Inserção em cadeias globais de valor: influência da governança externa sobre a indústria do mobiliário do estado de Santa Catarina

Autores

  • Fabiano Geremia UFRJ -Rio de Janeiro - RJ
  • Renato Ramos Campos UFSC- Florianópolis - SC

Resumo

Este estudo analisa as relações das empresas do mobiliário de Santa Catarina que estão inseridas em arranjos produtivos locais com os compradores internacionais. O foco específico de análise é a identificação das possibilidades de upgrading tecnológico através da aprendizagem interativa com os compradores internacionais. A indústria do mobiliário de Santa Catarina é responsável por 50% das exportações nacionais de móveis e, nos principais mercados consumidores, EUA e Europa, a comercialização é realizada através de grandes distribuidores internacionais. Pretende-se investigar a possibilidade das empresas, em aglomerados produtivos, obterem vantagens competitivas sustentáveis nos mercados internacionais, parcialmente associadas às suas relações no âmbito das cadeias globais. Avalia-se, especificamente, os processos de aprendizagem tecnológica associados às relações que as empresas do mobiliário em Santa Catarina estabelecem com as cadeias globais. Com base no referencial Neo-Schumpeteriano, que aborda os processos de aprendizagem tecnológica, foi realizada pesquisa de campo usando questionário estruturado para a análise das características das capacitações tecnológicas das empresas catarinenses selecionadas, localizadas em aglomerações produtivas de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Fabiano Geremia, UFRJ -Rio de Janeiro - RJ

Possui graduação em Ciências Econômicas - Faculdades Reunidas de Admin. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas (2000) e mestrado em Economia pela UFSC (2004). Foi professor titular da União de Ensino do Sudoeste do Paraná. Atualmente é doutorando em Economia pela UFRJ. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia Industrial, arranjos produtivos locais e micro, pequenas e médias empresas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Renato Ramos Campos, UFSC- Florianópolis - SC

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Joinville (1974) , especialização em Administração pela UFSC (1983) , doutorado em Ciência Econômica pela UNICAMP (1994) e pos-doutorado pelo Instituto de Economia da UFRJ (2006) . Atualmente é Professor Associado1 da UFSC. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia, Concorrência, Frigoríficos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-25

Edição

Seção

Artigos