Ethics in Knowledge Organization: Two Conferences Point to a New Core in the Domain
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20nesp1p1Palavras-chave:
Ética na Organização da Informação, Organização do Conhecimento- SistemasResumo
Duas conferências, realizadas em 2009 e 2013 sob o título de "Ética na Organização da Informação (EIO)", reuniram profissionais e estudiosos da organização do conhecimento (KO) para discutir a questão da ética na de tomada de decisão durante processos de organização do conhecimento. Tradicionalmente, a noção de ética como um componente da organização do conhecimento tem ocupado uma espécie de posição coadjuvante. Conceitos como o de "garantias culturais" vão de encontro a conceitos como o de "garantias literárias", produzindo efeitos danosos em sistemas de organização do conhecimento. Neste artigo, ferramentas para visualização analítica de domínios são aplicadas às duas conferências EIO para demonstrar a importância potencial da ética na Organização do Conhecimento. A análise de palavras co-ocorrentes ajuda a visualizar o núcleo temático nos termos mais frequentemente utilizados: "user", "ethical", "knowledge", "national", "description", e "access". Pode-se perceber claramente uma trajetória multinível que incorpora "ethics" e "user",enquanto a tematicidade inclui todas as abordagens aplicáveis para KO, assim como um claro reconhecimento de identidades culturais nacionais, regionais e sociais. Outra abordagem para análise de domínio é examinar a semântica social (através da análise do registro público do discurso através de padrões de citação). Análises de co-citações de autores demonstra que as pesquisas estão ancoradas nos pressupostos teóricos básicos de KO, mas também trazer ideias de fora do domínio para carregar em os problemas da violência objetivo. a visualização da rede mostra como o trabalho sobre a ética na KO baseia-se nos princípios fundamentais da KO, mas que também buscam ideias externas ao domínio para lidar com problemas de violência objetiva. Os autores que participaram deste pequeno par de conferências estabeleceram um caminho para expandir a compreensão do papel da ética na Organização do Conhecimento.
Downloads
Referências
Beghtol, Clare. 2005. Ethical decision-making for knowledge representation and organization systems for global use,Journal of the American Society for Information Science and Technology 56: 903–12.
Beghtol, Clare. 2008. Professional values and ethics in knowledge organization and cataloging.Journal of information ethics17, no. 1: 12–19.
Hjørland, Birger. 2008. Deliberate bias in knowledge organization? In Arsenault, Clément and Joseph T. Tennis, eds. Culture and identity in knowledge organization: Proceedings of the Tenth International ISKO Conference, 5-8 August 2008, Montréal, Canada. Advances in Knowledge Organization 11.Würzburg: Ergon, pp. 256-61.
Lee, Hur-Li, ed. 2009. The ethics of information organization. Taylor and Francis. (Also published as Cataloging & Classification Quarterly 47 no. 7).
Mai, Jens-Erik. 2013. Ethics, values and morality in contemporary library classifications. Knowledge organization 40: 242-53.
Olson, Hope A. 1999. Exclusivity, teleology and hierarchy: our Aristotelean legacy. Knowledge organization 26: 65-73.
Ridi, Riccardo. Ethical Values for Knowledge Organization.Knowledge organization 40: 187-96.
Smiraglia, Richard P. 2012. Epistemology of Domain analysis. Chapter 6 in Smiraglia, Richard P. and Hur-Li Lee eds.,Cultural frames of knowledge. Würzburg: Ergon, pp. 111-24.
Smiraglia, Richard P. 2013. The Epistemological Dimension of Knowledge Organization.IRIS Revista de Informação, Memória e Tecnologia2 no. 1. Available: http://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/IRIS/article/view/498.
Tennis, Joseph T. 2013. Ethos and ideology of knowledge organization: toward precepts for an engaged knowledge organization. Knowledge organization 40: 42-49.
Žižek, Slavoj. 2008. Violence. New York: ProfileBooks.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Richard P. Smiraglia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.