Avaliação por pares

Encontros Bibli adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review).

Nas três últimas edições, a porcentagem de participação de avaliadores externos à instituição editora foi de 79,3%

Os originais são pré-avaliados pelos Editores que terão em consideração: originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais. Caso contrário os autores serão notificados num prazo de 15 dias com a rejeição e arquivamento do artigo.

Se obtiver uma avaliação positiva o manuscrito aprovado será encaminhado para dois pareceristas externos à Encontros bibli, aos quais caberá, num prazo de até 30 dias, a análise, aprovação (com ou sem modificações) ou recusa do mesmo. Quando for preciso os editores poderão solicitar a participação de mais avaliadores. O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará ao autor da “Aceitação sem alterações”, “Aceitação com pequenos ajustes”, “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas) ou “Rejeição” e arquivamento do mesmo.

No caso de “Aceitação com pequenos ajustes”, o autor terá um prazo de 21 dias para encaminhar à Encontros Bibli o manuscrito revisto. O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito verificará se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceristas, e informar se o texto foi aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.

No caso de na avaliação final o manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado sobre o motivo da recusa.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os Editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela revista.

Os editores se reservam o direito a rejeitar aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras em qualquer parte do processo aonde se identifique.

O tempo médio de resposta desde a aceitação do original até a confirmação de publicação é de aproximadamente 120 dias.

No formulário de avaliação se apresenta um item onde o parecerista, poderá decidir se tem interesse em que seu parecer seja publicado de forma anônima junto com o artigo avaliado.

Conflito de interesse

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.

Na arte de avaliação de um manuscrito, a envolver autores e revisores, a Revista Encontros Bibli verifica com rigor, a partir de sua editoria, pelo estabelecimento de uma política a evitar envolvimento de pessoas a manterem relações pessoais, de amizade ou adversidade, assim como a envolver pessoas e instituições.

Este procedimento visa dar confiabilidade ao processo de análise do material submetido, com consequente aumento da credibilidade dos artigos publicados. Neste sentido solicita-se aos autores e revisores contatarem com o Conselho Editorial da Revista em caso de se evidenciar: a) ligações e conflitos pessoais e institucionais (de caráter familiar e partidário) entre revisores e autores; b) apoio financeiro obtido no desenvolvimento do trabalho e a incidir em leitura que possa prejudicar a confiabilidade do material produzido.