Interação social e metodologias de ensino: o caso do laboratório de troca de afetos - lata sob as narrativas de seus participantes através do mapa conceitual

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Alexandre Pereira de Souza Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Francisca Pereira dos Santos Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p59

Palavras-chave:

Metodologias de Ensino, Ensino- interação, Troca de Experiências- Ensino

Resumo

Aborda as metodologias baseadas nas trocas de experiências ilustradas pelo projeto LATA - Laboratório de Troca de Afetos, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri. O projeto foi pensado e é executado dentro dos parâmetros das possibilidades de aprendizagem através da troca de experiências, tendo como norte a interação social do aluno com a sociedade, seja em sala de aula ou fora dela. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cuja coleta de dados se fez por meio de entrevista narrativa intermediada por questionário no google docs, e o tratamento dos resultados pela análise de conteúdo. O ambiente da investigação se deu no âmbito acadêmico, com 40 alunos que participaram da disciplina Cultura e Mídia, onde o projeto é executado e contemplou três questionamentos: você considera que o aprendizado por meio da troca de experiências tem sido significativo do ponto de vista profissional? O que você sente ao ver outras pessoas contando suas histórias e notar que algumas são comuns às suas experiências? Entre o método convencional, leituras, resenhas, provas escritas, seminários, o que mais tem lhe ajudado a desenvolver um senso crítico e proporcionado maior desenvoltura?  As reflexões oriundas da análise dos dados, além de funcionar como feedback da aceitação da metodologia por parte dos alunos, também contribui para uma avaliação do projeto a fim de corrigir possíveis falhas e contribuir efetivamente para a construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB), Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB), Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Alexandre Pereira de Souza, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB), Professor Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Francisca Pereira dos Santos, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Referências

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Publicado

2014-04-21

Como Citar

BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SOUZA, Irma Gracielle Carvalho de Oliveira; SOUZA, Alexandre Pereira de; SANTOS, Francisca Pereira dos. Interação social e metodologias de ensino: o caso do laboratório de troca de afetos - lata sob as narrativas de seus participantes através do mapa conceitual. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 59–82, 2014. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n39p59. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p59. Acesso em: 29 mar. 2024.

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