Discussão sobre Políticas de Internacionalização no Ensino Superior: análise de citações

Autores

  • Nancy Sánchez-Tarragó Facultad de Comunicación. Universidad de La Habana. Pos-Doutorado em Ciências da Informação. Departamento Ciências da Informação. Universidade Federal de Pernambuco
  • Raimundo Nonato Macedo dos Santos Programa de Pos-graduacão em Ciências da Informacão, Universidade Federal de Pernambuco
  • Leilah Santiago Bufrem Programa de Pos-graduacão em Ciências da Informacão, Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n44p105

Palavras-chave:

Internacionalização do Ensino Superior, Políticas universitárias , Bibliometria, Análise de citações

Resumo

Este trabalho visa promover uma compreensão da internacionalização no ensino superior, como parte de uma pesquisa mais ampla que explora suas dimensões a partir da Ciência da Informação. Seu objetivo é identificar os trabalhos mais significativos nessa área e analisar sua estrutura intelectual, a partir da qual são feitas reflexões sobre as implicações para o estabelecimento de políticas universitárias. Para isso, é realizada uma análise de citação e cocitação da literatura científica sobre o assunto registrada na base de dados Scopus e uma análise documental dos artigos mais citados. São utilizadas técnicas de análise multivariada como análise de cluster e dimensionamento multidimensional. O estudo agrupa autores e periódicos sobre tópicos como conceitos e modelos de internacionalização; Comunicação intercultural; Mobilidade e migração internacionais; Neoliberalismo, globalização e capitalismo acadêmico. Os principais aspectos identificados permitiram refletir sobre as discussões das políticas de internacionalização, incluindo as motivações e objetivos da internacionalização e a dicotomia entre a busca por visibilidade internacional e dimensão intercultural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nancy Sánchez-Tarragó, Facultad de Comunicación. Universidad de La Habana. Pos-Doutorado em Ciências da Informação. Departamento Ciências da Informação. Universidade Federal de Pernambuco

Pos-Doctoranda del Programa de Posgraduación en Ciencias de la Información de la Universidad Federal de Pernambuco,
Brasil. Doctora en Información y Documentación por la Universidad de Granada, España y la Universidad de La Habana.
Cuba. Master en Ciencias de la Información. Licenciada en Información Científica y Bibliotecología por la Universidad
de La Habana. Editora de la Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud. Profesora Auxiliar del Departamento
de Ciencias de la Información de la Facultad de Comunicación, Universidad de La Habana.

Referências

ALTBACH, P. G; KNIGHT, J. The internationalization of higher education: Motivations and realities. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 290-305, 2007.

ARNOVE, R. F. Análise de sistemas-mundo e educação comparada na era da globalização. In: COWEN, R; KAZAMIAS, A. M; ULTERHALTER, E. (Org.). Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília: UNESCO, CAPES, 2012. v.1

AZEVEDO, M.L.N. A formação de espaços regionais de educação superior: um olhar meridional para o Mercosul. Avaliação, Campinas, v.13 n. 3, p. 875-879, 2008.

BARTELL, M. Internationalization of universities: A university culture-based framework. Higher Education, n. 45, p. 43–70, 2003.

BORKO, H. Information science: what is it? American Documentation, v.19, n.1, p. 3-5, 1968.

BORNMANN, L.; DANIEL, H-D. What do citation counts measure? A review of studies on citing behavior. Journal of Documentation, n. 64, p. 45–80, 2008.

BRANDENBURG, U.; de Wit, H. The End of Internationalization. International Higher Education, n. 62, p. 15-17, 2011.

CHESNAIS, F. A Mundialização do Capital, Tradução Silvana Finzi Foá, São Paulo: Xamã, 1996.

CLEGG, S.; HUDSON, A.; STEEL, J. The emperor's new clothes: Globalisation and e-learning in higher education. British Journal of Sociology of Education, v. 24, n. 1, p. 39-53, 2003.

COLE, J. R.; COLE, S. The Ortega hypothesis. Science, n. 178, p. 368–375, 1972.

CÓRDOBA-CELY, C. et al. Análisis de cocitación de autor en el modelo de aceptación tecnológico, 2005-2010. Revista Española de Documentación Científica, v. 35, n. 2, abril-junio, p. 238-261, 2012.

CRYSTAL, D. English as a global language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

CULNAN, M. Management Information System, 1972-1982: A Co-citation Analysis. Management Science, v. 32, n. 2, p. 156-172, 1986.

DEARDORFF, D. K. Identification and assessment of intercultural competence as a student outcome of internationalization. Journal of Studies in International Education, v. 10, n. 3, p. 241-266, 2006.

DOLBY, N.; RAHMAN, A. Research in international education. Review of Educational Research, v. 78, n. 3, p. 676-726, 2008.

DRAE, 2015. Disponible en: <http://lema.rae.es/drae/?val=internacionalizaci%C3%B3n>Acceso en: 27 abril 2015.

ENDERS, J. Higher education, internationalisation, and the nation-state: Recent developments and challenges to governance theory. Higher Education, v. 47, n. 3, p. 361-382, 2004.

FINDLAY, A. M. et al. World class? an investigation of globalisation, difference and international student mobility. Transactions of the Institute of British Geographers, v. 37, n. 1, p. 118-131, 2012.

GACEL-ÁVILA, J. The internationalisation of higher education: A paradigm for global citizenry. Journal of Studies in International Education, v. 9, n. 2, p. 121-136, 2005.

GIBB, A. In pursuit of a new 'enterprise' and 'entrepreneurship' paradigm for learning: Creative destruction, new values, new ways of doing things and new combinations of knowledge. International Journal of Management Reviews, v. 4, n. 3, p. 233-269, 2002.

HAIGH, M. J. Internationalisation of the curriculum: Designing inclusive education for a small world. Journal of Geography in Higher Education, v. 26, n. 1, p. 49-66, 2002.

HANASSAB, S. Diversity, international students, and perceived discrimination: Implications for educators and counselors. Journal of Studies in International Education, v. 10, n. 2, p. 157-172, 2006.

HEALEY, N. M. Is higher education in really 'internationalising'? Higher Education, v. 55, n. 3, 333-355, 2008.

HEYNEMAN, S. P. (2003). The history and problems in the making of education policy at the world bank 1960-2000. International Journal of Educational Development, 23(3), 315-337

HUNTER, B.; WHITE, G. P.; GODBEY, G. C. What does it mean to be globally competent? Journal of Studies in International Education, v. 10, n. 3, p. 267-285, 2006.

KASHIMA, E. S.; LOH, E. International students' acculturation: Effects of international, conational, and local ties and need for closure. International Journal of Intercultural Relations, v. 30, n. 4, p.471-485, 2006.

KEHM, B.M; TEICHLER, U. Research on Internationalisation in Higher Education. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 260-273, 2007.

KINGSTON, E.; FORLAND, H. Bridging the gap in expectations between international students and academic staff. Journal of Studies in International Education, v. 12, n. 2, p. 204-221, 2008.

KNIGHT, J. Updating the Definition of Internationalization. International Higher Education, v. 33, n. 2-3, 2003.

KNIGHT, J. Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education, vol. 8 (1), 5-31, 2004.

KNIGHT, J. Five Myths about Internationalization. International Higher Education, n. 62, p. 14-15, 2011a.

KNIGHT, J. Education hubs: A fad, a brand, an innovation? Journal of Studies in International Education, v. 15, n. 3, p. 221-240, 2011b.

MADGE, C.; RAGHURAM, P.; NOXOLO, P. Engaged pedagogy and responsibility: A postcolonial analysis of international students. GEOFORUM, v. 40, n. 1, p. 34-45, 2009.

MARGINSON, S. Dynamics of national and global competition in higher education. Higher Education, v. 52, n. 1, p. 1-39, 2006.

MARGINSON, S. The public/private divide in higher education: A global revision. Higher Education, v. 53, n. 3, p. 307-333, 2007.

MARGINSON, S. Global field and global imagining: Bourdieu and worldwide higher education. British Journal of Sociology of Education, v. 29, n. 3, p. 303-315, 2008.

MARGINSON, S.; RHOADES, G. Beyond national states, markets, and systems of higher education: A glonacal agency heuristic. Higher Education, v. 43, n. 3, p. 281-309, 2002.

MARGINSON, S.; VAN DER WENDE, M. To Rank or To Be Ranked: The Impact of Global Rankings in Higher Education. Journal of Studies in International Education, v.11, n. 3-4, p. 306-329, 2007.

MARSHAKOVA, I. V. A system of document connection based on references. Scientific and Technical Information Serial of VINITI, v. 6, n. 2, p. 3-8, 1973.

MAZZAROL, T.; SOUTAR, G. N.; SENG, M. S. Y. The third wave: Future trends in international education. International Journal of Educational Management, v.17, n. 3, p. 90-99, 2003.

MCCAIN, K. W. Mapping authors in intellectual space: a technical overview. Journal of the American Society for Information Science, v. 41, n. 6, p. 433-443, 1990.

MERTON, R. K. The sociology of science: theoretical and empirical investigations. Chicago, IL, USA: University of Chicago Press, 1973.

MOK, K. H. Questing for internationalization of universities in Asia: Critical reflections. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 433-454, 2007.

OLSSEN, M; PETERS, M.A. Neoliberalism, higher education and the knowledge economy: from the free market to knowledge capitalism. Journal of Education Policy, v. 20, n. 3, p. 313-345, 2005.

OTTEN, M. Intercultural Learning and Diversity in Higher Education. Journal of Studies in International Education, v.7, n. 1, p. 12-26, 2003.

RUSSELL, M. Marketing education: A review of service quality perceptions among international students. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v.17, n. 1, p. 65-77, 2005.

SALISBURY, M. H. et al. Going global: Understanding the choice process of the intent to study abroad. Research in Higher Education, v. 50, n. 2, p. 119-143, 2009.

SÁNCHEZ-TARRAGÓ, N; SANTOS, R. N. M; BUFREM, L. Internacionalización de la educación superior: una mirada a sus simientes intelectuales. In: Anais [recurso eletrônico] / XV

Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: além das nuvens, expandindo as fronteiras da Ciência da Informação, 27-31 de outubro em Belo Horizonte, MG, 2014. Disponible en: http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt7

SANDERSON, G. A foundation for the internationalization of the academic self. Journal of Studies in International Education, v.12, n. 3, p. 276-307, 2008.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.41-62, jan./jun, 1996.

SMALL, H. Co-citation in the scientific literature: A new measurement of the relationship between two documents. Journal of the American Society of Information Science, v.24, n. 4, p. 265-269, 1973.

SPRING, J. Research on Globalization and Education. Review of Educational Research. v.78, n.2, p. 330–363, 2008.

STROMQUIST, N. P. Internationalization as a response to globalization: Radical shifts in university environments. Higher Education, v. 53, n. 1, p. 81-105, 2007.

TEICHLER, U. The changing debate on internationalisation of higher education. Higher Education, v. 48, n. 1, p. 5-26, 2004.

TIGHT, M. Higher education research as tribe, territory and/or community: a co-citation analysis. Higher Education, v. 55, p.593–605, 2008.

TORRES, C. A.; SCHUGURENSKY, D. The political economy of higher education in the era of neoliberal globalization: Latin America in comparative perspective. Higher Education, v. 43, n. 4, p. 29-455, 2002.

TREMBLAY, K. Academic mobility and immigration. Journal of Studies in International Education, v. 9, n. 3, p. 196-228, 2005.

VAIRA, M. Globalization and higher education organizational change: A framework for analysis. Higher Education, v. 48, n. 4, p. 483-510, 2004.

WATERS, J. L. Geographies of cultural capital: Education, international migration and family strategies between Hong Kong and Canada. Transactions of the Institute of British Geographers, v. 31, n. 2, p. 179-192, 2006.

WHITE, H. D.; GRIFFITH, B. C. Author co-citation: a literature measure of intellectual structure. Journal of the American Society for Information Science, n. 32, p. 163-171, 1981.

YANG, R. Globalisation and higher education development: A critical analysis. International Review of Education, v. 49, n. 3-4, p. 269-291, 2003.

Publicado

2015-11-16

Como Citar

SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos; BUFREM, Leilah Santiago. Discussão sobre Políticas de Internacionalização no Ensino Superior: análise de citações. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 105–126, 2015. DOI: 10.5007/1518-2924.2015v20n44p105. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2015v20n44p105. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>