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Compreensão do Editor Científico sobre a Ciência Aberta: Estudo do programa editorial do CNPq
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2021Nov 18
Título: Compreensão do Editor Científico sobre a Ciência Aberta: Estudo do programa editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Acesse o artigo na íntegra em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/... Paula Carina de Araújo Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-4608-752X Maura Paula Miranda Lopes Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-3581-084X Palavras-chave: Periódico científico, Ciência aberta, Editores Científicos, Editoração Científica, Editoração de periódico Resumo: Objetivo: objetiva reconhecer a compreensão dos editores dos periódicos contemplados pelo edital 2019 do Programa Editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre as práticas de ciência aberta que podem ser aplicadas ao processo editorial de cada periódico. Método: desenvolve uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvida em duas partes. A primeira parte descreve o perfil dos periódicos. A segunda parte aplica um questionário eletrônico para os editores das 51 revistas e obteve 23 respostas. Os dados são organizados, apresentados e analisados a partir de gráficos e tabelas com o software Excel e o questionário foi elaborado por meio da ferramenta Formulários do Google. Resultado: as ações de acesso aberto, gestão de dados científicos abertos, uso de licenças Creative Commons, o uso de métricas alternativas e o aceite de preprints foram indicados pela maioria dos respondentes como importantes ou muito importantes. A revisão por pares aberta e a publicação de artigos de dados foram classificadas como nada importantes ou pouco importantes pela maioria dos editores. Conclusões: os editores compreendem o conceito e conhecem a maioria das práticas de ciência aberta, especialmente aquelas relacionadas à editoração científica. Há significativo desconhecimento sobre a prática de gestão, compartilhamento e reuso de dados científicos abertos, seja relacionado ao direito de autor e à documentação dos dados utilizados nas pesquisas. Os editores demonstram resistência à revisão por pares aberta. Referência: Araújo, P. C. de, & Lopes, M. P. M. . (2021). Compreensão do Editor Científico sobre a Ciência Aberta: Estudo do programa editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Encontros Bibli: Revista eletrônica De Biblioteconomia E Ciência Da informação, 26(Especial), 1-22. https://doi.org/10.5007/1518-2924.202...

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