Produtividade e impacto de pesquisadores brasileiros em Ciência da Informação: análise dos autores do ENANCIB 2013

Autores

  • Manuela Soares Da Fonseca Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Comunicação científica, Impacto científico, Produtividade científica, Cientometria, Índice-h, Elite científica

Resumo

O índice-h é a mais bem sucedida redução de medida de produtividade e impacto científico. Considerando isto, a pesquisa se propõe a explorar o índice-h dos pesquisadores brasileiros em Ciência da Informação, evidenciando características que possuam relação com o impacto de um pesquisador. Foram analisados indicadores e características de 295 autores de trabalhos no Encontro Nacional em Ciência da Informação de 2013, buscando o índice-h nas bases de dados Web of Science, Scopus e Google Scholar e levantando dados junto à base de currículos Lattes/CNPq. Os resultados mostram forte correlação do índice-h com o tempo de dedicação à pesquisa e com a obtenção de títulos acadêmicos, o que indica que o índice pode ser utilizado para avaliação de programas de pós-graduação na área. A baixa citação nas bases de dados internacionais Scopus e Web of Science revela pouco impacto internacional da CI brasileira e há pouca relação entre a incidência de bolsa de produtividade PQ e indicadores naquelas bases. A citação dos brasileiros no Google Scholar é mais expressiva e revela maior correlação entre bolsa PQ e índice h. Isso permite conjeturar diferentes composições da elite de pesquisa de Price, conforme a base de dados adotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Soares Da Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Ciência da Informação (2015) pelo PGCIN/UFSC, linha de pesquisa Organização, Representação e Mediação da Informação e do Conhecimento. Possui graduação em Biblioteconomia (2012) pela UFSC. Atua no grupo de pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade, nos seguintes temas: análise de redes sociais, cibercultura, bibliometria, disseminação e divulgação da informação, fluxos de informação. Avaliadora da Revista ACB (qualis B2).

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

FONSECA, Manuela Soares Da. Produtividade e impacto de pesquisadores brasileiros em Ciência da Informação: análise dos autores do ENANCIB 2013. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40067. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.