Repositório institucional como sistema técnico-social: composição, ambiente e estrutura

Autores

  • Luciana Mara Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Repositórios institucionais, Comunicação científica, Acesso aberto, Sistemismo, Sistemas de informação

Resumo

Repositórios institucionais (RIs) são sistemas de informação técnico-sociais que emergem como estratégia do movimento de acesso livre para comunicação científica. O potencial dos RIs ainda é tema de intensa discussão na literatura da área, o que leva à pergunta desta pesquisa: como entender um RI de forma abrangente, não fragmentada? O objetivo foi o de construir uma descrição sistêmica de um RI, caracterizando seus elementos: componentes, itens do entorno e ligações estruturantes. Os procedimentos metodológicos tratam da abstração desses elementos a partir de revisão da literatura e entrevistas com peritos, orientadas pelo modelo de sistema composição-ambiente-estrutura-mecanismo (CESM) de Bunge. É uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem ontológica a partir da filosofia sistêmica de Mario Bunge. Como resultado, apresenta-se a síntese de um modelo de RI genérico, consolidado a partir de modelos parciais relativos aos textos fontes analisados e refinado a partir das entrevistas. O modelo CESM resultante postula-se como uma representação abrangente de RI, que pode favorecer novas pesquisas sobre mecanismos dos RIs – os processos que promovem ou obstruem seu funcionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Mara Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente atua como bibliotecária na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) coordenando as bibliotecas do Campus Universitário da Grande Florianópolis. Atuou como docente no Ensino a Distância da Unisul, ministrando a disciplina Metodologia para o estudo de caso (2007-2013). Tutora do Curso de Especialização - Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (EaD). Representa a Unisul no Grupo de Bibliotecários de Informação em Ciências da Saúde de Santa Catarina. Atua na área de Ciência da Informação - processos de disseminação da informação, fluxos de informação, produção e comunicação da informação; Ciência e Pesquisa; Fontes de Informação; Educação a distância; Biblioteconomia; Biblioteca Universitária com ênfase nos serviços de referência e gestão de pessoas.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

SILVA, Luciana Mara. Repositório institucional como sistema técnico-social: composição, ambiente e estrutura. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40089. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.