A relação entre preço e qualidade: uma contribuição metodológica utilizando lógica fuzzy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2018v21n2p97

Resumo

O artigo apresenta um tratamento formal da relação entre preço e qualidade das mercadorias. A atenção dirige-se para a qualidade em produtos alimentares. Utiliza-se a teoria dos conjuntos fuzzy para analisar a relação entre a qualidade e o preço das mercadorias, explorando variantes da ótica do consumidor para captar a) a relevância de características qualitativas para o estabelecimento do preço a pagar e, alternativamente, b) a relevância do preço como sinalizador de qualidade. Este método aproxima a formalização matemática da manifestação do consumidor, reduzindo a necessidade de pressupostos teóricos inerentes à organização da informação mediante técnicas de variação infinitesimal. O resultado do exercício sinaliza ser o preço um indicador de qualidade das mercadorias, principalmente quando a qualidade se torna ruim na percepção dos consumidores.

Biografia do Autor

Júlio Eduardo Rohenkohl, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Departamento de Economia e Relações Internacionais

Orlando Martinelli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Departamento de Economia e Relações Internacionais

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Seção

Artigos