Projeto educativo para competências em informação: bases teóricas para a pesquisa-ação em uma biblioteca multinível

Autores

  • Jobson Louis Santos de Almeida Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n51p123

Palavras-chave:

Competências em informação, Projeto educativo, Pesquisa-ação

Resumo

Do treinamento à educação de usuários, muito se têm feito para tornar a biblioteca um espaço de aprendizagem nas últimas décadas, mas faltam demonstrações teóricas na literatura científica para apresentar qual a relevância da gestão de projetos educativos aliada a uma filosofia organizacional aprendente para o desenvolvimento de competências em informação. O presente artigo é fruto de pesquisa realizada em nível de mestrado na biblioteca multinível de uma das unidades do Instituto Federal da Paraíba. Apresenta bases teóricas para compreensão do desenvolvimento de competências em informação como uma atividade baseada em projeto educativo e a importância da pesquisa-ação neste processo. A pesquisa que originou este trabalho é delineada como pesquisa-ação, de natureza qualitativa e de nível exploratório-descritivo. Conclui que a constituição do projeto educativo contribui no processo de transformação da biblioteca convencional em uma biblioteca aprendente e que a aplicação do projeto educativo, seu monitoramento e sua avaliação podem revelar as possibilidades e limitações do processo em relação ao regime de informação.

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Biografia do Autor

Jobson Louis Santos de Almeida, Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).

Bibliotecário no IFPB Campus João Pessoa.

Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes (UFPB).

Bacharel e Especialista em Biblioteconomia.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Doutor em Ciência da Informação na UFRJ.

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Projeto educativo para competências em informação: bases teóricas para a pesquisa-ação em uma biblioteca multinível. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 23, n. 51, p. 123–137, 2018. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n51p123. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n51p123. Acesso em: 28 mar. 2024.

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