https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/issue/feedEncontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação2024-01-05T22:06:27+00:00Equipe Editorial Encontros Bibliencontrosbibli@contato.ufsc.brOpen Journal Systems<p align="justify"><strong>Encontros Bibli</strong>: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação é uma publicação periódica do <a href="http://pgcin.paginas.ufsc.br/">Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação</a> da <a href="https://ufsc.br/">Universidade Federal de Santa Catarina</a> (Brasil) .</p> <p><strong>Qualis A2</strong> Comunicação e Informação.</p> <p><strong>Indexada</strong> em <a href="https://mjl.clarivate.com/search-results?issn=1518-2924&hide_exact_match_fl=true&utm_source=mjl&utm_medium=share-by-link&utm_campaign=journal-profile-share-this-journal">ESCI</a> (Web of Science / Clarivate Analytics), <a href="https://www.scopus.com/sourceid/21101039156">Scopus</a>, <a href="https://www.redalyc.org/revista.oa?id=147">Redalyc</a>, <a href="https://www.doaj.org/toc/1518-2924?source=%7B%22query%22%3A%7B%22filtered%22%3A%7B%22filter%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%221518-2924%22%5D%7D%7D%2C%7B%22term%22%3A%7B%22_type%22%3A%22article%22%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22query%22%3A%7B%22match_all%22%3A%7B%7D%7D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22_source%22%3A%7B%7D%7D">DOAJ</a> e <a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=12907">Latindex</a>, entre <a href="https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/about">outros</a>. </p>https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96485Método para avaliação direta da indexação automática via julgamento por indexadores2023-12-13T11:48:08+00:00Renato Fernandes CorreaMariângela Spotti Lopes Fujita<p><strong>Objetivo:</strong> Com a finalidade de avaliar um sistema de indexação automática aplicado a <em>e-books</em>, este trabalho propõe e aplica um método para avaliação direta da indexação automática via julgamento por indexadores, quanto à qualidade dos termos de indexação atribuídos automaticamente aos documentos.</p> <p><strong>Método:</strong> Realizou-se uma pesquisa metodológica de natureza descritiva e aplicada, utilizando-se procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica. Inicialmente, por meio de revisão de literatura, delimitaram-se as etapas do método proposto de avaliação direta da indexação automática via julgamento por indexadores, para depois proceder à construção de instrumento para coleta de dados e aplicação do método proposto na avaliação da indexação automática do sistema SISTRA, na indexação de <em>e-books</em> técnicos-científicos.</p> <p><strong>Resultado:</strong> O método proposto de avaliação é apresentado através de diagrama e descrição de etapas. O método consiste, primeiramente, no julgamento por indexadores da qualidade dos termos atribuídos pelo sistema de indexação automática a uma amostra de documentos digitais e, posteriormente, na análise de valores calculados para métricas de qualidade da indexação automática. A aplicação do método proposto se mostrou útil numa primeira avaliação de um sistema de indexação automática.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> Conclui-se que o método proposto de avaliação direta da indexação automática via julgamento por indexadores propicia a padronização da avaliação e sua prática por profissionais da informação, e que a avaliação direta é uma atividade necessária para a aplicação e a adoção da indexação automática na indexação por assunto de documentos digitais, no âmbito das unidades de informação.</p>2024-03-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Renato Fernandes Correa, Mariângela Spotti Lopes Fujitahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/94664Dados jurídicos na perspectiva da Ciência da Informação: conceito e tipologia com vistas à Agenda 20302023-09-25T13:24:26+00:00Carla Maria Martellote ViolaLUANA FARIAS SALESMilton Shintaku<p><strong>Objective:</strong> To propose a concept and typology for legal data with a view to the 2030 Agenda.</p> <p><strong>Methods:</strong> The investigation is exploratory to fill the gaps that exist regarding the concept and characterization of legal data. It is applied in the legal context that is the core of legal information. A qualitative approach is adopted to describe the typology of these data, based on a pre-existing model.</p> <p><strong>Results:</strong> Presents a structure in eight categories with an original typology for characterizing the classes of legal data.</p> <p><strong>Conclusions:</strong> The concept and typology proposed for legal data bring contributions, both to the field of Information Science and to the field of Law, regarding the analysis of the classes that involve the management, use and reuse of these data, and make it possible to determine the metrics intended for the Goals of the 2030 Agenda, providing justice that moves towards sustainable legal information.</p>2023-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Carla Maria Martellote Viola, Luana Farias Sales, Milton Shintakuhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/94049O uso da biblioteca escolar como parte integrante das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem: panorama nacional 2023-07-25T17:54:01+00:00Luciana Rodrigues da SilvaAna Cecília Estévão<p>Este estudo partiu da premissa de que é possível estabelecer um diálogo entre biblioteca, ensino e aprendizagem, considerando que são partes complementares.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> O objetivo deste artigo foi mapear trabalhos científicos que demonstraram como se deu a integração das bibliotecas brasileiras no uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. </p> <p><strong>Método:</strong> O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, à luz da Análise do Conteúdo.</p> <p><strong>Resultado:</strong> Os resultados demonstraram que aliar a biblioteca às metodologias de aprendizagem ativa contribuem para uma formação integrada, pautada pela autonomia e protagonismo do estudante na construção do seu conhecimento e sugerem que fazer a interlocução da biblioteca com a prática educativa, requer sobretudo, um diálogo entre a biblioteca, o corpo docente e a equipe pedagógica.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> Espera-se contribuir para a construção de novos sentidos para a biblioteca escolar, que explorem todo seu potencial formativo. Conclui-se que a biblioteca escolar se relaciona com o processo de ensino e aprendizagem de forma tensa, mas que existe um diálogo sendo construído à passos lentos, rumo ao alinhamento de sua função às propostas pedagógicas que objetivam uma formação mais integrativa do estudante.</p>2023-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Luciana Rodrigues da Silva, Ana Cecília Estévãohttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95042Entendendo a desinformação: algumas determinações e uma proposta de conceituação2023-09-27T12:13:33+00:00Wérleson Alexandre de Lima SantosHélio Márcio Pajeú<p><strong>Objetivo:</strong> Realizar aproximações teóricas a respeito da desinformação tendo em vista suas relações com o capitalismo.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Pesquisa exploratória tendo como instrumento principal a pesquisa bibliográfica, e como norte epistemológico o materialismo dialético. Realiza uma investigação teórica que visa contribuir para um entendimento geral sobre desinformação, aplicando uma visão materialista que tem base em teorias marxistas e bakhtinianas, além das contribuições dos estudos de autores da Ciência da Informação como Capurro, Buckland e Dantas. Trata de questões envolvendo as estratégias de dominação burguesa, em especial de forma discursiva por meio da formação de consenso através da perpetuação de ideologias materializadas em gêneros discursivos.</p> <p><strong>Resultados</strong>: Traz determinações basilares para a compreensão da desinformação envolvendo seu teor e sua forma de atuação; aponta três níveis de circulação nas dimensões da infraestrutura e da superestrutura, além de elencar tipologias e dimensões de manifestação, propondo sua conceituação enquanto um fenômeno material.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: O combate à desinformação vai muito além de combater informações falsas e isso demanda articulações teóricas e práticas mais complexas que envolvem o funcionamento da sociedade como um todo</p>2024-03-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Wérleson Alexandre de Lima Santos, Hélio Márcio Pajeúhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96222A Metodologia Design Thinking nas pesquisas científicas e a pertinência de sua apropriação pela Ciência da Informação2023-12-10T21:08:42+00:00Keila Mara Lara RosadoCélia da Consolação Dias<p><strong>Objetivo:</strong> Apresentar um referencial teórico sobre a metodologia <em>Design Thinking</em> (DT) e sua aplicabilidade nas pesquisas científicas, em especial, a sua apropriação pela área da Ciência da Informação (CI).</p> <p><strong>Métodos: </strong>Abordagem qualitativa e descritiva com aplicação da técnica de pesquisa bibliográfica cujo objetivo é apresentar alguns dos principais conceitos, etapas, métodos, técnicas e instrumentos de coleta de dados da literatura da metodologia DT, correlacionando sua aplicação à área da CI.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Apresenta fundamentação teórica trazida da literatura de DT, contribuindo para reduzir a carência de estudos teóricos sobre essa metodologia no campo da CI.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> A metodologia DT tem sido cada vez mais adotada nos projetos mercadológicos e, também, nas pesquisas científicas das áreas de humanas e sociais aplicadas, sendo totalmente coerente a sua apropriação pela CI. </p>2024-03-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Keila Mara Lara Rosado, Célia da Consolação Diashttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95861Una aproximación a los premios de literatura infantil y juvenil brasileños (2000-2020): análisis y caracterización2023-08-30T14:27:29+00:00Debora Santos de OliveiraAraceli García-Rodríguez Raquel Gómez-Díaz <p><strong>Objetivo:</strong> La relevancia de los premios literarios ha sido ampliamente estudiada, aunque no se han encontrado trabajos que reflejan su importancia en el caso de la Literatura Infantil y Juvenil (LIJ) de Brasil, por lo que este trabajo tiene como objetivo ser un primer acercamiento al tema.</p> <p><strong>Método:</strong> Para ello se han estudiado los premios de LIJ nacionales en Brasil, así como 474 títulos galardonados vigentes entre 2000 y 2020 y se ha realizado una caracterización de los mismos estudiando su evolución cronológica, las instituciones de las que dependen, sus modalidades, categorías y géneros más premiados. Asimismo, se analizan los autores y autoras más galardonados, los géneros literarios y las materias más habituales de los títulos premiados.</p> <p><strong>Resultado:</strong> Se concluye que en Brasil hay pocos premios nacionales de LIJ en comparación con su gran extensión territorial. También se observa que son premios consolidados en el tiempo, aunque su aparición sea tardía en comparación con la primera aparición del libro infantil/juvenil en Brasil.</p> <p><strong>Conclusiones:</strong> El estudio de los autores permite conocer que no todos los premiados poseen reconocimiento y son considerados grandes nombres de la LIJ en Brasil. Finalmente, el género más premiado es la narrativa seguido de los álbumes ilustrados, sobre todo en los últimos estudiados. </p>2023-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Debora Santos de Oliveira, Araceli García Rodríguez , Raquel Gómez Díaz https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96253Gestión del conocimiento y capital intelectual según variables sociodemográficas en docentes Universitarios2023-10-23T20:23:55+00:00Rafael Romero-CarazasOscar David La Cruz-ArangoJulio Alberto Torres-SánchezVictoria Torres Cheje de ManchegoJorge Luis Suclla-RevillaSonia Gladys Gutiérrez-MonzónMario Bryan Araujo-MontañoMelina Elizabeth Chávez-ChoqueFabrizio del Carpio-DelgadoDavid Hugo Bernedo-Moreira<p><strong>Objetivo:</strong> El objetivo fue determinar las diferencias en cuanto a gestión del conocimiento y capital intelectual según edad, sexo y tiempo de servicio en docentes de la Universidad Peruana Unión 2022.</p> <p><strong>Método:</strong> La metodología de investigación tuvo enfoque cuantitativo, tipo explicativo correlacional, diseño no experimental y corte transversal. La muestra estuvo conformada por 192 docentes de la facultad de ciencias empresariales, a los cuales se les aplicó una encuesta.</p> <p><strong>Resultados: </strong>Los resultados muestran diferencias significativas de la gestión del conocimiento y el capital intelectual según edad, sexo y tiempo.</p> <p><strong>Conclusiones:</strong> No existen diferencias significativas que impliquen un cambio en la gestión del conocimiento respecto a los datos sociodemográficos (sexo, edad y años de trabajo).Respecto al capital intelectual no se encontraron diferencias estadísticamente significativas en relación a los factores sociodemográficos (sexo, edad).Existen diferencias significativas con el factor sociodemográfico años en la organización.</p>2023-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Rafael Romero-Carazas, Oscar David La Cruz-Arango, Julio Alberto Torres-Sánchez, Victoria Torres Cheje de Manchego, Jorge Luis Suclla-Revilla, Sonia Gladys Gutiérrez-Monzón, Mario Bryan Araujo-Montaño, Melina Elizabeth Chávez-Choque, Fabrizio del Carpio-Delgado, David Hugo Bernedo-Moreirahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95195As infâncias na Ciência da Informação: onde a práxis é o esperançar mais vivo2023-10-20T11:29:58+00:00Marcia AzenTalita Soares FigueiredoArthur Coelho Bezerra<p><strong>Objetivo: </strong>As pesquisas de usuários atestam que as crianças estão consumindo e produzindo conteúdos em ambientes informacionais digitais que ora desconsideram, ora exploram suas vulnerabilidades ou necessidades. São ambientes que operam um novo tipo de sistema econômico, que busca modular o comportamento das pessoas monetizando dados por meio de vigilância ininterrupta. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar fundamentos e propostas sobre por que e como as infâncias precisam ser tratadas pela Ciência da Informação.</p> <p><strong>Método:</strong> Este texto tem como método a pesquisa teórica em base bibliográfica. Parte-se aqui da crítica benjaminiana a abordagens metafísicas e instrumentais, e toma-se a criança como um ser social em construção, de linguagens, culturas e a saberes próprios. O tema é abordado baseando-se na visão da criança como um sujeito que desde os primeiros anos é determinante e determinado historicamente. Enxerga-se a infância como parte importante de um momento histórico.</p> <p><strong>Resultado:</strong> Como resultado de nossa análise teórica, explicitamos possibilidades de uso da teoria crítica da informação para composição de diagnósticos e propomos o caminho da competência crítica em informação que, de mãos dadas à pedagogia crítica, visa fornecer à criança uma consciência em prol de sua autonomia como indivíduo.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> este estudo conclui que a Ciência da Informação possui importantes bases conceituais e suficiente ferramental de análise para constituir-se como suporte ao desenvolvimento de práticas emancipatórias para as infâncias contemporâneas.</p>2023-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Marcia Azen, Talita Figueiredo, Arthur Bezerrahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96232Análise dos planos de gestão de universidades Brasileiras e Portuguesas: uma investigação das políticas de acessibilidade e inclusão para as bibliotecas universitárias2024-01-05T21:51:26+00:00Ana Paula Lima dos Santos<p><strong>Objetivo:</strong> A alta incidência de pessoas com deficiência é uma questão global que preocupa a criação de políticas. O artigo tem como objetivo analisar os planos de desenvolvimento institucional de universidades no Brasil, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e em Portugal, a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa para verificar se há políticas direcionadas à inclusão social de pessoas com deficiência, bem como se há menção da biblioteca universitária nesses planos.</p> <p><strong>Método:</strong> A metodologia utilizada é a revisão de literatura seguida de análise de conteúdo de Bardin (2009).</p> <p><strong>Resultado:</strong> Discute a preocupação com a inclusão e permanência dessas pessoas no ensino superior tanto no Brasil quanto em Portugal. Estudos sobre Regime de Informação na Ciência da Informação enfatizam a inclusão de grupos socialmente excluídos.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> Conclui que os planos de desenvolvimento institucional incorporaram ações voltadas à acessibilidade e inclusão, incluindo orientações para que as bibliotecas sejam inclusivas em todas as esferas de acessibilidade. Nota-se que as políticas institucionais são a melhor forma de incluir pessoas em situações de vulnerabilidade social.</p>2024-03-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Ana Paula Lima dos Santoshttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95038Políticas editoriais de compartilhamento de dados em periódicos brasileiros de ciências sociais aplicadas na coleção SciELO2023-09-18T19:52:55+00:00Carolina Dias<p><strong>Objetivo</strong>: Dado o papel central dos periódicos na disseminação das práticas de ciência aberta, o presente estudo tem por objetivo investigar a presença e as características das políticas editoriais de compartilhamento de dados em periódicos científicos brasileiros de ciências sociais da coleção SciELO.</p> <p><strong>Método</strong>: Este é um estudo quantitativo de corte transversal descritivo das políticas editoriais de compartilhamento de dados de amostra com os 47 periódicos brasileiros de Ciências Sociais Aplicadas da coleção SciELO em 2022. Faz-se a análise de conteúdo temática das políticas editoriais extraídas da página eletrônica de cada publicação observando-se 18 variáveis, sendo 11 referentes às características dos periódicos e sete relacionadas às características das políticas.</p> <p><strong>Resultado</strong>: Cerca de 34% dos títulos possuem alguma política de compartilhamento de dados, dos quais 62,5% são políticas facultativas e 68,7% indicam repositório para depósito dos dados, sobretudo o SciELO Data. No geral, as políticas são incompletas ou silentes com relação aos tipos de dados e formatos aceitos para compartilhamento.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: Os resultados corroboram a literatura empírica internacional, que apontam a menor frequência de políticas de compartilhamento de dados e a prevalência de políticas facultativas nos periódicos das ciências sociais. Novos estudos são necessários para investigar melhor as correlações entre atributos dos periódicos nacionais e características das políticas existentes e acompanhar a disseminação e o amadurecimento das políticas editoriais dessas publicações.</p>2023-12-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Carolina Diashttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95688Dados de pesquisa em paleobotânica: conjunto de dados petrográficos de lâminas delgadas de lenhos fósseis2023-11-14T12:00:44+00:00Alexandre Ribas SemelerMargot Guerra-Sommer<p><strong>Objetivo: </strong>O estudo visa divulgar e analisar a coleção de lenhos fósseis armazenadas no acervo de lâminas delgadas da coleção de paleobotânica do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências de uma Universidade no Sul do Brasil. Descrevem-se lâminas finas de madeira petrificada, enquanto dados de pesquisa utilizados para investigação em Geociências, em específico, busca compor um modelo para utilização deste tipo de lâmina na paleobotânica permitindo visualizar sua representatividade em estudos publicados em 40 anos, obter-se-á as características anatômicas de lenhos fosseis e visando definir suas afinidades sistemáticas como uma tipologia específica de dados de pesquisa em Geociências.</p> <p><strong>Métodos: </strong>A metodologia envolve entrevista com um especialista em paleobotânica e a utilização de diferentes técnicas aplicadas em estudos métricos para mapear a sua produção científica. Assim, descrevem-se um conjunto de dados de (20) lâminas delgadas de lenhos fósseis petrificados utilizados em no estudo <em>Stressing environmental conditions in the “petrified forest” from the Mata Sequence in the Triassic context of the Paraná Basin</em> publicados pelo periódico <em>Journal of South American Earth Sciences</em>, conforme DOI:<a href="https://doi.org/10.1016/j.jsames.2023.104415">10.1016/j.jsames.2023.104415</a>. Conforme, a metodologia de utilização dessas lâminas finas de madeira petrificadas que possuem o potencial de identificação de assinaturas paleoclimáticas, com base em características anatômicas dos lenhos fósseis. Além desse estudo de caso, que serve para representar uma coleção de mais de (2.000) mil lâminas de lenhos fósseis, cerca de 40 anos de pesquisa, essa coleção de paleobotânica do Departamento é reutilizada em aulas de metodologia e compõem uma base de dados de pesquisa físicos que fornecem informações sobre características anatômicas, afinidades sistemáticas, condições paleoclimáticas e percepções paleoambientais.</p> <p><strong>Potencial de reutilização: </strong>Sua reutilização, registro, armazenamento, identificação e preservação de lâminas delgadas enquanto um tipo de dados de pesquisa utilizado por paleobotânicas, objetivo aprimorar a metodologia associada a organização de um banco de dados físico da instituição. Os dados da pesquisa, lâminas de lenhos fosseis estão sendo digitalizados e em breve todos estarão disponíveis sob a licença CC BY 4.0 no repositório ZENODO, conforme a amostra aqui descrita nesse data paper. (Mendeley DOI: 10.17632/b8phfcsync.1) que poderão ser reutilizados por softwares de microscopia óptica e de varredura eletrônica.</p>2024-03-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Alexandre Ribas Semeler, Margot Guerra-Sommerhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/94983Terminologia de Interface: processamento de linguagem natural de dados clínicos em narrativas do Prontuário Eletrônico do Paciente2024-01-05T22:06:27+00:00Amanda Damasceno de SouzaFrederico Giffoni de Carvalho DutraFábio CorrêaHelton Júnio da SilvaJurema Suely de Araújo Nery RibeiroEduardo Ribeiro Felipe<p><strong>Objetivo:</strong> Apresentar a recuperação e análise de dados clínicos provenientes de anamnese de Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP), denominada nesta pesquisa como Terminologia de Interface</p> <p><strong>Método</strong>: O processo de coleta de dados clínicos desta pesquisa foi realizado em prontuários eletrônicos de pacientes de hospital privado. A amostra dos dados foi composta por 18.256 anamneses do domínio da ginecologia do ano de 2018. Os dados clínicos foram recuperados por meio de Processamento de Linguagem Natural utilizando a linguagem Python. Foram analisados os termos mais frequentes relacionados aos dados clínicos do tipo: abreviaturas e siglas, stop words, procedimento e n-gramas.</p> <p><strong>Resultados: </strong>Os dados clínicos têm potencial de reutilização para produção científica, traçar perfil epidemiológico e na criação de dicionários e enriquecimento de vocabulários controlados para o PEP e outros sistemas de informação em saúde. Além disso são importantes na delimitação de algoritmos para fins de recuperação da informação. Como resultados um repositório foi criado no OSF contendo planilhas e tabelas com os dados clínicos para seu reuso na delimitação de algoritmo, criações de nuvem de palavras e para identificar os termos mais frequentes em prontuários eletrônicos do paciente no domínio da Ginecologia, já os algoritmos utilizados na recuperação ad informação foram disponibilizados no GitHub. Os dados foram publicados no repositório OSF: https://osf.io/de43a/.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> Os dados clínicos são informações sobre o paciente, utilizadas para fins de assistência, questões administrativas hospitalares, pesquisa relacionada à saúde e à doença do paciente. A Terminologia de Interface, exemplificada no PEP dos Hospital da pesquisa, apresentou diversidade de dados clínicos nas anamneses.</p>2024-03-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Amanda Damasceno de Souza, Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Fábio Corrêa, Helton Júnio da Silva, Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Eduardo Ribeiro Felipehttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96185Recuperação de Dados Abertos em APIs: consumindo dados agregados do IBGE2023-10-02T00:31:57+00:00Patrícia Nascimento SilvaGabriel Vieira Pereira da Silva<p><strong>Objetivo</strong>: Descrever o processo de coleta de dados na <em>Application Program Interface</em> (API) de dados agregados do IBGE, que disponibiliza dados agregados de pesquisas e censos realizados no Brasil.</p> <p><strong>Método</strong>: Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, e aplicada por envolver um problema prático que é a recuperação de dados na API dados agregados do IBGE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental para identificar as rotas disponíveis e os parâmetros existentes na API que permitiram implementar, de forma visual, o algoritmo de funcionamento do recurso, sendo este utilizado para guiar a construção dos <em>endpoints</em> para coleta.</p> <p><strong>Resultados</strong>: A API possui um <em>endpoint </em>principal que deve incluir parâmetros de localidade, período, metadados e variáveis de forma unificada. Assim, para apresentar as pesquisas agregadas e sua respectiva granularidade, a documentação disponibilizada possui, além de informações textuais, uma funcionalidade para construção do <em>endpoint</em>. Essa funcionalidade demonstrou ser importante para o “consumo” da API, pois permitiu ao usuário que não tem conhecimento do domínio selecionar uma pesquisa, seus dados agregados, as variáveis, os períodos, o nível geográfico e a localidade, por meio de componentes visuais, convertendo as necessidades do usuário ao padrão da API para realizar a coleta de forma automatizada.</p> <p><strong>Conclusão</strong>: A API de dados agregados do IBGE possui uma documentação que permitiu seu “consumo” de forma automatizada, requisito essencial para promover a interoperabilidade e o efetivo reúso dos dados governamentais abertos. O serviço demonstrou ser estável e as rotas e parâmetros estavam em conformidade com os registros disponibilizados.</p>2023-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Patrícia Nascimento Silva, Gabriel Vieira Pereira da Silvahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96244O nexo entre a gestão documental e o governo digital em Cuba: análise do marco regulatório2023-12-20T15:57:41+00:00Jorge del Castillo GuevaraRosa Lidia Vega-Almeida<p><strong>Objetivo:</strong> Este artigo propôs: elucidar a ligação entre a gestão documental e o desenvolvimento do governo digital cubano, apoiado pelo marco regulatório nacional.</p> <p><strong>Método:</strong> A pesquisa é um estudo de caso. Foram aplicados o método analítico-sintético e a técnica de análise documental. A base normativa legal e técnica foi examinada com base em questões e parâmetros.</p> <p><strong>Resultado:</strong> A revisão das normas legais arquivísticas permitiu identificar fragilidades na gestão documental. A solução esteve associada à assunção da norma ISO 15489-1 e das complementares sobre gestão de documentos arquivísticos digitais.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> As fragilidades do quadro jurídico arquivístico e a ausência de normas técnicas internacionais no quadro regulamentar nacional dificultam uma ligação eficaz entre a gestão documental e o governo digital em Cuba.</p>2024-03-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Jorge del Castillo Guevara, Rosa Lidia Vega-Almeidahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/94319Investigação, curadoria e preservação digitais: modelo colaborativo entre o CHAM – Centro De Humanidades e o Núcleo de Desenvolvimento Digital da Investigação2023-09-22T12:34:12+00:00Paula OchôaÂngela SalgueiroBruno AlmeidaSilvana Roque de OliveiraRui Araújo<p><strong>Objetivo</strong>: Este artigo pretende descrever uma experiência intraorganizacional de cooperação estratégica, refletindo sobre os fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de políticas de preservação e curadoria digitais envolvendo instituições de ensino superior e centros de investigação.</p> <p><strong>Método</strong>: São consideradas duas perspectivas qualitativas no estudo de caso: a <em>practice turn</em> e a perspectiva do estudo do comportamento e práticas informacionais para estudar a estratégia e as interações informacionais do modelo de colaboração desenvolvido entre um centro de investigação (CHAM – Centro de Humanidades) e a equipa especializada do Núcleo de Desenvovlvimento Digital da Investigação (NDDI) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foram utilizados métodos como a análise documental, a observação e a análise de práticas informacionais.</p> <p><strong>Resultado</strong>: O modelo de colaboração é analisado nas suas características estratégicas e práticas informacionais: diálogo ativo e contínuo entre a comunidade de investigadores, suportada por atividades de <em>coaching</em> do NDDI, focalizadas na obtenção de um consenso generalizado, mas flexível em torno da investigação, curadoria e preservação digitais. A sua implementação resulta de uma estratégia <em>Top-down</em>, garantindo o apoio organizacional e a governança da informação, e <em>Bottom-up</em>, constituindo um processo conduzido pela comunidade, desenvolvendo duas ações interrelacionadas: uma experiência piloto de teste de gestão de dados e a avaliação conjunta dos sites de projetos de investigação com recomendações para a sua sustentabilidade, interoperabilidade, preservação e curadoria digitais.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: A construção da estratégia centrada na reflexão crítica partilhada perspectiva soluções conjuntas e sinergias para a construção de políticas de preservação digital participativas.</p>2023-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Paula Ochôa, Ângela Salgueiro, Bruno Almeida, Silvana Roque de Oliveira, Rui Araújohttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/97928Não acho que devamos “combater” editores predatórios: uma entrevista com Jeffrey Beall2023-12-19T03:40:52+00:00Rafael ZaccaronVítor Pluceno BehnckJeffrey Beall<p>A Lista de Beall foi desativada em janeiro de 2017. Ela indicava potenciais editoras predatórias, que publicavam artigos de acesso aberto, não revisados por pares, visando o lucro. Isso leva a uma poluição do corpo de textos científicos por conta de informações pseudocientíficas não revisadas, o que é danoso para a ciência como um todo. Nesta entrevista, Beall discute alguns aspectos e impactos da publicação predatória, bem como o dilema da pesquisa de acesso aberto e o que diferentes entidades podem fazer para diminuir a influência das revistas predatórias.</p>2024-03-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Rafael Zaccaron, Vítor Pluceno Behnck, Jeffrey Beallhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/98618Não acho que devamos “combater” editores predatórios: uma entrevista com Jeffrey Beall2023-12-19T03:40:52+00:00Rafael ZaccaronVítor Pluceno BehnckJeffrey Beall<p>A Lista de Beall foi desativada em janeiro de 2017. Ela indicava potenciais editoras predatórias, que publicavam artigos de acesso aberto, não revisados por pares, visando o lucro. Isso leva a uma poluição do corpo de textos científicos por conta de informações pseudocientíficas não revisadas, o que é danoso para a ciência como um todo. Nesta entrevista, Beall discute alguns aspectos e impactos da publicação predatória, bem como o dilema da pesquisa de acesso aberto e o que diferentes entidades podem fazer para diminuir a influência das revistas predatórias.</p>2024-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Rafael Zaccaron, Vítor Pluceno Behnck, Jeffrey Beall