O acesso aberto à luz dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia

Autores

  • Paulo Roberto Cintra Universidade Federal de São Carlos - UFSCar http://orcid.org/0000-0002-4447-3681
  • Ariadne Chloe Furnival Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Douglas Henrique Milanez Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p205

Palavras-chave:

Ciência, Comunicação Científica, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, Acesso Aberto, Periódico Científico, Sociologia

Resumo

O acesso aberto é um movimento em prol de uma literatura científica disponibilizada sem custos aos usuários e livre de restrições para seu reuso. Este ensaio tem por objetivo refletir sobre as mudanças trazidas pelo acesso aberto à comunicação científica à luz dos conceitos propostos pelos teóricos dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Para tanto, o estudo se baseou nos imperativos institucionais de Merton, nos conceitos de Bourdieu sobre capital simbólico e nos argumentos de Latour acerca do arregimento de aliados. Concluiu-se que o acesso aberto tem potencial para alterar as disparidades hierárquicas existentes entre os pares, uma vez que possíveis ganhos em visibilidade, legibilidade e acessibilidade dos artigos disponibilizados em livre acesso poderiam impactar positivamente na avaliação da produção do pesquisador junto às agências de fomento e instituições de ensino e, dessa forma, elevar seu capital científico.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Cintra, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Ariadne Chloe Furnival, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora-Associada do Depto. de Ciência da Informação

Douglas Henrique Milanez, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Engenharia de Materiais

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Publicado

2017-09-06

Como Citar

CINTRA, Paulo Roberto; FURNIVAL, Ariadne Chloe; MILANEZ, Douglas Henrique. O acesso aberto à luz dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 205–222, 2017. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n50p205. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p205. Acesso em: 28 mar. 2024.

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