Disseminação, compartilhamento e apropriação da informação no Youtube: uma análise do canal LGBTQ “PÕE NA RODA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e67718

Palavras-chave:

Disseminação da Informação, Apropriação da informação, Comunidade LGBTQ, YouTube, Canal “Põe na Roda”

Resumo

Objetivo: Ao abarcar o contexto histórico-social de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Queer (LGBTQ), compreende-se a existência de dimensões de visibilidade, via espaços físicos e virtuais, onde o fortalecimento de uma identidade trafega a ideia de movimento enquanto comunidade. Logo, este estudo investigou as maneiras pelas o canal do Youtube “Põe na Roda” trabalha com a disseminação da informação para a apropriação LGBTQ.

Métodos: Utilizou-se o método de pesquisa Netnografia, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e aplicada, com a análise do vídeo intitulado “Opção Sexual: você nasceu ou virou hétero?”, a partir dos critérios de visibilidade ‘mais visualizações’ e ‘mais comentários’.

Resultados: A troca da informação é percebida pelo criador de conteúdo e pelas formas de relacionamento público-plataforma, dando ao usuário os recursos necessários ao como proceder em caso de alguma necessidade informacional relacionada ao gênero trabalhado. Fica evidente a preocupação e o comprometimento do criador de conteúdo enquanto um profissional disseminador da informação, seja na construção e no desenvolvimento dos seus vídeos, seja na manutenção de uma estrutura coerente do assunto abordado, contando que, ao mediar as informações aos seus usuários, ele se torna um pesquisador.

Conclusões: O movimento LGBTQ apropria-se de informações e proporciona a troca de conhecimentos entre eles e para com o criador de conteúdo do canal analisado. Observa-se, assim, a importância de plataformas como o Youtube para a Ciência da Informação, contando que esses ambientes cumprem para com o tratamento da informação e para com a geração de conhecimento em sociedade.

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Biografia do Autor

Daniel Martínez-Ávila, UC3M – Universidade Carlos III Madrid, Espanha

 Doutor em Documentação pela UC3M – Universidade Carlos III Madrid, Espanha. Atualmente é Professor na Documentação pela UC3M – Universidade Carlos III Madrid, Espanha. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).  Dedica seus estudos a organização, representação da informação e abordagens com enfase nas Tecnologias de Informação e Comunicação. 

Caroline Kraus Luvizotto, Universidade Estadual Paulista

 Doutora em Ciências Sociais pela Unesp. Docente da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unesp – Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais – ComMov. Atua na área de Sociologia da Comunicação, desenvolvendo estudos sobre a relação entre Comunicação, Cidadania e Movimentos Sociais, com ênfase nos temas: participação, mobilização socia

Jean Fernandes Brito, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciência da Informação pelo programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atua nos seguintes temas: Midias sociais, ativismo, comunidade LGBTQ.

Rafaela Carolina Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Ciência da Informação pelo programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atua nos seguintes temas: Bibliotecas Hibridas, gestão, mediação e uso da informação

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Publicado

2020-01-03

Como Citar

MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel; LUVIZOTTO, Caroline Kraus; BRITO, Jean Fernandes; SILVA, Rafaela Carolina. Disseminação, compartilhamento e apropriação da informação no Youtube: uma análise do canal LGBTQ “PÕE NA RODA”. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 25, p. 01–18, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e67718. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e67718. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso

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