Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb <p align="justify"><strong>Encontros Bibli</strong>: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação é uma publicação periódica do <a href="http://pgcin.paginas.ufsc.br/">Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação</a> da <a href="https://ufsc.br/">Universidade Federal de Santa Catarina</a> (Brasil) .</p> <p><strong>Qualis A2</strong> Comunicação e Informação.</p> <p><strong>Indexada</strong> em <a href="https://mjl.clarivate.com/search-results?issn=1518-2924&amp;hide_exact_match_fl=true&amp;utm_source=mjl&amp;utm_medium=share-by-link&amp;utm_campaign=journal-profile-share-this-journal">ESCI</a> (Web of Science / Clarivate Analytics), Scopus, <a href="https://www.redalyc.org/revista.oa?id=147">Redalyc</a>, <a href="https://www.doaj.org/toc/1518-2924?source=%7B%22query%22%3A%7B%22filtered%22%3A%7B%22filter%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%221518-2924%22%5D%7D%7D%2C%7B%22term%22%3A%7B%22_type%22%3A%22article%22%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22query%22%3A%7B%22match_all%22%3A%7B%7D%7D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22_source%22%3A%7B%7D%7D">DOAJ</a> e <a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=12907">Latindex</a>, entre <a href="https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/about">outros</a>. </p> pt-BR <p>O autor deve garantir:</p><ul><li>que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.</li><li>que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.</li></ul><p>Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. 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Porém, as organizações devem considerar realizar o tratamento dessas informações de maneira estruturada de modo que estas possam ser utilizadas no nível gerencial da organização.</p> <p><strong>Método</strong>: Esta pesquisa foi realizada com os gestores da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), entidade de classe da cidade de Marília, no estado de São Paulo. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o método de estudo de caso, identificando assim importantes percepções dos sujeitos, bem como aspectos positivos e negativos relacionados a informações enquanto recursos no contexto da ACIM.</p> <p><strong>Resultado</strong>: Como resultado, construíram-se parâmetros estruturados para a realização do processo de inteligência financeira organizacional considerando toda a estrutura identificada na ACIM.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: A pesquisa recomenda que outros aspectos relacionados com a informação, como a gestão do conhecimento e a construção de redes de conhecimento sejam construídos na ACIM, e com isso, a entidade pode fazer um melhor uso desse recurso de maneira estruturada.</p> Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Ana Cláudia Rossetto, Ana Clara da Silva Ortega, Bruno Bastos de Oliveira, Bianca Stephanie O. da Costa dos Santos, Francisca Miquelle Siqueira Cardoso Copyright (c) 2021 Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Ana Cláudia Rossetto, Ana Clara da Silva Ortega, Bruno Bastos de Oliveira, Bianca Stephanie O. da Costa dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/77513 qua, 21 abr 2021 00:00:00 +0000 Conhecimento Especializado no Domínio da Energia Elétrica: Estudo de caso sobre a aquisição do conhecimento para ontologia https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75969 <p><strong>Objetivo:</strong> o presente artigo aborda a organização do conhecimento no setor elétrico brasileiro, usando ontologias como alternativa.</p> <p><strong>Método:</strong> Descreve-se aqui um processo de aquisição do conhecimento realizado junto a uma grande empresa nacional do setor de energia, destacando as dificuldades, erros e lições aprendidas. A expressão “aquisição do conhecimento” é usada para nomear a etapa do desenvolvimento de ontologias em que a <em>expertise</em> é elicitada e registrada para posterior formalização. Pesquisadores em Ciência da Informação foram treinados a gerar definições formais seguindo um padrão axiomático típico de ontologias. Cada pesquisador recebeu cerca de 50 termos, além de insumos para desenvolver o trabalho, a saber: registros de conhecimento especializado no domínio obtidos via entrevistas com <em>experts</em>, tabelas com listas de processos relativos aos ativos da empresa, ativos esses que eram o escopo da ontologia.</p> <p><strong>Resultados:</strong> a aquisição de conhecimento gerou quase 400 definições em linguagem natural, as quais foram revisadas, adequadas segundo o padrão. Como resultado intermediário, foram obtidos quase 100 termos definidos semiformalmente, que foram então validados.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> os resultados parciais do estudo de caso exibem questões – lógicas e terminológicas – verificadas durante a aquisição do conhecimento e validação, as quais merecem atenção, visto que representam uma das primeiras frentes para combater a falta de interoperabilidade entre sistemas. O estudo de caso evidencia ainda lições aprendidas e possíveis melhorias, tanto para o setor quanto para a sociedade, oferecidas pela Ciência da Informação a partir desse tipo de trabalho.</p> Livia Marangon Duffles Teixeira, Murillo Lima Modesto, Jeanne Louize Emygdio, Cristiano Moreira, Mauricio Barcellos Almeida Copyright (c) 2021 Livia Marangon Duffles Teixeira, Murillo Lima Modesto, Jeanne Louize Emygdio, Cristiano Moreira, Mauricio Barcellos Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75969 qui, 11 fev 2021 00:00:00 +0000 Classificação facetada: proposta de categorias fundamentais para organizar teses e dissertações em uma biblioteca digital https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79427 <p><strong>Objetivo:</strong> Este trabalho apresenta uma proposta de categorias fundamentais, com base nos trabalhos de Ranganathan e do <em>Classification Research Group</em>, a serem utilizadas para a construção de uma interface de navegação facetada para uma biblioteca digital de teses e dissertações.</p> <p><strong>Método:</strong> Foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e do tipo exploratória, que emprega como métodos a revisão de literatura, a pesquisa documental e uma análise de domínio combinando as abordagens estudo bibliométrico e estudo terminológico.</p> <p><strong>Resultado</strong>: Com base na análise de domínio realizada, bem como no referencial teórico consultado, foram criadas as seguintes categorias fundamentais: <em>Thing, Kind, Process, Operation, Product, By-product, Space</em> e <em>Time</em>.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> As categorias fundamentais propostas neste trabalho podem contribuir significativamente para a construção de um mecanismo de busca facetada para a recuperação de teses e dissertações em uma biblioteca digital. Espera-se, com isso, eliminar as dificuldades atualmente encontradas pelos usuários ao utilizarem um campo de busca textual.</p> Clayton Martins Pereira, Walter Moreira, Eduardo Santarem Copyright (c) 2021 Clayton Martins Pereira, Walter Moreira, Eduardo Santarem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79427 ter, 27 abr 2021 00:00:00 +0000 Transição, plasticidade de fronteiras e identidade científica: presença e fluidez conceitual de um campo disciplinar em expansão https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75448 <p><strong>Objetivo</strong>: Ressaltando a identidade primária dos agentes inscritos no campo disciplinar da Ciência da Informação (CI), o estudo investiga a participação e movimentos transitórios de bolsistas de produtividade em CI, participantes da modalidade PQ, entre 2001 e 2017, em grupos de pesquisa registrados no Diretório de Pesquisa do CNPq.</p> <p><strong>Método</strong>: A pesquisa pauta a busca exploratória de informações concernentes ao objeto de estudo, visando, com isso, compreender elementos relacionados ou consequentes a ele. A dialética materialista auxilia na percepção sociológica do objeto de estudo proposto e no desvelamento dos movimentos envolvidos a ele. Para a análise da presença e dos movimentos transitórios, investiga: 83 bolsistas PQ; 133 grupos de pesquisas registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil; 233 linhas de pesquisa; 5 grandes áreas do conhecimento e 16 áreas do conhecimento. Em relação às 233 linhas de pesquisa, realiza um tratamento conceitual no intuito de apreender as temáticas de investigação realizadas nesses grupos e linhas de pesquisa.</p> <p><strong>Resultado</strong>: Percebe movimentações de transitoriedade dentro da mesma grande área do conhecimento (endógena) e em outras grandes áreas (exógena). Verifica movimentações exógenos em 14 dos 83 bolsistas PQ em Ciência da Informação nas seguintes Grandes Áreas do Conhecimento: Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Linguísticas, Letras e Artes. Afere movimentos transitórios endógenos em 13 dos 83 bolsistas PQ selecionados para o estudo nas áreas de Administração, Comunicação, Economia, Museologia, Planejamento Urbano e Regional, e Serviço Social. O léxico conceitual da CI foi verificado e percebido nos registros dos dois movimentos analisados.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: A presença e a movimentação transitória configuram-se como um sistema de trocas simbólicas, promotor de expansões dos campos disciplinares envolvidos. Os bolsistas PQ em CI mantêm pulsante esse regime. São pesquisadores sensíveis e insistentes na busca, adaptação e promoção de novos conhecimentos. </p> Willian Lima Melo, Leilah Santiago Bufrem, Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia Copyright (c) 2021 Willian Lima Melo, Leilah Santiago Bufrem, Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75448 qua, 21 abr 2021 00:00:00 +0000 Bens imateriais em processo de instrução para registro no Iphan https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79323 <p><strong>Objetivo:</strong> Identificar as tensões sociais mais evidentes relacionadas a salvaguarda de cinco bens imateriais em processo de Instrução do Registro localizados na região Nordeste do Brasil de 2005 a 2015.</p> <p><strong>Método:</strong> Utiliza os métodos de pesquisa exploratória segundo os objetivos, documental conforme os procedimentos e a técnica de análise documental para descrição das propostas submetidas e caracterização destas enquanto patrimônio cultural imaterial da Região Nordeste.</p> <p><strong>Resultado:</strong> A partir dos dados analisados, as tensões sociais mais expressivas desdobraram-se acerca dos valores da representatividade, do reconhecimento, da intervenção da comunidade sem um auxílio de uma instituição governamental e de diretrizes jurídicas.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> O patrimônio cultural imaterial é composto por um conjunto de práticas e atividades intangíveis que são passíveis de serem recriadas e adaptadas por um grupo social ao longo das gerações. Para garantir a preservação dos bens imateriais, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional dispõe de um processo jurídico-administrativo e social denominado de Instrução do Registro, na qual se operacionaliza a inscrição do bem em um dos livros do Patrimônio Imaterial. Os cinco bens em processo de instrução para registro estudados, são de uma importância inerente para a memória, na formação de identidades, relações sociais, herança coletiva e continuidade histórica.</p> Daniela Eugênia Moura de Albuquerque, Danúbia Mendes Souza Menezes, Murilo Artur Araújo da Silveira Copyright (c) 2021 Daniela Eugênia Moura de Albuquerque, Danúbia Mendes Souza Menezes, Murilo Artur Araújo da Silveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79323 sex, 23 abr 2021 00:00:00 +0000 As necessidades informacionais e a competência em informação dos pais de surdos https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79382 <p><strong>Objetivo</strong>: Apresentar as necessidades informacionais dos pais de surdos na perspectiva da competência em informação.</p> <p><strong>Método</strong>: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualiquantitativa, realizado a partir de uma pesquisa de campo. O ambiente de pesquisa foi constituído por duas instituições especializadas na área da surdez do norte do Paraná, tendo como população alvo pais cujos filhos surdos estudam nestas instituições. Para coleta de dados utilizou um questionário, com questões fechadas e abertas.</p> <p><strong>Resultado</strong>: Entre os resultados identificou que as principais necessidades informacionais dos pais de surdos se referem à informação para saúde e tratamentos, para educação e escolha de escolas, assim como para conhecer os direitos dos surdos, sobre a Língua de Sinais e para ensinar o filho surdo.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: Conclui que os pais precisam aprender continuamente sobre a surdez e para tal a competência em informação pode contribuir de modo que saibam reconhecer e sanar suas necessidades, e assim auxiliar os filhos surdos.</p> Ana Paula Pereira, Adriana Rosecler Alcará Copyright (c) 2021 Ana Paula Pereira, Adriana Rosecler Alcará https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79382 sex, 19 mar 2021 00:00:00 +0000 Convergências entre a Curadoria Digital e o Design da Informação no contexto pós custodial da Ciência da Informação https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78692 <p><strong>Objetivo:</strong> Identificar as aproximações entre a Curadoria Digital (CD) e o Design da Informação (DI) no contexto da Ciência da Informação (CI) e pontuar as contribuições dessas convergências para a eficiência e a eficácia da curadoria da informação em ambientes Web.</p> <p><strong>Metodologia: </strong>A metodologia empregada é de caráter teórico-exploratório e de abordagem qualitativa, a partir do levantamento bibliográfico e da sistematização dos dados recuperados. Assim, foram resgatados os principais conceitos da CD e do DI enquanto disciplinas no contexto da CI. Por fim, as convergências das disciplinas no contexto da CI enquanto área de estudos interdisciplinar foram apresentadas e discutidas.</p> <p><strong>Resultados: </strong>A curadoria da informação digital conforme critérios da CD fornece subsídios para aprimorar os processos de cada etapa do seu ciclo de vida. O DI e suas dimensões, por sua vez, subsidia o planejamento e a elaboração de ambientes digitais com foco na melhoria da eficiência e da eficácia da informação comunicada. Em âmbito teórico-prático, as convergências entre as ações da CD e as dimensões do DI oportunizam a sua complementação multidirecional.</p> <p><strong>Considerações: </strong>Ficaram demonstradas as convergências entre a CD e o DI a partir da combinação de elementos presentes em subgrupos de ações da CD com elementos presentes na sistematização do DI em dimensões. Foram evidenciados pontos em comum entre as duas disciplinas que indicam a necessidade da convergência de seus recursos na busca por soluções a problemas envolvidos na curadoria da informação digital. Confirma-se a hipótese de que as duas disciplinas convergem no contexto da CI e potencializam a solução de problemas informacionais complexos nesse contexto.</p> Maria Jorente, Laís Landim , Simão Apocalypse Copyright (c) 2021 Maria Jorente, Laís Landim , Simão Apocalypse https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78692 qua, 21 abr 2021 00:00:00 +0000 Instrumento para análise crítica de relatórios de pesquisas: teses e dissertações https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78678 <p><strong>Objetivo: </strong>Este artigo tem como objetivo apresentar um instrumento de análise crítica de um tipo específico de relatórios de pesquisa: teses e dissertações.</p> <p><strong>Metodologia:</strong> Trata-se de um instrumento desenvolvido para realização de uma atividade da disciplina Metodologia de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão &amp; Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG), no primeiro semestre de 2019. A finalidade do instrumento foi analisar a aderência de uma pesquisa científica às recomendações de Creswell (2014) e outras obras que abordam a metodologia científica. É composto por nove itens, subdivididos em 67 critérios, em formato de perguntas. Para avaliação, em cada critério é necessária uma marcação em uma escala do tipo Likert, de 5 pontos, ou seja, o valor 1 é correspondente à apresentação mais fraca do critério e o valor 5, à mais forte. Como recurso alternativo, foi inserida no instrumento a opção “Não se aplica (N/A)” para aqueles critérios em que o avaliador entende que não condiz com a proposta estrutural da pesquisa.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Após o relato das bases para o desenvolvimento e exposição do instrumento, o artigo apresenta seu teste por meio da sua aplicação na avaliação de uma tese e de uma dissertação.</p> <p><strong>Conclusões: </strong>Conclui-se que o instrumento se mostrou adequado para a finalidade proposta, avaliação de relatórios de pesquisa de teses e dissertações, com a recomendação de que o estilo do autor e a especificidade de cada investigação devam ser levados em consideração.</p> Nivaldo Calixto Ribeiro, Sarah Rúbia de Oliveira Santos, Gracilene Maria de Carvalho, Rômulo de Barros Teixeira, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Beatriz Valadares Cendón Copyright (c) 2021 Nivaldo Calixto Ribeiro, Sarah Rúbia de Oliveira Santos, Gracilene Maria de Carvalho, Rômulo de Barros Teixeira, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Beatriz Valadares Cendón https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78678 ter, 16 mar 2021 00:00:00 +0000 Encontrabilidade da Informação e Arquitetura da Informação: possíveis relações teóricas https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/77624 <p><strong>Objetivo</strong>: Tendo em vista a interação do ser humano com ambientes de informação digital, tornam-se necessários estudos referentes à capacidade desses ambientes em proporcionarem uma navegação voltada à facilidade do sujeito em encontrar uma informação. Objetiva investigar como os estudos sobre Encontrabilidade da Informação têm estabelecido relações teóricas com a Arquitetura da Informação.</p> <p><strong>Método</strong>: Utiliza o Método Quadripolar como ferramenta, com abordagem qualitativa mediante a análise de conteúdo. No polo epistemológico, discorre sobre o paradigma sócio-cognitivo. No polo teórico, discute a relação entre a Arquitetura da Informação e a Encontrabilidade da Informação. No polo técnico, utiliza a análise de conteúdo para subsidiar categorizações e núcleos de sentido entre as publicações encontradas no Portal de Periódicos da Capes no quadriênio 2016 -2019. No polo morfológico, ressalta as possíveis relações teóricas entre esses estudos neste momento da história e cultura científicas.</p> <p><strong>Resultado</strong>: Mediante a análise de conteúdo, são estabelecidas classes e categorias temáticas aos núcleos de sentido constatados entre a Encontrabilidade da Informação e a Arquitetura da Informação, observados na produção científica do quadriênio de 2016 a 2019.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: Conforme o quadriênio de 2016 a 2019, refletindo este momento da história e cultura científicas, a Arquitetura da Informação tem preponderância sobre a Encontrabilidade da Informação, no sentido de fornecer elementos sistêmicos aos ambientes analógicos, digitais ou híbridos de informação.</p> Arthur Campos, Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Henry Poncio Cruz de Oliveira Copyright (c) 2021 Arthur Campos, Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Henry Poncio Cruz de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/77624 qui, 11 fev 2021 00:00:00 +0000 Práticas de citação na Organização e Representação do Conhecimento no Brasil https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78062 <p><strong>Objetivo</strong>: Analisar as formas de produção e os elementos de distinção das práticas de citação no domínio da Organização e Representação do Conhecimento no Brasil de 2015 a 2018. Os objetivos específicos são: mapear os autores mais produtivos e citados do período no domínio de Organização e Representação do Conhecimento e identificar as razões de citação dos autores mais citados do período a partir de suas contribuições científicas.</p> <p><strong>Método</strong>: Configura-se como uma contribuição de natureza bibliográfica e descritiva. Utiliza-se o método cientométrico por meio das técnicas de análise de conteúdo e de assunto para demonstrar as motivações das práticas de citações dos pesquisadores vinculados ao domínio da Organização e Representação do Conhecimento.</p> <p><strong>Resultado</strong>: Evidencia-se a predominância de citação em pesquisadores nacionais no recorte analisado, com ênfase para a autora Fujita, M. S. L. e o autor Guimarães, J. A. C. Em relação às razões de citações, destaca-se o domínio da dimensão conceitual com 93,2%, em contrapartida, a dimensão social aparece com apenas 6,8% do total das ocorrências. Na distribuição das razões das citações por categorias podem-se destacar as ocorrências voltadas para a sustentação de declarações e informações, que receberam 1.148 menções, bem como as razões voltadas para discussões mais teóricas e conceituais, com o total de 902 razões vinculadas.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: Em que pesem as formas de produção e as instâncias de consagração apontadas pelo binômio produção-citação a partir dos resultados, a posição dos autores mais produtivos no campo reverbera em citações, com razões plurais e motivações concentradas na sustentação de argumentos, exemplificação de situações, casos e pontos de vista, bem como de definições e esclarecimentos teóricos, conceituais e metodológicos.</p> Rinaldo Ribeiro de Melo, Murilo Silveira, Raimundo Santos Copyright (c) 2021 Rinaldo Ribeiro de Melo, Murilo Silveira, Raimundo Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78062 qua, 17 fev 2021 00:00:00 +0000 Objetos de fronteira: um diálogo entre a ciência da informação e a ciência de dados https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/77247 <p><strong>Objetivo:</strong> A tecnologia mediadora envolvida nas comunicações possibilitou um significativo incremento da quantidade de interações entre produtores e consumidores de informação, produtos ou serviços. Neste artigo, será apresentada uma proposta para a organização da informação necessária no desenvolvimento de artefatos utilizados na mediação e conhecidos como assistentes virtuais (<em>Chatbots</em>). Esses canais integradores de comunicação serão conceituados como objetos de fronteira e a sua prototipação como atividade sugerida aos profissionais da Ciência da Informação em busca de uma sinergia cada vez maior com a Ciência de Dados.</p> <p><strong>Método: </strong>O artigo se baseia em uma metodologia de natureza exploratória e aplicada com a utilização de um “Estudo de Caso” orientado por uma profunda revisão bibliográfica da teoria dos objetos de fronteira e do estudo das plataformas de inteligência artificial utilizadas para desenvolvimento de <em>chatbots, </em>investigando as ações, métodos e ferramentas para organização da informação.</p> <p><strong>Resultados: </strong>É apresentada uma proposta de método para a organização da informação baseada em uma taxonomia específica para o domínio das interações estabelecidas entre o poder público e os cidadãos. Nesse contexto é estabelecido um conjunto de intenções, entidades e diálogos informacionais que podem justamente prover a habilidade necessária para prototipação do assistente virtual.</p> <p><strong>Conclusões: </strong>Os objetos de fronteira se constituem como uma alternativa apropriada para mediação das práticas sociais utilizadas por diversos tipos de comunidades que precisem trocar informações de forma estruturada. Por meio de uma base de conhecimento previamente modelada na forma de intenções, entidades e diálogos, as necessidades informacionais de diferentes comunidades passam a ser atendidas com a consequente abertura de um campo excepcional para atuação do profissional da Ciência da Informação.</p> Luiz Lourenço de Mello Filho, Rogério Henrique de Araújo JÚNIOR Copyright (c) 2021 Luiz Lourenço de Mello Filho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/77247 qua, 17 fev 2021 00:00:00 +0000 O Processamento de Linguagem Natural nos Estudos Métricos da Informação: uma análise dos artigos indexados pela Web of Science (2000- 2019) https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/76886 <p><strong>Objetivo:</strong> Identificar a estrutura científica internacional das pesquisas que vinculam o uso do Processamento de linguagem natural no campo dos estudos métricos da informação.</p> <p><strong>Método:</strong> A pesquisa é baseada em uma perspectiva qualiquantitativa própria dos estudos métricos da informação no domínio da organização do conhecimento. A coleta de dados foi realizada em 02/02/2020 no recurso <em>Web</em> <em>of Science Core Collection</em> com a expressão "natural language processing", na categoria artigos e revisão, refinada pelas Categorias da <em>Web of Science Information Science Library Science </em>e limitada à janela temporal dos últimos 20 anos completos (período de 2000 a 2019). A Análise de Redes Sociais é utilizada como método de pesquisa para examinar e visualizar a rede de colaboração científica, de cocitação e de coocorrência de palavras-chave.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Dos 552 documentos recuperados, após a análise dos resumos, observou-se que 31 estavam inseridos no campo dos estudos métricos. A literatura científica mostra um crescente aumento das publicações nos últimos três anos, com 2018 sendo o ano mais produtivo.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> Considerando que o conjunto de técnicas de PLN (ex. <em>bag of words, tokenization, word stemming, part-of-speech tagging</em> e SVM) vem permitindo ao pesquisador ir além da análise de citação tradicional, para uma análise mais voltada ao conteúdo e contexto da citação, a literatura científica internacional sobre a aplicação do PLN nos estudos métricos da informação tem se mostrado emergente. A revista Scientometrics configura o meio de disseminação dos trabalhos que alcançaram maior impacto. Finalizando, a análise de cocitação k-core mostra a existência de um importante núcleo teórico, frequentemente citado na comunidade acadêmica internacional.</p> Mirelys Puerta-Díaz, Bianca Savegnago de Mira, Daniel Martínez-Ávila, María-Antonia Ovalle-Perandones, Maria Cláudia Cabrini Grácio Copyright (c) 2021 Mirelys Puerta-Díaz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/76886 qui, 11 fev 2021 00:00:00 +0000 A quarta revolução e a necessária reinvenção da Biblioteconomia. https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75961 <p><strong>Objetivo</strong>: Discutir sobre a reinvenção da Biblioteconomia no contexto da quarta revolução.</p> <p><strong>Método</strong>: O estudo foi caracterizado como descritivo e utilizou como métodos a revisão de literatura, a análise bibliográfica e documental.</p> <p><strong>Resultados</strong>: Apresenta um panorama sobre a quarta revolução, promovida pelas tecnologias digitais, e seus impactos no mundo do trabalho. Observa que, diante da crescente facilidade de acesso à internet, as bibliotecas estão dividindo seu espaço de provedor de fontes de informação e verifica a persistência do perfil tecnicista do bibliotecário. Discorre sobre a desconexão entre a formação superior e as exigências atuais e potenciais do mercado de trabalho do bibliotecário contemporâneo no Brasil.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: Recomenda-se repensar o ensino na graduação em Biblioteconomia e promover a aprendizagem continuada para que os bibliotecários desenvolvam e atualizem competências informacionais e tecnológicas.</p> Arabelly Ascoli, Marcos Galindo Copyright (c) 2020 Arabelly Ascoli, Marcos Galindo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75961 seg, 04 jan 2021 00:00:00 +0000 O papel das bibliotecas no Linked Data https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75909 <p class="Resumo"><strong>Objetivo</strong>: As bibliotecas possuem um papel importante na organização de recursos informacionais, sendo pioneiras no desenvolvimento de formatos e padrões que garantem a representação e recuperação desses recursos, e tem constantemente se atualizado para acompanhar os avanços tecnológicos, como o estabelecimento do ambiente Web e do Linked Data, um conjunto de práticas para a interligação de dados na <em>Web</em>. Nesse sentido, partindo do objetivo de analisar como pode ocorrer a cooperação entre os dados da biblioteca e o <em>Linked Data</em>, questiona-se: como garantir o compartilhamento efetivo de dados ente as bibliotecas e demais fontes de informação disponíveis no contexto do <em>Linked Data</em>? </p> <p class="Resumo"><strong>Métodos: </strong>Pautou-se em levantamento bibliográfico realizado na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos documentos oficiais do <em>World Wide Web Consortium</em> (W3C), responsável por acompanhar o desenvolvimento da <em>Web</em> e do <em>Linked Data</em>.</p> <p class="Resumo"><strong>Resultados</strong>: Identificou-se que que as bibliotecas podem atuar em duas vertentes principais, a de publicadora e a de consumidora de dados, que podem ser realizadas de maneira independente e exigem tomadas de decisão distintas. Discutiu-se um conjunto de recomendações que pode auxiliar em ambos os papeis levando a um compartilhamento efetivo dos dados. </p> <p class="Resumo"><strong>Conclusões</strong>: Conclui-se que o conjunto de recomendações discutido atua como um norteador para a realização do compartilhamento de dados entre a <em>Web</em> e demais fontes disponibilizadas no contexto do <em>Linked Data</em>, mas que para garantir a efetividade desse compartilhamento, a comunidade envolvida com o domínio bibliográfico precisa estabelecer seus próprios critérios para a seleção de fontes de informação em <em>Linked Data</em>.</p> Ananda Fernanda de Jesus, Fabiano Ferreira de Castro, Rogério Apareciso Sá Ramalho Copyright (c) 2020 Ananda Fernanda de Jesus, Fabiano Ferreira de Castro, Rogério Rogério Apareciso Sá Ramalho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75909 seg, 04 jan 2021 00:00:00 +0000 Arquitetura das ideias: Paul Otlet, o objeto, o livro e o documento https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/73450 <p><strong>Objetivo</strong>: Compreender, a partir de três dimensões, o entendimento Otletiano sobre o que vem a ser um livro: a material, a simbólica e a filosófica.</p> <p><strong>Método</strong>: Pesquisa bibliográfica documental, onde o Traité de Documentation é a base para a formulação das considerações acerca do pensamento de Paul Otlet, logo, nossos apontamentos partem dele e a ele retornam.</p> <p><strong>Resultado</strong>: O livro, como constructo da humanidade para a Humanidade, têm seu papel social, com o acúmulo constante e incessante de saberes e conhecimentos fixados materialmente, corporificando-se e recorporificando-se de geração em geração, visando o desenvolvimento e o progresso das diferentes ciências e artes.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: O livro não é construído ao acaso, ele precisa se estruturar segundo parâmetros, além disso, as ideias não podem ser jogadas ao bel prazer, elas também precisam de uma estruturação que reflita as intenções do autor, suas vontades e sua linha de pensamento. Na noção da arquitetura das ideias, o autor e o leitor precisam compreender que aquele livro é uma pequena parte da obra universal, tão cara ao projeto Otletiano.</p> Carlos Henrique Juvêncio Copyright (c) 2020 Carlos Henrique Juvêncio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/73450 seg, 04 jan 2021 00:00:00 +0000 Prêmio Nobel como fator de influência nas citações dos pesquisadores: uma análise dos laureados de Química e Física (2005 a 2015) https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/73786 <p><strong>Objetivo</strong>: Analisa a influência nos índices de citação por parte dos pesquisadores que foram contemplados pelo prêmio Nobel nas áreas da Física e Química no período de 2005 a 2015. Investiga a relação entre ser contemplado com o Prêmio Nobel e o aumento nos índices de citação dos pesquisadores ganhadores do prêmio. Para tanto buscou: a) caracterizar o processo de avaliação de desempenho da premiação Nobel e os índices de citação; b) apresentar os índices de citação dos ganhadores do Nobel; c) identificar se os índices de citação são influenciados pelo prêmio Nobel..<br /><strong>Método</strong>: Realiza uma pesquisa exploratória e estudo comparativo, tendo como base os estudos de citação para análise e discussão dos dados coletados.<br /><strong>Resultados</strong>: A premiação Nobel apresenta indícios de influência nos índices de citação dos pesquisadores nas áreas estudadas. Considera que o levantamento das informações teve a finalidade de compreender essa dinâmica na ciência que proporcionou dados sobre a produção científica e pesquisadores através de uma premiação Nobel que tem importância e que coopera para o avanço do saber.<br /><strong>Conclusões</strong>: As bases Web of Science e Scopus apontam que os pesquisados da área de Física, após serem contemplados com o NOBEL, aumentaram os picos de citação. Porém, na área de Química, na Scopus não é perceptível a influência do prêmio, pois os picos de citação dos pesquisadores antecedem a premiação. Na área de Física, em sua maioria, nota-se o reconhecimento científico pós-premiação por meio dos índices de citação, podendo dizer que a partir da amostra coletada houve relação do Nobel com os índices de citação dos pesquisadores, revelando a visibilidade dos cientistas para a comunidade científica.</p> Jailiny Fernanda Silva Stanford, Fábio Mascarenhas e Silva Copyright (c) 2020 Fábio Mascarenhas e Silva, Jailiny Fernanda Silva Stanford https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/73786 seg, 04 jan 2021 00:00:00 +0000 Impacto acadêmico e atenção on-line de pesquisas sobre inteligência artificial na área da saúde: análise de dados bibliométricos e altmétricos https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/76249 <p><strong>Objetivo</strong>: A inteligência artificial, como campo interdisciplinar, tem sua literatura presente em diversas áreas do conhecimento e suas aplicações têm oferecido importantes contribuições para os campos científicos que a ela se dedicam. Este estudo tem por objetivo analisar a produção científica sobre inteligência artificial em artigos científicos de acesso aberto na área da saúde e compreender seus indicadores de impacto.</p> <p><strong>Método</strong>: Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória e quantitativa, que utiliza técnicas bibliométricas e altmétricas em complementaridade, a fim de averiguar o impacto acadêmico por meio dos dados de citações e a atenção<em> on-line</em> pelas menções encontradas nas fontes da Web Social. Os dados da produção e suas métricas de citação foram obtidos em consultas a <em>Dimensions;</em> e os dados altmétricos recuperados via <em>Altmetric Explorer</em>.</p> <p><strong>Resultado</strong>: Ao todo foram analisados 3.121 artigos publicados entre 2014 e 2019. A distribuição temporal demonstrou-se crescente, tendo 2019 a maior concentração de artigos. O impacto acadêmico registrou cobertura de 70,81% dos artigos com dados de citações e, para a visibilidade, 61,93% obtiveram dados altmétricos referentes às menções na Web Social. As citações são frequentes em artigos antigos e a atenção<em> on-line </em>é maior para publicações recentes. As mídias sociais são as fontes com maior quantidade de menções, seguidas pelos portais de notícias e <em>blogs.</em></p> <p><strong>Conclusões</strong>: Considera-se que, ao complementar os estudos métricos tradicionais, como os bibliométricos e de citação, a altmetria e seus indicadores alternativos possibilitam uma compreensão considerada mais ampla do real impacto causado pelas produções científicas.</p> Marília Catarina Andrade Gontijo, Ronaldo Ferreira de Araújo Copyright (c) 2020 Marília Catarina Andrade Gontijo, Ronaldo Ferreira de Araújo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/76249 seg, 04 jan 2021 00:00:00 +0000 Colaboração de subautoria: estudo cientométrico baseado nos artigos brasileiros com agradecimentos na Web of Science https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/74605 <p><strong>Objetivo</strong>: A pesquisa explora, através dos agradecimentos de natureza não financeira identificados nos artigos de 2009-2016 indexados na <em>Web of Science</em> (WoS), a colaboração científica na ciência brasileira por disciplina/área.</p> <p><strong>Método</strong>: Estudo exploratório e descritivo utilizou técnicas quantitativas (cientometria) e qualitativas (análise de conteúdo) para identificar e categorizar manualmente dados sobre colaboração de subautoria em publicações com agradecimentos de periódicos abrangidos pelas disciplinas WoS: Economia, Hematologia, Horticultura e Matemática, Aplicações Interdisciplinares. Nesse estudo, a categoria apoio conceitual/PIC - <em>Peer Interactive Communication</em>, considerada um tipo de agradecimento diferenciado, foi analisada com maior detalhamento.</p> <p><strong>Resultados</strong>: Os indicadores cientométricos mostram que os padrões de subautoria variam entre disciplinas. O predomínio de agradecimentos por apoio intelectual e/ou conceitual em disciplinas com orientação teórica e social aplicada como Economia e Matemática, Aplicações Interdisciplinares reflete o papel das contribuições intelectuais e/ou conceituais no interior dos colégios invisíveis. Por outro lado, a supremacia de agradecimentos por apoio técnico/instrumental em disciplinas com orientação técnica e experimental como Horticultura e Hematologia revela a intensidade dos laços de interdependência entre pesquisadores e especialistas (taxonomistas, técnicos de laboratório etc.) no interior dessas comunidades. O número considerável de indivíduos reconhecidos minimamente em agradecimentos por apoio intelectual e/ou conceitual pode não representar um alto grau de conexão em rede, mas simboliza a existência de vínculos colaborativos factuais entre autores e subautores, principalmente no campo da Economia.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: Conclui que os tipos de agradecimentos identificados na ciência brasileira podem representar as diversas formas de interação e conectividade que são requeridas para a produção de novos conhecimentos por disciplina/área e retratar evidências importantes de colaboração “invisível” ou “oculta” em termos de apoio institucional/moral, técnico/instrumental, editorial, conceitual e/ou intelectual.</p> Gonzalo Rubén Alvarez, Sônia Elisa Caregnato Copyright (c) 2020 Gonzalo Rubén Alvarez, Sônia Elisa Caregnato https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/74605 seg, 04 jan 2021 00:00:00 +0000 Motoristas de aplicativos em tempos de Covid-19: tendências de informação e prevenção no contexto brasileiro https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/76625 <p><strong>Objetivo</strong>:O objetivo do estudo é verificar, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde brasileiro, qual a propensão dos motoristas de aplicativos em utilizar essas informações para a prevenção do Covid-19 durante sua rotina de trabalho.</p> <p><strong>Métodos</strong>:Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter quali-quantitativo, que se utiliza do Método da Netnografia para a coleta e análise de dados imersos em grupos de aplicativos de comunicação, especialmente o <em>WhatsApp</em>.</p> <p><strong>Resultados</strong>:Os resultados mostraram uma tendência dos motoristas de aplicativos brasileiros tendem a cumprir as medidas de prevenção e combate à pandemia Covid-19, previstas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde frente o autocuidado revelado nas respostas do questionário.</p> <p><strong>Conclusões</strong>:Conclui-se que, em um ecossistema tão complexo como esse, que envolve a saúde pública, tal complexidade deve ser enfrentada com discussões, pesquisas e ciência de qualidade.</p> Rafaela Carolina da Silva, Jean Fernandes Brito, Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Ieda Pelógia Martins Damian Copyright (c) 2020 Rafaela Carolina da Silva, Jean Fernandes Brito, Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Ieda Pelogia Matins Damian https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/76625 seg, 04 jan 2021 00:00:00 +0000 Informação incorreta, desinformação e má informação: Esclarecendo definições e exemplos em tempos de desinfodemia https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/76900 <p><strong>Objetivo</strong>: Descreve e analisa as incidências teórico-práticas da informação incorreta (<em>misinformation</em>), desinformação (<em>disinformation</em>) e má informação (<em>malinformation</em>), incluindo, mas não se limitando ao arcabouço da Ciência da Informação. Além disso, objetiva delinear uma compreensão desses três conceitos a partir de 16 arranjos interligados de acordo com sua intencionalidade.</p> <p><strong>Método</strong>: Para construir discursos e descrição do fenômeno da desinformação e suas derivações, aplicamos a hermenêutica, a retórica e os princípios fenomenológicos da intencionalidade como métodos de trabalho.</p> <p><strong>Resultados</strong>: Como resultados, apresentamos 14 incidências teóricas com o objetivo de esclarecer esses três conceitos, além de delinear e caracterizar, de acordo com a intencionalidade, 16 arranjos de desinformação associados a esses três conceitos, sendo eles: viés de confirmação, propaganda, artigos retratados, teorias da conspiração, representação enganosa em mapas, quadros e gráficos, notícias falsas, caça-cliques, trote, sátira ou paródia, website impostor, revisões falsas, phishing, filtros-bolha e câmaras de eco.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> Destaca-se a complexidade que permeia os vários campos da conjuntura atual relacionada à dificuldade de um consenso sobre a definição semântica dos conceitos de informação, desinformação e suas desambiguações, uma vez que estes conceitos também possuem inúmeras propriedades</p> Karen Santos-d'Amorim, Májory Fernandes de Oliveira Miranda Copyright (c) 2021 Karen Santos-d'Amorim, Májory Fernandes de Oliveira Miranda https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/76900 ter, 16 mar 2021 00:00:00 +0000 Informação, Misinformação, Desinformação e movimentos antivacina: materialidade de enunciados em regimes de informação https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75576 <p><strong>Objetivo:</strong> O ensaio objetiva refletir sobre informação, misinformação e desinformação como meios empregados por movimentos antivacina, abordando a produção dos seus efeitos sociais em termos de materialidade e de institucionalidade de enunciados no âmbito de regimes de informação.</p><p><strong>Método:</strong> A revisão bibliográfica teve como foco os temas materialidade e institucionalidade de enunciados, informação, misinformação, desinformação, regimes de informação e movimentos antivacina. Além disso, foram realizadas consultas em legislações e em <em>websites</em> governamentais brasileiros, mediante as quais foi possível realizar as reflexões sobre os temas estudados.</p><p><strong>Resultados:</strong> As reflexões apontam para a materialidade da misinformação e da desinformação como fonte ou produto de discursos antivacina, algo que, por vezes, mimetiza recursos empregados pelo regime de informação em ciência e tecnologia vigente e, com efeito, alimenta um modo de resistência junto às políticas públicas do Estado, num contexto em que doenças imunopreveníveis antes erradicadas têm retornado, como é o caso do reaparecimento do sarampo no Brasil.</p><strong>Conclusões: </strong>A dificuldade de distinção entre informação, misinformação e desinformação constitui um problema para o Estado, para a ciência, para as entidades de saúde pública ou para os meios de comunicação e instituições de mediação, comprometidos com a informação. O viés de confirmação capitalizado pelos movimentos antivacina aparece como meio de resistência e/ou confrontação ao controle do Estado. Efeitos adversos de vacinas podem ser utilizados descontextualizadamente para reforçar a ideia de que “toda vacina é maléfica”. A ciência e o poder público têm o desafio de esclarecer a opinião pública sobre os benefícios ou cuidados a serem tomados em relação às vacinas. Richele Grenge Vignoli, Rodrigo Rabello, Carlos Cândido de Almeida Copyright (c) 2020 Richele Grenge Vignoli, Rodrigo Rabello, Carlos Cândido de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75576 seg, 04 jan 2021 00:00:00 +0000