Avaliação da Qualidade das Informações disponibilizadas no Portal da Transparência do Estado do Ceará

Autores

  • Ramon Jorge de Souza Universidade Federal do Ceará
  • Reuben Bezerra Barbosa Universidade Federal do Ceará
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p91

Palavras-chave:

Transparência, Controle, Qualidade da informação, Tribunal de Contas

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a qualidade das informações disponibilizadas no Portal da Transparência do Estado do Ceará. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva, com base em um levantamento com os analistas, técnicos e auxiliares de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará para avaliar a percepção destes acerca das quatro dimensões e dezesseis atributos de qualidade definidos no modelo de avaliação de Eppler (2006). Os resultados demonstram que o Portal da Transparência apresenta informações de alta relevância e alta adequação. Conclui-se que o Portal da Transparência destaca-se quanto ao atendimento dos atributos relacionados à clareza, aplicabilidade, correção, atualidade, oportunidade e velocidade e apresenta falhas quanto ao atributo de rastreabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Jorge de Souza, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Reuben Bezerra Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Professor da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Professora da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Referências

ABDALA, P. R. Z.; TORRES, C. M. S. O. A Transparência como Espetáculo: uma análise dos portais de transparência de estados brasileiros. Administração Pública e Gestão Social, v. 8, n. 3, p. 147-158, 2016.

ALMEIDA, M. V. D. S.; AMORIM, M. H. C.; THULER, L. C. S.; ZANDONADE, E.. Avaliação da qualidade dos dados do sistema de informação do câncer do colo do útero em Vitória û ES, Brasil. Rev. bras. cancerol, p. 427-433, 2012.

ALTER, S. Information System: a management perspective. 3 ed. Reading: Addison-Wesley, 1999.

BATINI, Carlo; SCANNAPIECO, Monica. Data and Information Quality: Dimensions, Principles and Techniques. Springer, 2016.

BATINI, C.; CAPPIELLO, C.; FRANCALANCI, C.; MAURINO, A. Methodologies

for Data Quality Assessment and Improvement. ACM Computing Surveys, vol. 41,

N. 3, Article 16, 2009.

BELLINI, Elyrouse Cavalcante et al. Transparência Pública, Um Caminho Sem Volta: Descrição das informações que devem constar nos portais governamentais. Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 11, n. 37, p. 80-102, 2017.

CEOLIN, Alessandra Carla; ALMEIDA, José Aldo Cavalcanti de; ALVES, Maria do Carmo Maracajá. Portal da Transparência e o acesso à informação: um estudo do portal da transparência e o controle social em três municípios do estado de Pernambuco. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate (ARDSD), v. 1, n. 2, p. 42-59, 2016.

CHAVES, Francisco Eduardo Carrilho. Controle externo da gestão pública: a fiscalização pelo legislativo e pelos tribunais de contas. 2. ed. Niterói: Impetus, 2009.

EPPLER, M. Managing Information Quality: Increasing the Value of Information in Knowledge-intensive Products and Processes, 2nd revised and extended edition, Springer, Berlin/New York (2nd Printing), 2006.

FONTANELLA, B. J. B et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturacão teórica [Sampling in qualitative research: a proposal for procedures to detect theoretical saturation]. Caderno de Saúde Pública, v. 27, p. 389-394, 2011.

GAMA, Janyluce Rezende; RODRIGUES, Georgete Medleg. Perspectivas e Desafios na Transparência das Contas Públicas: um estudo numa Instituição de Ensino Superior brasileira. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 45, p. 2-20, 2016a.

GAMA, Janyluce Rezende; RODRIGUES, Georgete Medleg. Transparência e acesso à informação: um estudo da demanda por informações contábeis nas universidades federais brasileiras. Transinformação, v. 28, n. 1, 2016b.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

GUALAZZI, G. A. S.; SANTOS, G. S.; CAMPOS, F. C. Avaliação da qualidade da informação em empresa de projetos e serviços de TI. Perspectivas em Ciências Tecnológicas, v. 2, p. 21-38, 2013.

HUANG, K; LEE, Y. W.; WANG, R. Y. Quality Information and Knowledge. Upper Saddle River: Prentice Hall: 1999.

JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de direito administrativo. 12. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016.

KAHN, Beverly K.; STRONG, Diane M.; WANG, Richard Y. Information quality benchmarks: product and service performance. Communications of the ACM, v. 45, n. 4, p. 184-192, 2002.

KIM, Yong Jin; KISHORE, Rajiv; SANDERS, G. Lawrence. From DQ to EQ: understanding data quality in the context of e-business systems. Communications of the ACM, v. 48, n. 10, p. 75-81, 2005.

KLEIN, Barbara D. User perceptions of data quality: Internet and traditional text sources. Journal of Computer Information Systems, v. 41, n. 4, p. 9-15, 2001.

LILLRANK, P. The quality of information. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 20, n. 6, p. 691-703, 2003.

LOURENÇO, L. M. F. Transparência das informações governamentais: um estudo sobre a política de transferências de recursos estaduais. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Centro de Estudos Sociais e Aplicados, Universidade Federal do Ceará, 2016.

MATTAR, Alexandre. Critérios de avaliação da qualidade da informação em sistemas de Internet banking. 2007. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

MILESKI, Hélio Saul. O controle da gestão pública. 3. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2018.

MILLER, B.; MALLOY, M. A.; MASEK, E.; WILD, C.; Towards a framework for managing the information environment. Information, Knowledge, Systems Management, v. 2, n. 4, p. 359-384, 2001.

NAZÁRIO, Débora Cabral; DA SILVA, Paulo Fernando; ROVER, Aires José. Avaliação da qualidade da informação disponibilizada no Portal da Transparência do Governo Federal. Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, v. 1, n. 6, 2012.

O’BRIEN, J.A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2002.

PAIVA, Eduardo Soares; REVOREDO, Kate Cerqueira; BAIÃO, Fernanda Araujo. DW-CGU: Integração dos Dados do Portal da Transparência do Governo Federal Brasileiro. iSys-Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 9, n. 1, p. 6-32, 2016.

PARASURAMAN, Arun; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. A multiple item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of retailing, v. 64, n. 1, p. 12-40, 1988.

PRADO, Otávio; RIBEIRO, Manuella Maia; DINIZ, Eduardo. Governo eletrônico e transparência: olhar crítico sobre os portais do governo federal brasileiro. Estado, sociedade e interações digitais: expectativas democráticas, p. 13-39, 2012.

RESENDE, W. C.; NASSIF, M. E. Aplicação da lei de acesso à informação em portais de transparência governamentais brasileiros. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 20, n. 42, p. 1-16, 2015.

STAIR, R. M; REYNOLDS, G.W. Princípios de Sistemas de Informação. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

VIEIRA, Priscila Rodrigues. Avaliação da qualidade da informação em sistemas de informações estratégicas voltados ao judiciário brasileiro. 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina.

WAND, Y.; WANG, R. Y. Data quality dimensions in ontological foundations. Communications of the ACM, v. 39, n. 11, p. 86-95, 1996.

Publicado

2019-01-04

Como Citar

SOUZA, Ramon Jorge de; BARBOSA, Reuben Bezerra; CABRAL, Augusto Cézar de Aquino; SANTOS, Sandra Maria dos. Avaliação da Qualidade das Informações disponibilizadas no Portal da Transparência do Estado do Ceará. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 24, n. 54, p. 91–104, 2019. DOI: 10.5007/1518-2924.2019v24n54p91. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p91. Acesso em: 6 dez. 2024.