Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem

Patricia Gabardo, Silvia R. P. de Quevedo, Vânia Ribas Ulbricht

Resumo


O impulso registrado pela Educação a Distância (EAD) com o desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos, demonstra o aperfeiçoamento tecnológico dos ambientes virtuais de aprendizagem. O fato requereu a necessidade de aperfeiçoar-se o uso de novas ferramentas, potencializando seu uso e propondo uma nova visão pedagógica à modalidade, que é o de contribuir para o aprendizado autônomo do aluno, porém de forma mais colaborativa. Nesse aspecto, as plataformas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior para EAD estariam de acordo com esta nova visão? Estudo de caso relativo às plataformas para ensino e aprendizagem utilizadas no Brasil demonstra o largo caminho que há para ser percorrido na potencialização das novas tecnologias.


Palavras-chave


Plataforma virtual; Educação a distância; Tecnologias de informação e comunicação

Texto completo:

PDF-A


DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p65



Direitos autorais 2010 Patricia Gabardo, Silvia R. P. de Quevedo, Vânia Ribas Ulbricht

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)