Ciência-Ação em Ciência da Informação: um método qualitativo em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e66993

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Ciência-Ação, Método qualitativo, Conhecimento científico, Ciência da Informação

Resumo

Objetivo: Apresenta uma reflexão crítica sobre a construção de conhecimento científico com uso do método pesquisa ação na Ciência da Informação, evidenciando como este método vem sendo utilizado nos estudos sobre competências em informação no Brasil e no Exterior. Apresenta discussão pioneira no campo da Ciência da Informação sobre os tipos ou formas de se trabalhar este método, enfatizando a Ciência-Ação.

Método: Metodologicamente, consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, de abordagem interpretativista, que utilizou as técnicas de pesquisa bibliográfica e análise documental. Foram identificados 27 artigos nacionais e 19 artigos internacionais pertinentes à pesquisa-ação, publicados no período de 2008 a 2018, e recuperados pelo Portal de Periódicos da Capes.

Resultado: Verificou-se que a pesquisa-ação é utilizada em estudos com propósitos diversificados, a exemplo da elaboração de tesauros, tutoriais, modelos, políticas de desenvolvimento de coleções, programas de competências em informação e políticas de informação. Enquanto método de pesquisa qualitativo, identificou-se que há cinco tipos ou formas de se trabalhar a pesquisa-ação, a saber: tradicional, contextual, educacional, radical e action science ou ciência-ação. Contudo, não há indícios que o método de pesquisa-ação do tipo action science tenha sido abordado no campo da Ciência da Informação no Brasil. No Exterior há apenas dois trabalhos com características aproximadas.

Conclusões: Contribui com o campo científico apresentando a definição, origem e as características da Ciência-Ação, discutindo a viabilidade e o potencial de uso desse método no campo da Ciência da Informação e em uma pesquisa de Tese em andamento.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa-ação. Ciência-Ação. Método qualitativo. Conhecimento científico. Ciência da Informação.

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Biografia do Autor

Jobson Louis Santos de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Doutorando em Ciência da Informação no PPGCI da UFPB.

Bibliotecário-Documentalista no IFPB Campus João Pessoa.

Valmira Perucchi, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Doutora em Ciência da Informação pela UnB.

Bibliotecária-Documentalista no IFPB Campus João Pessoa.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ.

Professor Associado do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CGB) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)  da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2020-01-03

Como Citar

ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; PERUCCHI, Valmira; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Ciência-Ação em Ciência da Informação: um método qualitativo em análise. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 25, p. 01–24, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e66993. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e66993. Acesso em: 18 abr. 2024.

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