotecário responsável por essa atividade é fundamental acompanhar essas atualizações de forma a garantir a padronização no processo da descrição bibliográfica e de seus pontos de acesso. Verifica-se, no cenário atual, que o mercado de trabalho vem exigindo profissionais atualizados, impulsionando ao desenvolvimento da Educação Continuada. Nesse contexto, a pesquisa busca estudar a Educação Continuada em Catalogação Descritiva desenvolvida em Sergipe, no período de dez anos na esfera das bibliotecas universitárias públicas e privadas, com os objetivos de verificar a importância da Educação Continuada na Catalogação Descritiva, seus benefícios para o bibliotecário e sua influência na qualidade do Tratamento Descritivo da Informação (TDI). A metodologia caracteriza-se por ser descritiva e exploratória, a fim de buscar conhecimento teórico e empírico acerca do tema, utilizando-se da aplicação de questionário e o levantamento documental, para identificar e caracterizar o perfil do bibliotecário sergipano e suas necessidades de educação continuada. A análise dos resultados evidenciou que os bibliotecários e os órgãos de classe não reconhecem de forma efetiva a necessidade da Educação Continuada na Catalogação Descritiva, o que nos levou a definir que se faz necessária a união das organizações, dos órgãos de classe e das instituições de ensino, na criação de medidas que visem à promoção e à participação nesse processo. Assim, recomenda-se a proposta de criação e de desenvolvimento de um curso lato sensu que sustente e promova ações efetivas para a educação continuada dos bibliotecários no estado de Sergipe.

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Biografia do Autor

Fabiano Ferreira de Castro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação (UNESP)

Professor Adjunto do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Departamento de Ciência da Informação - UFSCar

Sandra Vieira Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Bacharela em Biblioteconomia e Documentação

Núcleo de Ciência da Informação (NUCI)

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

CASTRO, Fabiano Ferreira de; SANTOS, Sandra Vieira. Reflexões acerca da educação continuada em catalogação descritiva: um estudo em bibliotecas universitárias. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 42, p. 109–131, 2015. DOI: 10.5007/1518-2924.2015v20n42p109. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2015v20n42p109. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios