A etnografia na ciência da informação: um método para espaços virtuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58685

Palavras-chave:

Etnografia, Pesquisa Etnográfica, Método Etnográfico, Ciberespaço, Ambientes virtuais

Resumo

Este artigo expõe um breve panorama do desenvolvimento da etnografia como método de pesquisa qualitativa em diferentes áreas sociais. Apresentam-se alguns conceitos da etnografia aplicada em ambientes virtuais, assim como as principais características que ela possui. Objetivo: Identificar a relevância e a aplicação da etnografia como abordagem metodológica na Ciência da Informação (CI) e em particular no ciberespaço. Método: Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental para descrever os elementos principais da etnografia. Adicionalmente, por meio de busca do termo “etnografia” na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, identificou-se a produção de pesquisas da CI que usaram o método. Resultado: Do número de pesquisas recuperadas, só duas apresentavam uma combinação de métodos, incluindo a etnografia. A amostra denota uma escassa produção com abordagem etnográfica na área, particularmente em estudos do ciberespaço. Conclusões: A etnografia é um método que pode ser aplicado para diferentes ambientes virtuais e para entender processos culturais. Esses espaços são ambientes de interação social, que permitem desenvolver novas pesquisas para conhecer formas de colaboração e compartilhamento do conhecimento e da informação.

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Biografia do Autor

Luis Carlos Pérez Martínez, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Graduado em Filologia e Comunicação pela Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua (Unan-Managua), Nicarágua. Bolsista da Organização dos Estados Americanos (OEA) e Grupo Coimbra de Universidades Brasileras (GCUB). 

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF/Itatiba-SP). Professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua nos Cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UEL).

Silvana Drumond Monteiro, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Pós-Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Informação e Conhecimento no Ciberespaço. Pesquisadora Produtividade CNPq.

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Publicado

2019-09-09

Como Citar

PÉREZ MARTÍNEZ, Luis Carlos; ALCARÁ, Adriana Rosecler; MONTEIRO, Silvana Drumond. A etnografia na ciência da informação: um método para espaços virtuais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 24, n. 56, p. 01–23, 2019. DOI: 10.5007/1518-2924.2019.e58685. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e58685. Acesso em: 29 mar. 2024.

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