Literacia acadêmica em Bibliotecas Universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e70249

Palavras-chave:

Literacia acadêmica, Biblioteca Universitária, Academic Skills Centre, Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação - CRAI

Resumo

Objetivo: Apresentar o conceito de literacia acadêmica e discutir as possibilidades de atuação das bibliotecas universitárias (BU) no desenvolvimento de habilidades necessárias ao sucesso da comunidade acadêmica por meio de estudo de caso do Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação (CRAI) da Universitat Pompeu Fabra (UPF) em Barcelona.

Método: Estudo exploratório e descritivo de caráter qualitativo que utilizou técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Realizou-se análise de conteúdo em páginas web de universidades da Europa e América do Norte, cujas bibliotecas prestam serviços de Academic Skills Centre (Centro de Habilidades Acadêmicas) – ASC – espaços para orientação e tutoria aos alunos universitários com a finalidade de auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades que os permitam tirar o máximo proveito de seu potencial acadêmico. Foram criadas categorias de serviços que serviram de parâmetro para estudo comparativo dos serviços prestados pelo CRAI UPF disponíveis em sua página web.

Resultado: A análise permitiu verificar que o CRAI UPF apresenta indícios de atuação nos moldes ASC, em especial, no que se refere ao uso de tecnologias de informação e comunicação. Contudo, não foi possível afirmar que trata-se de um ambiente que privilegia o desenvolvimento de ações voltadas à literacia acadêmica, embora apresente potencial para um envolvimento dessa natureza.

Conclusões: A partir deste estudo de caso acredita-se que as BU possam atuar no campo da literacia acadêmica e que, para tal, devem investir em parcerias com outros setores da universidade a fim de explorar as possibilidades de criação de produtos e serviços que visem ao desenvolvimento de habilidades para o sucesso da vida universitária. Considera-se que esta pesquisa representa um ponto de partida para muitas outras e, espera-se que os conceitos e exemplos aqui estudados possam servir de inspiração para a introdução de programas inovadores de literacia acadêmica em bibliotecas universitárias de diferentes contextos e lugares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa C.D. Corrêa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Sociologia Política

Docente do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação - PPGINFO

Miguel Ángel Marzal García-Quismodo, Universidad Carlos III de Madrid

Dr. Ph.D. Asociate Profesor

Profesor Titular Biblioteconomia y Documentación

Facultad de Humanidades, Comunicación, Documentación

Referências

BEZERRA, Benedito G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 247-258, out./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2012v9n4p247 Acesso em: 29 jun. 2019.

BRANDÃO, José Antonio. Literacia acadêmica: da escola básica ao ensino superior: uma visão integradora. Letras e Letras, v. 29, n.2, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25983 Acesso em: 27 jul. 2019.

DURAND, Thomas. L’alchimie de la competence. Revue Française de Gestion: théories mode d’emploi, França, n. 160, p. 261-292, 2006. Disponível em: https://www.cairn.info/load_pdf.php?ID_ARTICLE=RFG_160_0261 Acesso em: 24 jul. 2019.

GARCÍA-QUISMONDO, Miguel Ángel. La irresistible ascensión del CRAI em universidad. Ponto de Acesso, Salvador, v.2, n.1, p. 72-97, 2008. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/2667 Acesso em: 28 jul 2019.

IFLA Reporte Profesional. El uso de la investigación para promover la alfabetización y la lectura em las bibliotecas: diretrices para bibliotecários. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/hq/publications/professional-report/126.pdf> Acesso em: 06 jul. 2019.

LEAR, Emmaline; LI, Linda; PRENTICE. Sue. Developing academic literacy through self-regulated online learning. Student Success, v.7, n.1, p.13-26, 2016. Disponível em: https://studentsuccessjournal.org/article/view/578 Acesso em: 28 maio 2019.

ODI, Magnus C.; VIALE, Lori. Alfabetização, letramento e literacia: da aquisição e das habilidades da leitura, da escrita e de cálculo, à utilização de suas competências na estatística e na probabilidade. In: Congreso Interamericano de Educacion Matematica, 7., 2013, Montevideo, Uruguay. Montevideo: Actas del VII CIBEM, p. 2009-2016. Disponível em: https://semur.edu.uy/cibem.org/7/actas/pdfs/1203.pdf Acesso em: 28 maio 2019.

OLAVE-ARIAS, Giohanny; ROJAS-GARCÍA, Ilene; Mireya. Deserción universitaria y alfabetización académica. Educación y Educadores, v. 16., n. 3, p. 455-471, set./dez. 2013. Disponível em: http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2726/3328 Acesso em 05 jun. 2019.

PEDRO, Ana Rita; AMARAL, Odete; ESCOVAL, Ana. Literacia em saúde, dos dados à ação: tradução, validação e aplicação do European Health Literacy Survey em Portugal. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 34, n.3, 2016, p. 259-275. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0870902516300311 Acesso em: 25 jun. 2019.

RAMIREZ LEYVA, Elsa M. La biblioteca universitária: um espacio para formación de lectores. En: RAMIREZ LEYVA, Elsa M. (Coord.). Tendencias de la lectura em universidad. México: UNAM, 2015. p. 131-172. Disponível em: http://universidadeslectoras.org/dt/finder/tendencias_lectura_universidad.pdf> Acesso em: 06 nov.2019.

RAMOS, Raquel. Fazer leitores na era digital: o contributo da biblioteca escolar. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares, 2015. Disponível em: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/1490/bibliotecarbe8.pdf> Acesso em: 25 jun. 2019.

SOUZA, Clinio J.de. Letramento acadêmico: da escrita à leitura científica. Anuário da Produção Acadêmica Docente, v. 6, n. 15, p. 155-172, 2012. Disponível em: http://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/1494/1/Artigo%2011.pdf> Acesso em: 06 jul. 2019.

WEIDEMAN, Albert. Academic literacy: why is it important? Academic literacy: Five new tests. Bloemfontein: Geronimo, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317360680_Academic_literacy_Why_is_it_important Acesso em: 29 jun. 2019.

Publicado

2020-07-07

Como Citar

CORRÊA, Elisa C.D.; GARCÍA-QUISMODO, Miguel Ángel Marzal. Literacia acadêmica em Bibliotecas Universitárias. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 25, p. 01–18, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e70249. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e70249. Acesso em: 9 dez. 2024.