A notícia como fonte de informação em propriedade intelectual: um olhar sobre o tema marcas

Autores

  • Ane Aparecida Cerantola Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP
  • Maria Cristina Comunian Ferraz Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14n28p135

Palavras-chave:

Propriedade intelectual, Informação para negócios, Marca, Análise de Conteúdo, Marketing

Resumo

 

Este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento que é dado atualmente pela mídia sobre o tema marcas, especificamente em sites de notícias disponibilizadas gratuitamente na Internet. Através da aplicação do Método de Análise de Conteúdo pretendeu-se verificar a seguinte hipótese: as notícias veiculadas não informam adequadamente o leitor sobre a importância e a necessidade do registro de marcas para a proteção do trabalho intelectual. Foram analisados textos jornalísticos recuperados nos sites da Folha Online e do EstadãoOnline, publicados no período de julho de 2007 a julho 2008. Como resultado da aplicação do método, verificou-se, dentro do universo pesquisado, que a hipótese é verdadeira para o caso de leitores não especialistas em propriedade intelectual, pois os textos não são capazes de orientar uma pessoa leiga sobre o tema. Entretanto, observou-se que, para os já conhecedores do assunto, as notícias fornecem um cenário interessante sobre os problemas relacionados ao não registro de uma marca e uso indevido da mesma, podendo ser consideradas uma boa fonte de informação para negócios relacionada ao assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ane Aparecida Cerantola, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP

Ane Aparecida Cerantola é Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação, ênfase Informação Tecnológica e Empresarial, pela Universidade Federal de São Carlos.

Maria Cristina Comunian Ferraz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP

Maria Cristina Comunian Ferraz é professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em Monitoramento Tecnológico, Propriedade Intelectual e Marketing em Ciência e Tecnologia

Downloads

Publicado

2009-10-22

Como Citar

CERANTOLA, Ane Aparecida; FERRAZ, Maria Cristina Comunian. A notícia como fonte de informação em propriedade intelectual: um olhar sobre o tema marcas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 135–149, 2009. DOI: 10.5007/1518-2924.2009v14n28p135. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2009v14n28p135. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)