Banco de prática de responsabilbidade social na área de Biblioteconomia

Autores

  • Elisa Campos Machado Escola de Comunicações e Artes (ECA) do Departamento universitário - Universidade de São Paulo - (USP)
  • Carolina Marques Paula Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - RJ - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n26p214

Palavras-chave:

Responsabilidade social, Banco de dados, Projeto de pesquisa, Biblioteca

Resumo

O banco de dados de práticas de responsabilidade social na área de Biblioteconomia é um dos primeiros resultados do projeto de pesquisa “Biblioteca como prática de responsabilidade social”. O objetivo deste projeto é fazer uma análise e reflexão sobre o processo de criação, formação e/ou desenvolvimento de bibliotecas como resultado de ações de responsabilidade social de empresas no país. Para sistematizar as experiências levantadas durante a pesquisa, foi necessário o desenvolvimento de uma ferramenta que gerenciasse os dados coletados sobre o tema com vistas a agilizar a análise dos mesmos. O presente trabalho apresenta as opções metodológicas para a construção deste banco de dados, os critérios definidos para a inserção dos dados, assim como os resultados obtidos. Espera-se que esta ferramenta sirva de base para a construção de indicadores para futuras pesquisas na área, visto que, no país, temos um grande déficit de dados organizados e de fácil acesso sobre projetos na área de Biblioteconomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Campos Machado, Escola de Comunicações e Artes (ECA) do Departamento universitário - Universidade de São Paulo - (USP)

Doutoranda em Biblioteconomia e Ciência da Informação Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) Docente da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (DEPB/EB/UNIRIO) Coordenadora do projeto de pesquisa “Bibliotecas como prática de responsabilidade social” vinculado ao UNIRIO.

Carolina Marques Paula, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - RJ - Brasil

Bolsista voluntária do projeto de pesquisa “Bibliotecas como prática de responsabilidade social”; aluna da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EB/UNIRIO).

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

MACHADO, Elisa Campos; PAULA, Carolina Marques. Banco de prática de responsabilbidade social na área de Biblioteconomia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 214–228, 2008. DOI: 10.5007/1518-2924.2008v13n26p214. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n26p214. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.