Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Sobre
Sobre o Periódico
Histórico
Equipe Editorial
Política Editorial
Políticas Éticas
Política de Ciência Aberta
Atual
Arquivos
Submissões
Tutorial de Submissão
Diretrizes para autores
Submissões
Acesso
Contato
Portal de Periódicos UFSC
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 30 (2025): Por uma ciência diversa, equitativa, inclusiva e acessível
v. 30 (2025): Por uma ciência diversa, equitativa, inclusiva e acessível
Publicado:
2024-12-18
Artigos
O efeito mosaico na identificação de usuários: implicações para a privacidade
Amanda Garcia Gomes, Ricardo César Gonçalves Sant’Ana; Fernando de Assis Rodrigues
1-20
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
A base nacional comum curricular e a implementação do letramento informacional no currículo do ensino fundamental
Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque
1-30
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 -PDF/A
Artigo PDF/A
O impacto do nível de evidência científica em preprints sobre COVID-19 no seu compartilhamento no Twitter (X) Brasil
Eduardo Santos Rocha, Ronaldo Ferreira de Araújo
1-21
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Parecer 3 - PDF/A
Parecer 4 - PDF/A
Uma avaliação cienciométrica da produtividade da pesquisa sobre maus-tratos infantis do banco de dados Web of Science
Dinakaran Munnu, Gomathi Palanisamy
1-22
Artigo PDF/A (English)
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Percepções de editores quanto à implantação da revisão aberta em periódicos científicos
Francisca Clotilde de Andrade Maia, Maria Giovanna Guedes Farias
1-31
Parecer 1-PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Parecer 3 - PDF/A
Parecer 4 - PDF/A
Parecer 5 - PDF/A
Artigo PDF/A
Interpretante lógico e determinação de domínio em ciência da informação
Sonia Cristina Bocardi de Morais, Alexandre Robson Martinês, Valdirene Aparecida Pascoal, Wilson Roberto Veronez Júnior
1-21
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Resúmenes textuales de documentos audiovisuales a través de ia para departamentos de información en televisión
Jorge Caldera Serrano
1-18
Artigo PDF/A (Español (España))
Parecer 1 - PDF/A
Articulações entre regimes de informação e sociomaterialidade: percepções a partir da análise de processos organizativos
Lucileide Andrade de Lima do Nascimento, Edma Jantorno, Maira Cristina Grigoletto
1-20
Artigo - PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Gazetteer literário de Machado de Assis
Dilvan de Abreu Moreira, Davi Machado da Rocha
1-32
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Percepção de educadores sobre repositórios de recursos educacionais abertos (REA) no ensino superior
Geisa Meirelles Drumond, Mirian Picinini Méxas, Lidia Angulo Meza
1-25
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Artigo PDF/A
Ensaios
Construindo identidades digitais: desenvolvimento de ontologias para avatares no metaverso
Adriana Carla Ribeiro dos Santos, Richele Grenge Vignoli, Edberto Ferneda
1-27
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Estudos de Caso
Wikidata para estruturação de perfis institucionais acadêmicos: um estudo de caso de publicações acadêmicas do NeuroMat
Erika Guetti Suca, Paul R. Burley, Éder Porto Ferreira Alves, João Alexandre Peschanski
1 - 23
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Artigo PDF/A (English)
Gestão da informação em saúde: análise do painel de evidências científicas sobre Covid-19
Isabella Araújo Alves de Lima, Thaís Branquinho Oliveira Fragelli
1-33
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Artigos de Dados
Processo de coleta de dados na ecologia informacional complexa do Museu da Diversidade Sexual
Jean Fernandes Brito
1-9
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Dossier: Os novos cenários da sociedade digital diante do desafio da Inteligência Artificial Gerativa
Os novos cenários da sociedade digital diante do desafio da Inteligência Artificial (IA) Gerativa
Xabier Martínez Martínez-Rolán, Francisco Cabezuelo Lorenzo, Lidia Oliveira
1-7
Artigo PDF/A
ChatGPT na Universidade de Perugia: Potencializando a Interação entre Docentes e Discentes
Paula Caldas Brognoli, Melissa Bertolini Rodrigues
1-24
Artigo PDF/A
Análise comparativa entre a inteligência artificial e a humana no ensino de estudos superiores de jornalismo
Juan Pablo Mateos-Abarca, Jorge Miranda-Galbe
1-20
Artigo PDF/A (Español (España))
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
IA como facilitadora de criatividade e bem-estar em estudantes de negócios: Uma abordagem multigrupo entre universidades públicas e privadas
Mario Alberto Salazar-Altamirano, Orlando Josué Martínez-Arvizu, Esthela Galván-Vela, Rafael Ravina-Ripoll, Lorena Gabriela Hernández-Arteaga, David Gómez Sánchez
1-30
Artigo PDF/A (English)
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Letramentos acadêmicos e inteligência e artificial: analisando a simulação da compreensão do artigo acadêmico por meio do ChatGPT
Danielly Thaynara da Fonseca Silva
1-26
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
A interface entre inteligência artificial e letramento informacional no ensino superior: contextos, avanços e desafios inter e multidisciplinares
Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro, Marcos Rogério Martins Costa, Maria Albeti Vieira Vitoriano
1-20
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
A personalização do serviço de referência em bibliotecas universitárias com o uso da inteligência artificial generativa
Adriléia de Moura Lima, Elisângela Cristina Aganette
1-27
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Aplicación de la regresión logística binaria en la educación asistida por inteligencia artificial
Advances and Challenges of AI in the University Context: An Empirical Study
Angel Bartolome Muñoz de Luna, Sonia Martin Gomez
1-22
Artigo PDF/A (Español (España))
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 -PDF/A
Um panorama das diretrizes relacionadas ao uso de inteligência artificial nos principais periódicos da Área Interdisciplinar da CAPES
Raphael de Aquino Gomes, Thiago Augusto Mendes
1-20
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Los estereotipos de clase, género y raza reproducidos por la ia generativa: recomendaciones para los usuarios
Andrea Castro-Martínez, José Luis Torres-Martín, Cristina Pérez-Ordóñez
1-26
Artigo PDF/A (Español (España))
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Integrando o GenAI no ensino da comunicação para a “geração prompt”: uma exploração das perspectivas acadêmicas sobre seus benefícios, desafios e perspectivas futuras na Turquia
Bilge Şenyüz, Ebru Özgen, Anıl Uğur Oğuzcan
1-25
Artigo PDF/A (English)
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 -PDF/A
Semioses algorítmicas e viés racial: um estudo de imagens criadas pela IA generativa
un Estudio de Imágenes Creadas por IA Generativa
Juliana de Assis, Maria Aparecida Moura
1-24
Artigo PDF/A
Parecer 1 - PDF/A
Parecer 2 - PDF/A
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Redes Sociais
Indexadores
Finaciamento