Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários

Autores

  • Joana Carla de Souza Matta Felício Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Bibliotecas universitárias, Serviço de referência educativo, Educação de usuários, Competência em informação

Resumo

Na sociedade da informação o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para lidar com a informação é requisito imprescindível para o sucesso dos indivíduos, não apenas no contexto acadêmico, mas ao longo da vida, o que está em consonância com o conceito de competência em informação. O bibliotecário, como profissional capacitado para o uso da informação com efetividade, necessita atentar-se para essa demanda decorrente da sociedade atual e atuar como agente educacional no desenvolvimento dessas competências. O Serviço de Referência Educativo (SRE), ofertado nas bibliotecas universitárias, deve incorporar o conceito da competência em informação em suas práticas e contribuir ativamente para facilitar o desenvolvimento ou a melhoria das habilidades, conhecimentos e atitudes de seus usuários em relação à informação, tornando-os aprendizes ao longo da vida. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar as práticas do SRE, em bibliotecas universitárias públicas brasileiras, voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se de abordagem quali-quantitativa. Classifica-se a pesquisa como exploratória e descritiva e utiliza-se o método de levantamento. Para atingir os objetivos propostos, realiza-se revisão de literatura em bases de dados nacionais e internacionais visando a compreensão da temática e a elaboração do questionário aplicado com os bibliotecários responsáveis pelo serviço de referência das bibliotecas universitárias públicas do Brasil. Constata-se a necessidade de maior inserção das bibliotecas universitárias no processo educacional. A atuação do SRE, objeto de estudo nesta dissertação, no desenvolvimento da competência em informação da comunidade acadêmica, é um grande trunfo para as bibliotecas universitárias mostrarem o seu valor para o ensino-aprendizagem. Sugere-se fazer novas pesquisas na temática da competência em informação, utilizando-se de outros métodos de investigação, como a observação, entrevista presencial, dentre outros. Verifica-se, também, a importância de se realizar pesquisa sobre competência em informação junto aos usuários da informação, além dos docentes e bibliotecários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Carla de Souza Matta Felício, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Biblioteconomia pela UFSC. Atualmente integra o quadro de servidores bibliotecário-documentalistas da UFSC, como bibliotecária-chefe no Serviço de Coleções Especiais, na Biblioteca Universitária. Possui experiência na prestação de serviços bibliotecários, trabalhando diretamente no atendimento e capacitação dos usuários no uso dos recursos informacionais. Preza pelos princípios da nova administração pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (L.I.M.P.E.).

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

FELÍCIO, Joana Carla de Souza Matta. Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40082. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.